Sala de Banho

Com apenas alguns toques na iluminação você pode transformar seu banheiro em um ambiente claro e aconchegante. Experimente!

Tão importante quanto os outros cômodos da casa, o banheiro não pode ser esquecido na hora de compor o projeto luminotécnico residencial. Hoje, ele já é visto como um local importante e, com alguns ajustes simples, pode se tornar uma confortável sala de banho, mesmo com espaço reduzido.
Vale lembrar que o banheiro é um lugar por onde passamos todos os dias, obrigatoriamente. Isso faz com que a seleção dos objetos decorativos, como lavabo, banheira e torneiras, seja essencial para garantir momentos de bem-estar, quesito para o qual uma boa iluminação é fundamental. Com a escolha de lâmpadas adequadas é possível gerar a tão desejada sensação de aconchego, fornecer o brilho para nossas atividades e ainda promover uma estética sofisticada.
  

Luz para se ver

Para as mulheres, fazer e retocar a maquiagem. Para os homens, o barbear. Ambos precisam do espelho que, por sua vez, depende de uma iluminação correta, sem ofuscar a visão. Sendo assim, o ideal é que os pontos de luz sejam instalados em suas laterais, à altura dos olhos ou um pouco acima, entre 1,82m e 1,98m do piso. Procure não usar lâmpadas focais direcionadas, pois, se mal instaladas, podem causar efeitos indesejados.
Ainda sobre o espelho, é preciso evitar o efeito 
dowlightining, ou seja, a intensidade da luz direcionada de cima para baixo, o que realça rugas, marcas e linhas de expressão no rosto, além de formar algumas sombras. Já para a iluminação geral, uma boa opção são as fluorescentes tubulares, que promovem luz de maneira uniforme em todo o ambiente.

Iluminação até debaixo d’água

Para relaxar ainda mais na banheira é indicado utilizar luminárias na parte externa, dos tipos aberta ou de encaixe, que tenham refletor ajustável para não ofuscar a visão, independentemente do lugar em que a pessoa esteja. Com relação aos chuveiros a dica é optar pelas luminárias com revestimento em acrílico, que emitem uma luz uniforme dentro do box e garantem mais segurança, eliminando riscos de escorregar, por exemplo.
 

Conforto no vaso sanitário

De maneira geral, a iluminação ao redor do vaso deve ser suave e, neste caso, uma boa solução é o uso de sancas com lâmpadas dimerizáveis, que permitem ajustar a luminosidade de acordo com o nível desejado.
 

Faça você mesmo

O conselho de um profissional é sempre importante na hora de optar por estratégias de decorações residenciais. Contudo, pequenas alterações com um toque de criatividade podem fazer do seu banheiro um espaço confortável e diferente na sua casa.

Tags:

Comentários

REVISTA ESTILO FASHION

Edição 27

A Estilo Fashion é publicada semestral e contém assuntos váriados como moda, gastronomia, saúde, etc.

SAIBA MAIS

ANUNCIOS

  • Turismo - Agência

    San Turismo

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Automóveis - Auto Peças

    Paula Auto Peças

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Refrigeração

    Frimaq Refrigeração

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Estética e Beleza

    Fernanda Soranz

    Veja mais sobre esse anuncio