Psoríase: como tratar essas lesões na pele

A psoríase é uma doença crônica e inflamatória da pele que afeta de 2 a 4% da população mundial. Não se sabe sua causa, mas seu aparecimento está ligado a herança genética, influências ambientais ou psicológicas. Sua manifestação ocorre por placas avermelhadas e descamativas na superfície da pele.

Embora a doença se manifeste precocemente nas mulheres, a psoríase atinge todos os sexos, geralmente antes dos 30 ou após os 50 anos. Porém15% dos casos afetam crianças menores dos 10 anos de idade. “É uma doença grave e de difícil controle”, diz a dermatologista dra. Luciane Scattone.

A Psoríase pode causar desconfortos psicológicos e sociais.

Apesar de não ser considerada uma doença contagiosa, a psoríase causa muitas vezes desconforto na vida profissional, familiar e no convívio social.

Os quadros de psoríase recebem denominação dependendo do seu aspecto e localização. “Áreas como joelhos, cotovelos, couro cabeludo, palmas das mãos, sola dos pés e região lombar são os locais mais atingidos”, afirma a dermatologista.

O diagnóstico da doença geralmente é fácil e baseia-se na história clínica e na localização das lesões típicas com dados característicos na raspagem feita pelo médico. Já nos casos mais graves, pode ser necessária a realização de uma biópsia de pele.

“O tratamento é individualizado e realizado de acordo com as características de cada paciente. Dependendo do grau, a doença pode ser controlada a base de medicamentos de uso local na pele, porém devem ser sempre indicados e controlados por um especialista. Já nos casos mais graves, o tratamento é feito com remédios via oral, injetáveis ou ainda é associado à fototerapia”, informa a dermatologista.

Além da tolerância do paciente a cada passo do tratamento, a exposição moderada ao sol e a hidratação contínua da pele são importantes fatores que influenciam no resultado.

“A psoríase está sendo cada vez mais estudada e já possui muitos avanços em relação a seu tratamento, mas continua sendo um desafio manter o paciente seguramente sem lesões por muito mais tempo”, finaliza e dermatologista.

Comentários

REVISTA ESTILO FASHION

Edição 27

A Estilo Fashion é publicada semestral e contém assuntos váriados como moda, gastronomia, saúde, etc.

SAIBA MAIS

ANUNCIOS

  • Móveis - Decoração

    Mobiliária Real

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Cuidadores - Idosos

    Home Care Angel

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Médico - Veterinario

    Quatro Patas - Consultório Veterinário

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Cartório Postal

    Cartório Postal Rápido e Fácil

    Veja mais sobre esse anuncio