Simplesmente Pai, Simplesmente Mãe

Hoje, vamos fazer uma pausa e refletir um pouco sobre o bem-estar psicológico de nossos filhos, sejam eles crianças ou adolescentes. Num momento tão repleto de tecnologias, objetividades e pragmatismos, parece distante a ideia de abrir uma possibilidade externa ou interna de pensarmos sobre nosso compromisso junto a mais esse âmbito do desenvolvimento infantil.

Atualmente, como pais, vivemos a dificuldade do tempo apertado, das exigências profissionais cada vez maiores, da estafa cotidiana… Somos atropelados pelo relógio, pelo trânsito, pelas reuniões agendadas, pelo cansaço… E assim, vamos nos condicionando a correr sempre e não parar nunca… Quando paramos, zzzzz, dormimos…

Infelizmente, com o corpo cansado, nosso papel de pais vai ficando para o fim da lista de prioridades.

Mas, se você chegou até aqui, penso que minimamente pelo menos, está disposto a refletir um pouco se está ou não contribuindo para um bom desenvolvimento psicológico de seu filho.

Inicialmente, precisamos nos assegurar de que estamos presentes na vida deles. Estar presente não significa simplesmente vê-los todos os dias, morar na mesma casa. As crianças e os adolescentes precisam de pais que tenham um espaço dentro de si para ouvir, tentar entender, refletir, se envolver com suas vidas, seus sentimentos, suas dúvidas. Alguém com quem se pode contar e confiar, não servindo apenas para pagar contas e sustentar a família.

Hoje, infelizmente, está cada vez mais difícil encontrar pais que invistam afeto, companheirismo, escuta e tempo em seus filhos… O homem evoluiu tanto tecnologicamente e tão pouco em sua própria evolução.

Quando menos esperamos, nos deparamos com o remorso (quando ele aparece) de termos nos afastado tanto daqueles a quem tanto amamos e por quem tanto trabalhamos…

Para que um ser humano se desenvolva de maneira saudável, ele precisa simplesmente TER PAIS que sigam seu coração, seu coração de amor. Amor que educa, que orienta, que repreende, que responsabiliza. Amor que se manifesta no dia a dia da família: ensinando a amarrar o tênis, a ter boas normas de educação, a ter higiene e tantos outros valores. Ensinar, ouvir, aprender, partilhar e conviver. Nada além do que, lá no fundo, já saibamos.

Quando a paternidade ou a maternidade nos chega, na maioria das vezes, vem com ela condições de exercê-las plenamente, mas, sem perceber, outros tomam nosso lugar e nosso papel: a televisão, o computador, as redes sociais, o consumismo, as drogas ou outras pessoas não muito confiáveis… Entregamos de bandeja nossos bens mais preciosos aos vilões que tanto tememos…

É preciso repensar isso!
O desenvolvimento de seu filho, em sua maior parte, é responsabilidade sua! Aproprie-se de seu papel! É possível… Vocês irão ganhar muito com isso!

Resista ao stress, lute contra essa onda que nos retira da vida de nossos lares, resista aos apelos midiáticos, os quais afirmam que gente feliz é gente que tem. Tomara que você conquiste todos os seus desejos materiais, mas considere também que gente feliz também empina pipa com as crianças, curte um show com seu filho, toma um picolé no verão… Conversa, ri e chora… Sente e é, além de ter… Gente feliz compartilha momentos, sentimentos e histórias de vida, abre o coração para sonhar e se sente extremamente enriquecido quando enxerga a alma do seu pequeno filho através daqueles olhos tão ávidos e tão brilhantes.

Não seja super, seja pai! Não seja hiper, seja mãe! Simplesmente pai! Simplesmente mãe!
Com alma, com empenho, com coragem! Com todo o teor que esse papel lhe compete, com toda a esperança e alegria de que nossos filhos são demasiadamente importantes para estarem em segundo plano! Seja pleno!
Luz e paz!

Tags:

Comentários

REVISTA ESTILO FASHION

Edição 27

A Estilo Fashion é publicada semestral e contém assuntos váriados como moda, gastronomia, saúde, etc.

SAIBA MAIS

ANUNCIOS

  • Ar - Condicionado

    STR Ar Condicionado

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Odontologia

    Celca Odontologia

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Gastronomia

    Gifu Sushi Restaurante

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Despachante

    Despachante Botelho

    Veja mais sobre esse anuncio