Sua casa merece cores novas

De acordo com os especialistas em tendências, as pessoas andam se sentindo irritadas e precisam de um raio de sol para iluminar o panorama. Então, faz sentido que as cores brilhantes e vivas estejam no centro, especialmente os amarelos. As texturas também estão em alta na temporada de decoração 2010.

Para deixar os ambientes da sua casa com a energia renovada para 2010, a Tintas Solventex oferece a linha Viniltex, com cores em tons de amarelo, como a pérola, erva-doce e o próprio amarelo. Já as texturas Texturatex podem ser encontradas no amarelo vanila e amarelo terra. Para aqueles que querem dar um tom mais antigo, recomenda-se a aplicação da textura branca que podem receber um acabamento com o Gel Envelhecedor, tanto na tonalidade amarelo terra ou amarelo antigo.

Quem quiser se aventurar e mudar a cor das paredes de casa um alerta: apesar de parecer fácil, para pintar uma parede com as cores da estação é preciso seguir alguns critérios básicos. Um ambiente pequeno, por exemplo, não pode ser totalmente pintado com cores escuras. Como a moda, é necessário usar de bom senso para poder adaptar as tendências de pintura ao tipo de ambiente e estilo de cada casa.

Confira abaixo algumas dicas simples indicadas pelo consultor técnico José Alves Cintrão Neto, da Tintas Solventex, para obter um rendimento 100% eficiente na hora de pintar a sua casa:

De olho nos materiais

A escolha correta dos materiais é muito importante para um bom resultado. Veja a seguir para que serve cada um deles:

Rolos

Os rolos são ideais para áreas grandes como paredes ou tetos.

  • Rolo de lã (pelo baixo) – indicado para tintas PVA e Acrílica.
  • Rolo de espuma – indicado para esmaltes, tinta óleo e vernizes.
  • Rolo de espuma rígida ou borracha – indicado para dar efeito em textura.

Pincéis

A qualidade do pincel tem um efeito direto na qualidade do acabamento e na facilidade em controlar e aplicar a tinta:

  • Pincéis com cerdas escuras – indicados para aplicação de tintas à base de solvente como os esmaltes, tintas óleo e vernizes.
  • Pincéis com cerdas grisalhas – indicados para aplicação de tintas à base de água como as tintas PVA e Acrílica.

Outras ferramentas

  • Espátulas de aço – usadas para aplicação de massas em pequenas áreas.
  • Desempenadeiras de aço – ideais para a aplicação de massas em grandes áreas.

Como conservar os materiais?

Limpe e guarde os materiais de maneira correta:

  • Tintas à base de solvente, esmalte, verniz, tinta óleo – limpar os materiais com jornal e lavar com água raz ou thinner.
  • Tintas à base de água (tinta acrílica e PVA) – lavar os pincéis com água e sabão.

Depois de aprender a utilizar corretamente cada material, a principal regra na hora de aplicar a tinta é começar usando cores mais suaves, com pequenos detalhes em tons intensos, e seguir a seguinte ordem para pintar um ambiente: comece pelo teto, siga pelas paredes, depois pinte as portas, janelas e, finalmente, o rodapé. Dessa maneira, você economizará tempo e dinheiro.

Evite os problemas

  • Para evitar o surgimento de manchas esbranquiçadas na superfície pintada, chamada de eflorescência, é essencial aguardar a secagem da superfície antes de aplicar a tinta.
  • Bolhas em pinturas sobre alvenarias em paredes internas podem ser evitadas com a eliminação da poeira do lixamento da massa corrida e diluindo muito bem a tinta. O uso de massa corrida muito fraca, de baixa qualidade, também pode provocar bolhas.
  • O descascamento da tinta pode ocorrer quando a pintura for executada sobre caiação (camada de pó de cal). Evite esse problema eliminando as partes soltas ou mal aderidas, raspando ou escovando a superfície.
  • Para evitar que a pintura se esfarele com o tempo, deve-se aguardar cerca de 28 dias para que um reboco novo esteja curado.

Calcule a quantidade certa de tinta

A escolha da tinta correta para pintar cada ambiente também é essencial para o sucesso da pintura. As Tintas Solventex possuem um produto específico para cada ambiente, desde esmaltes sintéticos a texturas, evitando problemas com o uso de materiais incorretos. No site da empresa – www.solventex.com.br, entrando na seção Cálculo de Rendimento, o usuário ainda pode calcular a quantidade exata de tinta que será necessária para pintar um determinado ambiente. Entrando com os dados corretos – tipo de produto, medidas do ambiente e quantidade de demãos – o programa calcula quantos galões de tinta poderão ser utilizados, evitando desperdício e gasto excessivo de dinheiro.

Informações sobre vendas ou dúvidas ligue para a Solventex: 0800-55-90-88. Ou no site solventex.com.br

Comentários

REVISTA ESTILO FASHION

Edição 27

A Estilo Fashion é publicada semestral e contém assuntos váriados como moda, gastronomia, saúde, etc.

SAIBA MAIS

ANUNCIOS

  • Médico - Veterinario

    Quatro Patas - Consultório Veterinário

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Pilates

    Taisa Asseituno

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Serralheria

    JN Serralheria

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Psicólogo

    Sara Alonso - Psicóloga e Psicanalista

    Veja mais sobre esse anuncio