Uma nova oportunidade para suas finanças!

Dicas para controlar suas finanças pessoais

O ano de 2013 está apenas começando e muitas pessoas estão retornando ou saindo para suas desejadas férias. Mas, ao contrário de nós, as obrigações financeiras não tiram férias e muito menos adiam sua chegada.

E todo ano elas se repetem, IPTU, IPVA, matrícula e material escolar. Isso sem contar nossas despesas de Natal e Ano Novo que ainda vão fazer parte das despesas por alguns meses. Mas, o que é possível fazer para que os erros financeiros cometidos em 2012 não se repitam nesse novo período? A resposta é simples, basta fazer um planejamento financeiro.

Mas, será que ainda dá tempo para se planejar financeiramente para 2013? Respondo que não somente dá tempo como é extremamente necessário. Afinal, o planejamento financeiro não deve ser feito somente para pagar a infinidade de impostos e contas que vencem no início do ano, mas de, previamente, se organizar financeiramente de janeiro a dezembro do novo ano.

Inicialmente, o planejamento financeiro deve ser visto em três fases: primeiro, como uma ferramenta que nos ajuda a usarmos, de forma correta e segura, os nossos recursos financeiros. A segunda, que nos auxilia a evitar o consumo tolo, e a terceira, que considero uma das mais importantes, a realização dos nossos sonhos.

Assim como planejamos um roteiro de férias e a lista do supermercado, também devemos listar todos os nossos compromissos financeiros. O passo a passo para o planejamento financeiro é muito simples. Só é preciso listar quanto se ganha e quanto se gasta durante o ano.

Provavelmente não saberemos o valor exato de todas as contas, mas já é possível termos uma previsão de quanto iremos gastar e direcionar os recursos. Por exemplo, eventos anuais como aniversários da mãe, do pai, dos filhos, do marido, da esposa etc. Para que ninguém fique sem presente e você não fique endividado, já é possível desde janeiro fazer a programação.

As contas do dia a dia também devem fazer parte do planejamento: IPTU, IPVA, aluguel, água, energia elétrica, TV a cabo, mensalidade da escola, material escolar, financiamentos, consórcios, plano de previdência etc. Enfim, tudo deve ser colocado em uma planilha, até os gastos com lazer.

Planejar a realização dos nossos sonhos também é muito importante, pois, caso contrário, acabamos agindo de forma impulsiva. Se você tiver algum plano de compra, como por exemplo, um imóvel, um veículo ou realizar um curso no exterior, primeiro determine um prazo para alcançá-los.

Se for possível, procure ajuda especializada para se organizar financeiramente, faça cursos, leia sobre o assunto e pesquise o investimento financeiro mais adequado para os seus sonhos tornarem-se realidade em 2013.

Tags:

Comentários

REVISTA ESTILO FASHION

Edição 27

A Estilo Fashion é publicada semestral e contém assuntos váriados como moda, gastronomia, saúde, etc.

SAIBA MAIS

ANUNCIOS

  • Restaurante - Delivery

    Restaurante Vovó Filó

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Tatuagens

    Black Stone Tatuagens

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Veterinário

    Vet Healt Dermatologia e Clinica Geral

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Automação Residencial

    E Solution Engeneering

    Veja mais sobre esse anuncio