Tecnologia na moda

A tecnologia está presente nos lugares que não se pode imaginar. A Estilo Fashion traz para você as maiores novidades tecnológicas no mundo da moda

Nunca houve uma era com tantas inovações tecnológicas em períodos de tempo tão curtos. Computadores, tablets e celulares cada vez mais leves e rápidos, carros mais eficientes, eletrodomésticos mais sustentáveis e assim por diante. Mas não é só no mundo eletrônico que pode ser visto os resultados desses avanços, o crescimento da tecnologia no segmento têxtil está de vento em popa.

O esporte foi o que deu o pontapé inicial nas pesquisas de moda nessa área. Durante a atividade física há uma grande mudança na temperatura do corpo, além de um trabalho muscular mais intenso, por isso a utilização de tecidos especiais se faz muito importante.

A evolução da moda vai muito além da estética dos produtos e padrões de beleza. As inovações tecnológicas facilitam o dia a dia e de quebra colaboram com a saúde.

Mas, quais são, como funcionam e quais os benefícios desses materiais? Confira abaixo alguns exemplos:

Controle de temperatura corpórea

São roupas feitas de tecidos especiais que misturam fibras artificiais (como poliéster e poliamida) e naturais que proporcionam o controle da temperatura corporal com a rápida evaporação do suor. Se a peça for feita com uma trama mais aberta, o tecido irá “puxar” o suor do seu corpo e eliminá-lo mais facilmente através dos orifícios da trama. Isso significa que o atleta não ficará encharcado durante uma corrida, por exemplo. Além disso, são tecidos leves e confortáveis.

Proteção contra os raios solares

Proteção contra os nocivos raios solares, atualmente, é uma preocupação de todos. Foram desenvolvidos tecidos cujos fios são produzidos à base de dióxido de titânio, responsáveis pela proteção UV. Com filtro solar fator 50, o material proporciona uma proteção de até 98% contra os raios solares. O tecido serve como uma barreira para UVB e UVA, auxiliando pessoas que praticam exercícios ao ar livre ou que pretendem manter a saúde da pele.

Controle de temperatura corpórea

A celulite é um tema que assusta a maioria das mulheres, mas nem todas possuem tempo ou paciência para cremes, massagens e tratamentos específicos. Agora, imagine uma roupa com o poder de diminuir os sinais desse mal?Já é possível! Uma tecnologia desenvolvida especialmente com esse objetivo faz com que o tecido, quando em contato com a pele, produza um efeito rebote, ou seja, devolve o calor liberado pelo corpo. O fio desse tecido é a Poliamida 6, conhecida tradicionalmente por Nylon. Na sua composição existe a inserção de minerais, o que promove um aumento da circulação da região em contato com a pele, estimulando o equilíbrio térmico do corpo e cooperando no aumento da circulação sanguínea para melhorar o aspecto da celulite.

Tecidos antibacterianos

Sempre tentamos evitar odores desagradáveis, especialmente após uma atividade física intensa. Muitas vezes eles são causados por bactérias que se proliferam no corpo humano. Pensando nisso, foram criados materiais especializados em evitar tais situações. Conhecido como tecido antibacteriano, ele recebe um banho de mistura química (antibactericidas) na fase final de produção ou até mesmo na fabricação das fibras. Além disso, o uso dessa tecnologia é extremamente importante na confecção de uniformes hospitalares e profissionais da saúde.

Tags:

Comentários

REVISTA ESTILO FASHION

Edição 27

A Estilo Fashion é publicada semestral e contém assuntos váriados como moda, gastronomia, saúde, etc.

SAIBA MAIS

ANUNCIOS

  • Arquitetura - Interiores

    Arquitetura Expressa

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Gráfica

    Lade Gráfica

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Buffet

    Buffet Dream Hall

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Informática

    Info Brasil

    Veja mais sobre esse anuncio