Tratamentos para cabelos étnicos e dicas de como mantê-los saudavéis

Tratamentos para cabelos étnicos e dicas de como mantê-los saudáveis.

Cabelo é uma fibra natural enrijecida composta de queratina. Sua estrutura permite ter várias transformações, seja ela permanente ou temporária, tanto no formato estrutural ou na cor. Os cabelos sofrem agressões físicas, químicas e naturais. Essas agressões danificam a camada cuticular deixando-as abertas. Isso causa danos como perda da elasticidade, brilho e umidade. É por isso que os cabelos necessitam de tratamentos intensivos.

Cabelos Étnicos

O cabelo étnico é um cabelo que cresce quase paralelo ao couro cabeludo, cresce enrolado nele mesmo. É um cabelo fino de estrutura e com pouca camada cuticular, com ausência de água por ser um cabelo seco. Quanto maior a ondulação do cabelo, mais frágil e ressecado ele se torna. A curvatura do fio dificulta a imigração da oleosidade natural para comprimentos e pontas. Esse tipo de cabelo requer muita atenção do profissional.

Processos Químicos

Quando se faz um relaxamento ou um alisamento trabalha–se com uma transformação do fio. O produto age na parte interna da fibra no córtex, tanto na química à base de hidróxido ou tioglicolato de amônio. Estes produtos têm o poder de agir dentro da fibra para realizar o desejo da cliente. Na maioria dos cabelos étnicos é sempre aconselhável a trabalhar com hidróxidos, porém em alguns casos utiliza-se o tioglicolato de amônio. Quando esse cabelo passa por esse processo químico perde-se um pouco de sua estrutura. Por isso é fundamental que a cliente seja assídua do profissional para tratar essa fibra.

A coloração para esses cabelos deve ser feita com baixo teor de amônio como coloração temporária ou no máximo uma coloração com oxidante de 20 v. Caso o profissional tenha segurança pode se criar looks diferentes.

Tratamentos

Hidratação
A hidratação ajuda a devolver a água perdida da fibra, essa perda acontece tanto em processos químicos e exposições solares como em uso de fontes de calor (excesso de escovação e pranchas).
Selagem
A selagem é um tratamento em que se devolvem para estrutura do fio minerais, lipídeos e queratina além de repor os aminoácidos.
Nutrição
A nutrição devolve a fibra capilar nutriente como: vitaminas e minerais.
Alimentação
O melhor tratamento está nos valores nutricionais da dieta. É importante lembrar que o nosso organismo não produz aminoácidos essenciais por isso são necessários, em sua dieta diária, fibras, carboidratos e proteínas, além da ingestão de muito líquido, principalmente água.

Conduta

Existem no mercado vários tratamentos, cada tipo de cabelo necessita de uma reposição pela sua perda estrutural, essa análise é feita por um profissional que analisará qual a necessidade do fio e qual o tipo de produto que ajudará no tratamento. Vale lembrar que para quem tem cabelos com procedimentos químicos, seja qualquer um, é necessário cuidar dos fios com tratamentos contínuos. Para cada período, os cabelos precisam de um tipo de nutrientes sem dúvidas, esses tratamentos citados têm melhor resultado com bons produtos.

Manutenção e Dicas

A manutenção é importantíssima em casa com produtos de boa linha, altamente emolientes e específicos para cabelos étnicos ou cacheados. O shampoo tem função de agir como um detergente tensoativo de carga negativa que se liga à sujeira como as impurezas e o excesso de sebo produzido pelas glândulas sebáceas, retirando todas as impurezas. O condicionador tem função de fechar a camada cuticular que é deixada aberta pelos agentes do shampoo, com agentes catiônicos de emulsificação com carga positivas, essências e óleos devolvendo à fibra o seu pH, brilho e sua maciez e maleabilidade. Para quem não tem muito tempo, é aconselhável usar uma máscara hidratante uma vez por semana.

Ao pentear os cabelos molhados, prefira usar pentes de dentes largos que evitam a quebra da fibra capilar.

O excesso de secador aumenta o ressecamento dos fios. É aconselhável, portanto o uso de um leave-in termoativado.

Para evitar a quebra da fibra não prenda molhado. Caso isso seja necessário, não use elástico muito apertado prefira usar os de tecidos.

Toda química deve ser executada por um profissional. Ele analisará o produto certo, com tolerância de aplicação e tempo de ação. Isso é essencial para um bom resultado.

Leave-in ou Modelador de Cachos

O conceito dos leave-in é formar uma barreira contra a perda de umidade, além de diminuir o efeito frizz e o armado.

O modelador de cachos ajuda a finalizar os cabelos cacheados dando forma e com a mesma função do leave- -in. Esses produtos ajudam a manter as proteínas e outros nutrientes. Não aplique o produto sobre a raiz, pois pode causar escamação no couro cabeludo. Aplique no comprimento e pontas, não há necessidade de molhar a fibra para refazer os cachos, pode-se usar um umidificador ou repor o leave-in.

Comentários

REVISTA ESTILO FASHION

Edição 27

A Estilo Fashion é publicada semestral e contém assuntos váriados como moda, gastronomia, saúde, etc.

SAIBA MAIS

ANUNCIOS

  • Spa Urbano

    Spaço 2

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Clínica Veterinária - Pet Shop

    Pets & Selvagens

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Locação de Brinquedos

    Alugue e Brinque

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Estética e Beleza

    Cris Hair

    Veja mais sobre esse anuncio