Saia de Casa

São Paulo possui mais de 60 parques espalhados pela cidade. A Estilo Fashion montou um guia para você aproveitar o que há de melhor nas áreas verdes da capital.

Entre a grama bem cortada, as árvores todas nomeadas e muitas flores, segue uma trilha dentro do parque Horto Florestal, na Zona Norte da capital que, todas as manhãs, é ocupada por pessoas em busca de boa forma e paz de espírito. Ele é apenas uma das opções para quem quer fugir da agitação.

Entre parques estaduais e municipais, somam-se, aproximadamente, 63 áreas de lazer na cidade. Pensando nisso,  preparamos um roteiro com dicas de passeios para aproveitar as férias de julho em 21 parques nos quatro cantos de São Paulo.

Zona Norte

Carrapatos à vista

Muitos não sabem, mas o Horto Florestal tem nome e sobrenome. O parque, que na verdade chama-se Alberto Löfgren, é um prato cheio para crianças. Tem trilhas com mais de 500 espécies de árvores, um lago com patos e peixes e, se der sorte, ainda é possível ver macaquinhos nas árvores e capivaras pelas matas. Lá, só é preciso tomar cuidado com a grama: ela está cheia de carrapatos!

Horto Florestal

Rua do Horto, 931 – Horto Florestal
Tel.: (11) 2232-3117
Horário: diariamente, das 6h às 18h (até às 19h no horário de verão)

Um pedacinho do Canadá

Ninguém imagina que atrás da rodovia dos Bandeirantes há um parque. Pois é, e ainda por cima o local é uma tranquilidade só. Localizado ao redor de um lago, o Parque Cidade de Toronto possui uma variedade de brinquedos, alguns trazidos do Canadá. A principal atração é o “wadding pool” um escorregador diferente.

Parque Cidade de Toronto

Endereço: Av. Cardeal Mota, 84 – City América
Tel.: (11) 3834-2176
Horário: diariamente, das 6h às 18h

Mini parque

A região de Pirituba abriga o ajeitadinho Parque Jardim Felicidade. Do tamanho de uma praça, ele é cheio de flores e árvores, que são identificadas por nome e local de origem. Além do fofo jardim o local possui três quadras e um parquinho.

Parque Jardim Felicidade

Endereço: Rua Laudelino Vieira de Campos, 265 – Jardim Felicidade
Tel.: (11) 3836-6786
Horário: diariamente, das 7h às 18h

São Paulo do alto

Sedentários, passem longe do Parque Estadual da Cantareira. O local, cheio de trilhas, é perfeito para quem gosta de natureza. Centenas de corajosos enfrentam todos os fins de semana o caminho mais famoso do local: a subida que leva até à Pedra Grande. Com três quilômetros (somem mais três para a descida), a trilha leva a um dos locais mais bonitos da cidade. A vista da metrópole é de tirar o fôlego.

Parque Estadual da Cantareira

Endereço: Rua do Horto, 1.799 – Horto Florestal • Tel.: (11) 2203-3266
Horário: Período de férias, de terça a domingo, das 8h às 17h • Demais meses, sábado, domingo e feriados, das 8h às 17h (não abre em dias de chuva)
Entrada: R$ 6 (menores de dez anos não pagam)

Everest paulistano

No ponto mais alto da cidade está o Parque Estadual do Jaraguá, o famoso pico do Jaraguá, com 1.135m de altura. De lá, é possível ver quase todos os bairros de São Paulo. Se deu preguiça, não se preocupe, uma parte da subida pode ser feita de carro.

Parque Estadual do Jaraguá

Endereço: Rua Antonio Cardoso Nogueira, 539 – Jaraguá
Tels.: (11) 3941-2162
Horário: diariamente, das 7h às 17h

Estação Carandiru

Muita gente não acreditou que seria possível construir um parque no lugar de um dos mais famosos presídios paulistanos. Pois agora, onde funcionava o complexo penitenciário Carandiru, está instalado o Parque da Juventude. O complexo possui quadras, pista de caminhada, pista de skate e ainda abriga uma biblioteca e um prédio onde são oferecidos cursos de capacitação para jovens. Lá também é possível ver alguns resquícios (deixados de propósito) do presídio. Estruturas de ferro dividem o espaço com a calmaria da mata que circunda o lugar.

