Você sabia ?

Três Reis Magos eram astrólogos

Kepler, astrônomo alemão que descobriu as leis do movimento planetário, e Isaac Newton estudaram o céu para verificar que luz era aquela mencionada como “estrela de Belém”. Hoje, com a facilidade dos computadores, pode-se afirmar, sem dúvida, a mesma conclusão a que eles chegaram: a estrela avistada pelos Reis Magos se referia à conjunção de Lua, Marte, Júpiter e Saturno, todos no Signo de Peixes, um indicativo de sofrimento e de martírio para chegar a uma transcendência.

Na Bíblia, a explicação vem de Mateus: “Tendo, pois, nascido Jesus em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que vieram do oriente a Jerusalém uns magos que perguntavam: “Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Pois do Oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lo”. Mateus 2:1-2.

Eram denominados Reis Magos ou Sábios do Oriente. Os Magos pertenciam à doutrina de Zaratustra e sua principal tradição era o estudo da Astronomia e Astrologia. Até hoje, os sacerdotes Persas (atual Irã) são astrólogos.

Os três reis vinham de diferentes regiões:

- Belchior significa: “Meu rei é a Luz”. Era caldeu, da cidade de Ur, localizada na região sul da Mesopotâmia, com a idade próxima aos setenta anos. Seu presente foi o ouro, o reconhecimento da riqueza da alma, a realeza do Ser.

- Baltazar significa: “Deus manifesta o Rei”. Com aproximadamente quarenta anos, era mouro e vinha do Golfo Pérsico, na Arábia. Seu presente foi a mirra, que representava a perpetuação da humanidade (óleo usado para embalsamar os mortos).

- Gaspar significa: “Aquele que vai inspecionar”. Veio de uma região distante e montanhosa perto do Mar Cáspio, era jovem e forte, com idade próxima dos vinte anos. Seu presente foi o incenso, a subida da alma, o reconhecimento da divindade.

Essas regiões hoje se situam entre o Iraque e o Kuwait. Eles possuíam os mesmos conhecimentos, entenderam os presságios do céu e se dirigiram para a mesma região. Estavam em sintonia com a percepção do que a Era de Peixes anunciava: o aprendizado da fé.

As noites santas representam uma época em que visitamos conhecidos e amigos, levando alegria às suas casas. Isso, na nossa cultura é denominado como “Folia de Reis” ou reisado. É solicitado ao dono das casas alimento e descanso para poder prosseguir a viagem. Ao final de 12 dias de caminhada, e alegrias só na parte da noite, é celebrada uma ceia e pedidos são feitos aos Reis Magos. É considerado o Dia da Gratidão, Dia de Reis. É uma festa popular também na Europa. Atualmente, comemoramos em 06 de Janeiro, também Dia do Astrólogo, exatamente 12 dias após 25 de Dezembro, Natal.

A luz que os Reis avistaram representa a luz interior do homem, sua consciência de história de vida e sua crença diante do Divino, que traz a partida para o processo de evolução. A luz da estrela é o sentido de direção, para podermos buscar nosso caminho e encontrar nosso interior, nossa consciência.

Os Magos representam os homens de diversas regiões, mas unidos por um mesmo ideal. Podemos ter energias diferentes, nacionalidades diferentes, crenças diferentes, mas é sempre uma mesma força que nos comanda, chamada de Fé.

As doze noites simbolizam os doze signos e as doze casas, representam nossa caminhada de evolução ao longo do ano. São as etapas que cumprimos para chegarmos à nossa consciência e com ela à gratidão de termos atingido a luz que ilumina nosso interior.

A astrologia nos ensina que, a cada noite, seguindo a ordem dos signos do zodíaco, um pedido ou uma benção diferente podem ser feitos:

  • Áries: Que tenha força e coragem para iniciar a caminhada para o ano.
  • Touro: Que use a praticidade e a persistência no cotidiano.
  • Gêmeos: Que tenha flexibilidade e comunicação diante das situações.
  • Câncer: Que possa proteger e nutrir a mim e a quem necessite.
  • Leão Que saiba usar a liderança e a autoridade de forma certa.
  • Virgem: Que tenha disciplina e método no trabalho diário.
  • Libra: Que acione equilíbrio e justiça em todas as ações e situações.
  • Escorpião: Que saiba reorientar e transformar as dificuldades.
  • Sagitário: Que tenha compreensão e tolerância na medida certa.
  • Capricórnio: Que a estrutura e a maturidade sejam usadas com sabedoria.
  • Aquário: Que use de forma correta a liberdade e a busca pelo progresso.
  • Peixes: Que a sensibilidade e a humildade permaneçam no meu coração, para saber que sempre é tempo para recomeçar.
  • Tudo o que recebemos dos Reis é para ser compartilhado, assim multiplicamos nossa energia de fé em nós mesmos.

Tags:

Comentários

REVISTA ESTILO FASHION

Edição 27

A Estilo Fashion é publicada semestral e contém assuntos váriados como moda, gastronomia, saúde, etc.

SAIBA MAIS

ANUNCIOS

  • Hotel para Gatos

    Cantinho Felino

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Rádio Táxi

    RS Rádio Taxi

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Estética e Beleza

    Beleza Absoluta

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Tatuagens

    Marcos Play Tattoo

    Veja mais sobre esse anuncio