Os segredos de Marina Elali

Além do talento inegável, Marina consegue unir um jeito de menina a uma postura de mulher. Simpática e muito atenciosa, não deixa de demonstrar carinho e respeito a todos que a cercam.

Natural de Natal, no Rio Grande do Norte, ela escolheu sua cidade como um dos palcos para a gravação do seu primeiro DVD, que será lançado ainda este ano pela Som Livre. A decisão mostra mais um pouco da personalidade da cantora. Ela respeita e valoriza suas origens.

Para quem não sabe, Marina vem de uma família que tem história na música brasileira. É neta de Zédantas, compositor parceiro do grande Luiz Gonzaga, que foi autor de algumas das mais belas canções da MPB. Apensar de não ter conhecido o avô, ela preserva e divulga sua obra em todos os seus trabalhos, com muita admiração e talento.

Na entrevista que concedeu a revista Estilo Fashion, Marina fala sobre a infância em Natal, a paixão pela música e sobre os meses que passou no programa FAMA, da Tv Globo.

A cantora também abre o coração para falar sobre sonhos e conta sobre seu novo projeto, que trará músicas gravadas ao vivo em Natal e no Rio de Janeiro, videoclipes rodados em Florianópolis, São Paulo e Boston e um documentário que conta toda sua trajetória até agora, entre outras surpresas. E quando o assunto é Marina Elali, não dá para não se surpreender.

Entrevista

Estilo Fashion: Você vem de uma família com história na música brasileira. Você chegou a conhecer seu avô, o compositor Zé Dantas. Como a obra dele te influenciou?

Marina Elali: Na verdade eu não conheci o meu avô. Esse grande homem, médico e compositor cumpriu a sua missão na terra em poucos anos de vida e nos deixou. A minha avó, Iolanda Dantas, foi quem me apresentou a obra dele. Tenho orgulho de ser neta de um dos compositores mais respeitados da música brasileira, um dos maiores parceiros de Luiz Gonzaga.

Você já gravou composições de seu avô? Quais?

Sim. No meu primeiro CD eu gravei a música “Sabiá”, a preferida da minha mãe, que foi tema da minissérie Amazônia, da Rede Globo. No meu segundo cd gravei “O xote das meninas”, aquela que diz “Ela só quer, só pensa em namorar”. Como eu também sou compositora , resolvi virar parceira do meu avô (risos). Escrevi uma letra em inglês para essa música e a nova versão chama-se “All She Wants”. Pra minha alegria e de toda a minha família, a minha gravação foi escolhida para fazer parte da trilha sonora da novela “Duas Caras”. Recentemente gravei uma versão ao vivo dessa canção com participação especial do grande Dominguinhos, que vocês poderão ouvir em breve no meu primeiro DVD, que será lançado ainda este ano pela Som Livre.

Quando e como a música começou a fazer parte da sua vida?

Na infância. Desde criança me interessei pelas artes. Estudei piano, ballet clássico, teatro e participei do coral do Colégio Marista de Natal, onde estudei, entre outras coisas. Eu tinha quatorze anos quando resolvi contar para os meus pais que aquelas aulas de dança, piano, ballet, teatro e canto não eram só coisa de criança – Eu estava me preparando para ser artista! Aos quinze anos comecei a fazer shows e nunca mais parei, graças a Deus. Fiz faculdade de música no Berklee Colege of Music, em Boston- MA, Estados Unidos e assim que voltei para o Brasil comecei minha carreira.

Quando surgiu a decisão de estudar música fora? Fale um pouco sobre esta experiência.

Eu tinha apenas 17 anos, estava cursando jornalismo e fazendo shows em Natal, quando resolvi morar em Boston para estudar no Berklee College of Music, onde me formei em 2002. Achei que seria importante estudar música e canto. Foi uma das melhores fases da minha vida. Morro de saudades. Todo ano passo uma semana, às vezes quinze dias me “reciclando”. Faço aulas particulares. Adoro estudar!

Se tivesse a oportunidade de escolher, com quem gostaria de gravar?

Com tanta gente! Tive a honra de ter a participação de Fabio Jr. no meu segundo disco, o que era um sonho. Ele arrasou! O dueto ficou lindo! Adoraria gravar com Lionel Richie, Sting, Laura Pausine, Jorge Vercilo, Alexandre Pires, Mariah Carey, Madonna, Michael Jackson, George Michael, Alicia Keys, Phill Collins…não custa sonhar!