Parque da Juventude

Endereço: Av. Zaki Narchi, 1.309 – Santana
Tel.: (11) 2251-2706
Horário: diariamente, das 6h às 21h30 (a área esportiva funciona de seg. a sáb. até às 2h)

Zona Sul

Quem disse que paulistano não tem praia?

Um mar que não é mar. Assim é o Parque Guarapiranga. O local, que fica às margens da represa de Guarapiranga, é frequentado por milhares de paulistanos. Um lago artificial, de onde sai um terço da água utilizada pela região da capital, banha as ‘prainhas’ (trechos de areia que ficam em volta da represa) e é a principal atração do local. Além dos mergulhos, vale a pena apreciar os eucaliptos gigantes, que chegam a 30 m de altura.

Parque Guarapiranga

Endereço: Estr. Guarapiranga, 575 – Campo Limpo
Tel.: (11) 5514-6332 • Horário: diariamente, das 6h às 18h

Sombra e água fresca

Apesar de estar localizado pertinho de uma rua movimentada, o barulho não faz parte da rotina do Parque Severo Gomes. O único ruído vem do riacho que corta a mata do local. Vale a pena descansar sob a sombra fresca das bananeiras, que se destacam no meio da vegetação.

Parque Severo Gomes

Endereço: Rua Pires de Oliveira, 356 – Granja Julieta
Tel.: (11) 5687-4994
Horário: diariamente, das 7h às 19h

Cartão postal

Um parque que dispensa apresentações é o do Ibirapuera. Com quase 60 anos, o local tem aproximadamente 4 km de ciclovias, três lagos, uma fonte de água com luzes, nove quadras, três museus, o prédio da Bienal, o planetário, quatro parquinhos, uma escola de astronomia e um teatro. Para aproveitar tudo isso, nada melhor do que alugar uma bicicleta, na entrada do portão três.

Parque Ibirapuera

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Vila Mariana
Tel.: (11) 5574-5505
Horário: diariamente, das 5h às 24h

Artistas de plantão

A Escola Municipal de Iniciação Artística fica escondida em uma rua sem saída, dentro do Parque Lina e Paulo Raia. Três casas com paredes coloridas, bem no meio do mato, oferecem aulas semanais de música, teatro, dança e pintura para crianças de até 13 anos. As inscrições sempre acontecem em novembro e as aulas são gratuitas.

Parque Lina e Paulo Raia

Endereço: Rua Volkswagen, s/nº, perto da estação do metrô Conceição
Tel.: (11) 5017-6522 • Horário: diariamente, das 7h às 18h

Primeiros passos

Inaugurado em 2008, o Parque do Povo ainda dá seus primeiros passos para deixar sua marca registrada. O local possui quadras, pista de ciclismo, caminhada, corrida, trilha e aparelhos de ginástica. As árvores ainda não cresceram o suficiente para oferecer sombras, portanto, não esqueça o boné e o protetor solar!

Parque do Povo

Endereço: Av. Henrique Chamma, s/nº – Chácara Itaim
Tel.: não tem
Horário: diariamente, das 7h às 19h

A França é aqui!

Quem estudou em São Paulo provavelmente já visitou o Parque da Independência. Está localizado exatamente onde Dom Pedro 1 deu o grito que, em 1822, fez com que o Brasil se transformasse em um país livre. Além de abrigar o Museu Paulista, o local – que é, na verdade, um jardim francês – possui locais onde é possível correr, jogar bola, passear de bicicleta ou até arriscar umas manobras com patins ou skates.

Parque da Independência

Endereço: Av. Nazareth, s/nº – Ipiranga
Tel.: (11) 2273-7250
Horário: diariamente, das 5h às 20h

Comentários

REVISTA ESTILO FASHION

Edição 27

A Estilo Fashion é publicada semestral e contém assuntos váriados como moda, gastronomia, saúde, etc.

SAIBA MAIS

ANUNCIOS

  • Automóveis - Câmbio Automático

    Eder Matic

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Alarmes - Anti furto

    Alarmpoint

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Produtos Orgânicos

    Sabor Natural

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Clínica Veterinária - Pet Shop

    Vitae Veterinária

    Veja mais sobre esse anuncio