São Luis do Maranhão

A ilha de São Luís capital do estado do Maranhão também conhecida como a “cidade dos azulejos”,”Ilha do amor”,”Jamaica Brasileira”, entre outros está localizada 2 graus abaixo da linha do Equador, é banhada por águas de temperatura amena e aquecida pelo sol o ano todo. Possui em torno de 995.000 habitantes, e é a única cidade brasileira fundada pelos franceses. São Luís faz parte da lista de Patrimônio da Humanidade da UNESCO

São Luís foi habitada por franceses e holandeses mas, de fato, foi edificada sob domínio português durante os séculos XVIII e XIV. Nas construções foram usados azulejos vindos, à maior parte de Portugal. Possui o maior conjunto arquitetônico de azulejos portugueses da América Latina. As marcas coloniais são notórias em todo o centro histórico da cidade, nos seus casarios e azulejos.

Histórias como a de Ana Jansen, conhecida por maltratar, torturar e até matar seus escravos. São Luís é, na verdade, uma das mais negras cidades do Brasil, depois de Salvador da Bahia e do Rio de Janeiro.

A cultura de São Luís tem o peso histórico da formação da cidade. Os ritmos africanos vindos dos escravos ainda estão presentes no Tambor de Crioula e Tambor de Mina. O Bumba–meu-boi é uma festa que mistura as tradições africanas com a crença cristã. A festa de São João, em junho, é a melhor época para ver o que há de melhor na cultura popular maranhense. Em outras épocas do ano, o destaque fica para os museus e casas de cultura do centro histórico de São Luís. O Maranhão possui uma culinária com pratos como o arroz de cuxá, o peixe frito e a famosa torta de camarão.

Em destaque na sua cultura, as festas juninas são uma atração imperdível no mês de junho, em que se destaca o famoso bumba-meu-boi que desenvolve-se em torno da lenda do fazendeiro que tinha um boi de raça, muito bonito, que inclusive sabia dançar. O Bumba-meu-boi é uma das mais expressivas manifestações culturais do Maranhão onde se mistura dança, folclore, teatro, música….onde conta a história de pai Francisco, Catirina e sua relação com o boi.

Lençóis Maranhenses

Outra grande atração do Maranhão é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses que foi eleito a mais bela maravilha natural do Brasil, e atrai turistas do mundo inteiro. Com seus 155 mil hectares, o local ocupa uma área de 270 quilômetros de dunas, formadas a partir da combinação dos ventos, que chegam a atingir 70 km por hora. No clima quente da região, com temperaturas que variam entre 38ºC (máxima) e 16ºC (mínima), as dunas atingem até 40 metros de altura, proporcionando aos turistas a impressão de um imenso lençol.

Não é permitido o trânsito de veículo motorizado nas dunas, os condutores são orientados a parar nos limites indicados, enquanto os turistas seguem caminhando entre as dunas e as lagoas mais próximas, além do percurso de barco pelo rio Preguiça até a foz no oceano Atlântico.

As estrelas do passeio são a Lagoa Azul e a Lagoa Bonita, cujos nomes muito dizem sobre as suas características. Hoje os lençóis podem ser vistos em campanhas publicitárias de TV, documentários, filmes, novelas, editais de moda…

A imagem mais conhecida dos Lençóis Maranhenses é representada pelo maior campo de dunas costeiras das Américas, onde se formam centenas de lagoas de água doce no período chuvoso.

Os Lençóis Maranhenses são extensas regiões próximas à linha do Equador, formados por um raro fenômeno geológico, formaram-se, ao longo de milhares de anos, dunas de areia branca e fina, a perder de vista e a brincar com o horizonte – algumas podem atingir os 40 metros de altura. A principal porta de entrada no parque é a cidade de Barreirinhas, cidade ela própria com uma duna classificada como patrimônio nacional “espetada” no centro da cidade.

Comentários

REVISTA ESTILO FASHION

Edição 27

A Estilo Fashion é publicada semestral e contém assuntos váriados como moda, gastronomia, saúde, etc.

SAIBA MAIS

ANUNCIOS

  • Restaurante - Delivery

    Sushi Brothers

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Lavagem - Estofados

    AM Lavagem de Estofados

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Móveis

    Móveis Cauduro

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Médicos - Dermatologista

    Dra. Renata Rezende

    Veja mais sobre esse anuncio