Pneus bons por mais tempo

Fazer rodízio aumenta a vida útil dos pneus e garante economia para o motorista. Antonio Cesar Costa, consultor da Oficina Brasil, ensina como funciona e explica a diferença entre eles.

Todo mundo já ouviu falar do rodízio de pneus, mas poucos sabem como fazer corretamente e os problemas que podem acontecer quando o rodízio é feito de forma errada.  Antonio Cesar Costa, consultor da Oficina Brasil – maior rede de franquias de serviços automotivos – tira as dúvidas e ensina como fazer  esse rodízio que visa equalizar o desgaste dos pneus e com isso aumentar
sua vida útil.

O remanejamento dos pneus no carro é indicado, pois os compostos não se desgastam de forma uniforme. Devido à maioria dos carros ser tracionada pela dianteira, os pneus da frente tendem a desgastar mais rápido que os traseiros, já que, além da força de tração, também são eles que direcionam o carro para os lados.

Inverter as posições ajuda a equilibrar o desgaste. De acordo com Antonio Cesar, o rodízio de pneus deve ser feito pelo menos a cada 10mil km, mas só inverter as posições não é o suficiente. No momento do rodízio, deverão também ser verificados o balanceamento e o alinhamento, contribuindo assim para a preservação dos pneus.

O rodízio deverá seguir uma regra muito simples: nos carros com tração dianteira, que são a maioria no mercado atual, os pneus traseiros deverão ir para a roda dianteira sem mudar o lado, já os dianteiros deverão ir para a traseira no sentido cruzado, ou seja, o dianteiro direito irá para a traseira esquerda e o dianteiro esquerdo para a traseira direita. Nos veículos com tração traseira, são os pneus de trás que deverão ser cruzados quando vierem para a frente.

Mas fique atento, pois nem todos os pneus são iguais. “A exceção dessa regra é somente para os pneus unidirecionais, o que obriga a mudança de lado para manter-se o sentido de rodagem. No mercado existem pneus multidirecionais e unidirecionais. Os multidirecionais podem rodar em qualquer sentido, já os unidirecionais só podem rodar em um único sentido”, explica o consultor

Tags:

Comentários

REVISTA ESTILO FASHION

Edição 27

A Estilo Fashion é publicada semestral e contém assuntos váriados como moda, gastronomia, saúde, etc.

SAIBA MAIS

ANUNCIOS

  • Turismo - Agência

    Oritur Agência de Viagens e Turismo

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Automóveis - Estética Automotiva

    Biolav Car

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Restaurante - Delivery

    Sushi Brothers

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Tatuagens

    Marcos Play Tattoo

    Veja mais sobre esse anuncio