Reciclagem

Hoje em dia, a Reciclagem é algo muito importante e essencial para nossa sobrevivência.

Dependemos dela para um mundo melhor para todos, com economia de produtos, reaproveitamento de embalagens, transformando objetos usados em novos, transformando o “lixo” em peças de arte, e o mais importante, preservando o meio ambiente! Existem vários tipos de materiais que podem ser reciclados e reaproveitados, esses são o lixo seco: metais, plásticos, papéis e vidros. Este lixo tem muitas utilidades, pois gera empregos em cooperativas de reciclagem, contribui para a preservação do meio ambiente, fornece opções de várias peças para artesanato e dá uma nova vida a objetos que seriam descartados na natureza. Na questão do artesanato, tudo é reaproveitado e com muita criatividade e beleza!

Os artesãos que trabalham com reciclagem, ao verem um objeto reciclável, logo já imaginam uma nova peça, uma nova utilidade para ele, transformando algo velho em novo e com muita graça e glamour. No meio artesanal são utilizados vários tipos de produtos como caixas variadas, garrafas pets, garrafas e potes de vidro, latinhas, papelão, embalagens plásticas variadas, peças de metais e até mesmo os coadores de papel usados.

O tradicional cafezinho brasileiro, por causa da vida moderna e corrida, sofreu algumas mudanças, pelo menos na maneira em que é feito, pois o coador de pano, passou a ser cada vez menos usado (principalmente em cidades cosmopolitas e urbanas) e por sua vez o de papel ganhou força total e hoje é um artigo comum em nossos lares. Por ser bem resistente e obter uma bela cor que imita bem o couro, passou a ser um material bem versátil na área artesanal. Com ele podemos revestir não somente objetos menores, como também uma casa!

Portas, paredes, móveis e muitos objetos internos fazem parte dessa arte maravilhosa. O tom do coador é muito variado, desde o mais claro ao mais escuro, tudo dependendo da quantidade de café que foi utilizado. Cada pessoa produz um tipo de tom, pois geralmente faz a mesma quantidade de café diariamente.

Para um trabalho bem bonito, o interessante é ter vários tipos de tonalidades para dar a impressão de vários tipos de “couros” emendados. Uma sugestão é pedir para que seus vizinhos, amigos e parentes, ao invés de jogá-los no lixo, guardarem para você, pois além de serem reciclados, serão muito bem utilizados.

Muita gente reclama que mesmo usando muito pó de café, os coadores ficam claros e sem aquela cor de couro escuro.
O segredo está na maneira que você deixa seu coador secar! A maneira correta é depois de feito o café, colocar o coador usado com todo o pó para secar, de preferência em um varal ou lugar arejado. Secando ao Sol, dará um efeito muito especial, pois ficará com partes queimadas, que tornam as peças muito diferentes e bonitas.

Deixe por alguns dias até ficar completamente seco e depois jogue fora todo o pó, abra e limpe com uma escova, retirando o restante de dentro. Depois de limpo, guarde até a hora do uso. Para quem gosta dessa modalidade de artesanato, mas quer obter outras cores, pode tingir coadores com qualquer tipo de tinta, e fazer a mesma técnica de revestimento.

Para deixá-los coloridos, basta limpá-los assim que o café for passado, desta forma, os coadores ficarão com uma tonalidade bege clara uniforme. Ponha-os para secar e em seguida mergulhe-os na tinta a ser utilizada (qualquer tipo), esprema e coloque novamente para secar no varal ou lugar arejado, lembrando que o Sol dá um visual bem especial.

Para ilustrar esse artesanato maravilhoso, feito com material reciclado o coador de café usado e colorido, deixo como referência, alguns trabalhos meus. Quem quiser aprender a técnica mais a fundo, também ministro cursos e comercializo apostilas com todas as dicas e passo a passo, além de vender peças prontas.

Reciclagem, um ato de amor ao próximo, à vida e ao Planeta, pratique!

Comentários

REVISTA ESTILO FASHION

Edição 27

A Estilo Fashion é publicada semestral e contém assuntos váriados como moda, gastronomia, saúde, etc.

SAIBA MAIS

ANUNCIOS

  • Aparelhos Auditivos

    Centro Auditivo Viver

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Automóveis - Ar Condicionado

    Friovel Ar Condicionado

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Estética e Beleza

    Marcellos Dicunto

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Pet-Shop

    Africa Pet

    Veja mais sobre esse anuncio