Vai construir sua casa? Aprenda a planejar gastos

Confira o que fazer antes de reformar, construir ou decorar

Em tempos de crise, a dica é planejar. Com a redução do IPI, empresas e lojas de construção e decoração fazem promoções de até 70% de desconto. Com os preços baixos, as pessoas, na empolgação, compram mais do que devem, e acabam criando uma dívida sem necessidade. A designer de interiores, Cristina Mussi, aconselha e dá dicas de como não errar na hora de inovar a sua casa.

1) Planejamento dos gastos

A primeira coisa que você deve fazer é saber TUDO o que deseja fazer. Faça uma lista e calcule o quanto pode gastar. “Se por acaso o orçamento não couber na sua verba, avalie o que é prioritário. O ideal é evitar gastos desnecessários”, afirma Cristina.

2) Escolha do profissional

Planejar seus gastos é a melhor solução para conter despesas

Obras de grande dimensão necessitam do acompanhamento de um engenheiro, mas para não sair caro, você pode investir no serviço de Empresas Juniores de algumas faculdades de engenharia. Não precisa se preocupar, a consultoria é feita pelos universitários, supervisionados pelos professores.

Faça orçamentos com mais de um pedreiro, para saber se o trabalho não está muito caro ou barato demais. Confira trabalhos anteriores que esses profissionais já tenham executado, assim você pode analisar a qualidade desses trabalhos.

“Não se esqueça de combinar com o profissional que você está contratando a melhor forma de efetuar o pagamento, o ideal é deixar para pagar uma boa parte do valor combinado apenas quando a obra terminar” , ressalta Cristina.

3) Material de construção

Pesquise. A diferença de preços entre um mesmo produto pode ser de até 20%”, diz a designer de interiores.

Preste atenção nas liquidações de grandes lojas, além dos descontos de até 70%, as condições de pagamento também valem a pena. O ideal é você comprar todo o material de uma vez, quanto mais alto o gasto, maior será o desconto que você pode negociar.

“Substitua materiais caros por outros similares. Você pode utilizar papéis de parede no lugar de texturas, móveis prontos ao invés de comprar sob encomenda entre outros” – explica Cristina.

4) A obra

Evite o desperdício de materiais. Peça ao pedreiro que tenha cuidado com peças frágeis como telhas e tijolos. O entulho, sempre um problema nas obras de construção e reformas, pode ser vendido para casas de demolição ou até mesmo ser aproveitado na própria obra. Se ainda assim, sobrou material, guarde, você poderá economizar em futuros reparos.

Comentários

  • Fernanda

    Em vez de consultar um pedreiro, melhor consultar um arquiteto, ele sabe dos materiais mais baratos mais caros, profissionais atualizados no mercado!

REVISTA ESTILO FASHION

Edição 27

A Estilo Fashion é publicada semestral e contém assuntos váriados como moda, gastronomia, saúde, etc.

SAIBA MAIS

ANUNCIOS

  • Saúde

    Maxxi Auditiva Aparelhos Auditivos

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Decoração de Interiores - Papel de Parede

    D di Casa Interiores

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Carnes - Espetinhos

    Kispeto Carnes e Espetinhos

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Ótica

    Óticas Diniz

    Veja mais sobre esse anuncio