Parques Ecológicos atraem turismo à cidade de Salto

Passeio é ideal para quem quer aproveitar a natureza em meio a riquezas históricas. Os parques ecológicos da cidade também propiciam a educação ambiental durante o turismo escolar.

Paisagem do Parque das Lavras, em Salto.

A cidade de Salto é o destino ideal para quem quer aproveitar o final de semana em meio a belezas naturais, sem se afastar muito de São Paulo, e ainda conhecer pontos turísticos de grande valor histórico. Os amantes da natureza encontram na cidade, que fica a apenas 100 quilômetros da Capital paulista, dois parques ecológicos com completa infra-estrutura para receber os turistas: o Parque de Lavras e o Parque do Lago.

Com cerca de 140 mil metros quadrados, o Parque de Lavras abriga a segunda usina hidrelétrica construída no rio Tietê, entre os anos de 1904 e 1906. Edificada em blocos de granito róseo, a usina de Lavras sofreu uma grande inundação em 1929, ficando paralisada por 7 anos. Quando voltou a operar, funcionava como unidade complementar à usina Porto Góes, inaugurada em 1927. Já obsoleta, foi deixada em estado de abandono até que, em 1971, a Prefeitura adquiriu a propriedade. Vinte anos depois, toda a área da usina começou a ser revitalizada por meio da implantação do Parque de Lavras, inaugurado em 1992.

Em meio à extensa área verde do parque, ideal para o desenvolvimento de atividades de lazer e educação ambiental, o visitante pode conhecer as edificações da antiga usina, passear por trilhas que cortam a mata nativa e visitar o museu que narra a história do local. Há ainda relógio solar, jardim de bromélias, quiosques, mirantes sobre grandes rochas e lanchonete. No museu, uma das obras em exposição é a “Criatura”, das artistas plásticas saltenses Iriana Scalet Roque e Sueli Bernadochi, elaborada com lixo retirado do Tietê. O objetivo do trabalho é fixar, principalmente nas crianças, que a poluição das águas é algo que se relaciona com a própria sobrevivência humana.

Lago do Parque das Lavras

Outra beleza natural da cidade é o Parque do Lago, localizado à margem do rio Tietê. Com mais de 200 mil metros quadrados, o local tem um grande lago natural com preservação da fauna e da flora. O espaço é ideal para a prática de esportes e possui pista de cooper, ciclovia, pista de aeromodelismo, quadras, deck panorâmico, quiosques, playground, estacionamento e lanchonete.

Outras atrações

Salto oferece atrações para todos os gostos e idades. Entre os pontos turísticos da cidade estão o Complexo Turístico da Cachoeira, totalmente revitalizado e entregue à população em dezembro do ano passado, além do Parque da Rocha Moutonnée; Monumento à Padroeira; Igreja Matriz de Nossa Senhora do Monte Serrat; Museu da Cidade; Armazém Popular e Monumento aos Imigrantes.

Portal da Cidade de Salto
salto.sp.gov.br
Parque de Lavras
Localizado a dois quilômetros do centro de Salto. Visitação gratuita, de segunda a segunda, das 8h às 18h.
Parque do Lago
Acesso pela rotatória no entroncamento da Rodovia do Açúcar com a Rodovia Santos Dumont. Visitação gratuita de segunda a segunda, das 7h às 18h.

Comentários

REVISTA ESTILO FASHION

Edição 27

A Estilo Fashion é publicada semestral e contém assuntos váriados como moda, gastronomia, saúde, etc.

SAIBA MAIS

ANUNCIOS

  • Fotografia Publicitária e Comercial

    Regis Foto Studio

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Cambio - Ouro

    Coluna DTVM

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Buffet - Infantil

    Happy Face Buffet & Eventos

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Materiais - Construção - Loja

    Madereireira e Ferragem Moinhos de Vento

    Veja mais sobre esse anuncio