É verdade que também já estudou teatro? Como foi esta experiência?

É verdade. Fiz parte de um grupo de teatro durante uns quatro anos. Adorava interpretar, mas na mesma época que comecei a cantar tive que deixar o grupo. Eu ainda estava no colégio e infelizmente não deu para conciliar as coisas.

Você já participou de filmes e em novelas. Você tem interesse em seguir a carreira de atriz?

Que engraçado, as pessoas vivem me perguntando isso. Adoraria. Seria maravilhoso atuar em algum filme. Quem sabe? Todo cantor tem um lado ator. Já participei de vários filmes, porém sempre cantando. Foram eles: ‘Didi, o cupido trapalhão’, ‘Se Eu Fosse Você’, ‘A Fronteira’ e ‘Segurança Nacional’ que será lançado em breve.

Como a experiência de ter sua música vinculada a uma história e um personagem?

É a melhor coisa que pode acontecer! É perfeito! A música entra na vida das pessoas, dos personagens. É como se toda noite passasse um videoclipe na TV pra uns 50 milhões de brasileiros. Espero ter essa oportunidade muitas vezes ainda. Pra quem é noveleiro aí vai uma retrospectiva:

  • “Você” – tema da novela América – 2005
  • “One Last Cry” – tema da novela Páginas da Vida – 2006
  • “Mulheres Gostam” e “Hipnotizar Você” – temas do filme Se Eu Fosse Você – 2005
  • “Sabiá” – tema da minissérie Amazônia – 2006
  • “Eu Vou Seguir” – tema da novela Sete Pecados – 2007
  • “All She Wants – o Xote das Meninas”- Tema da novela Duas Caras – 2008
  • “Talvez” e “Conselhos” – temas do filme Segurança Nacional (que ainda será lançado) – 2009

Você tem uma excelente expressão corporal quando interpreta suas músicas. Qual o papel da dança na sua vida?

Muito obrigada. Estudei ballet clássico durante toda a minha infância. Adoro dançar. Já trabalhei com grandes coreógrafos como Jaime Aroxa e Caio Nunes. Danço nos meus shows e nos videoclipes e em breve vocês poderão conferir esse lado “dançarina” no meu DVD.

De quem foi a idéia de você participar do programa FAMA?

Eu já estava com o meu primeiro cd quase pronto, já tinha gravado as músicas “One Last Cry” e “Você”, entre outras, quando surgiu a oportunidade. Minha família, meus produtores Guto Graça Mello, Junior Mendes, meu arranjador Lincoln Olivetti e todos os meus amigos me deram força e disseram que eu deveria participar do programa. Foi ótimo! Tenho muitos fãs que me acompanham desde aquela época. Sou muito grata ao Boninho e a Rede Globo.

Fale um pouco sobre esta experiência, da seleção à vivência na casa e os momentos marcantes?

Tudo foi marcante. Durante quase três meses morei na casa do Fama, que era a mesma casa do Big Brother Brasil. Foi uma experiência diferente de todas as que eu já tinha vivido. Fiquei confinada. Só morando lá pra entender. E estranho ficar sem telefone, televisão, internet, sem saber o que esta acontecendo no mundo e principalmente sem ver e sem falar com as pessoas que você ama. Mas foi maravilhoso! Cresci espiritualmente, fiz amizades e aprendi a conviver com mil câmeras em cima de mim o tempo todo, a ser “vigiada” (risos).

Qual o papel que o programa teve no desenrolar de sua carreira?

Na verdade, o mais legal é receber, até hoje, o carinho de fãs de todo o Brasil que se emocionam ao me conhecer e dizem que torciam por mim no Fama. Pessoas que ficam felizes com cada conquista minha. É muito gratificante!

Quando e como aconteceu a gravação do primeiro disco?

Assim que voltei de Boston comecei a trabalhar no meu primeiro cd, no Rio de Janeiro. Tive a sorte de conhecer profissionais competentes, respeitados e sensíveis que me ajudaram muito. Vale destacar Guto Graça Mello, Junior Mendes e Lincoln Olivetti. O meu primeiro disco, graças a Deus, foi um sucesso! Ganhei disco de ouro no programa do Faustão, tive seis músicas incluídas em trilhas sonoras da Rede Globo e uma no filme “Segurança Nacional (Europa Filmes). Inclusive uma dessas músicas, a linda balada “One Last Cry”, me trouxe muitas alegrias. Ela ficou em primeiro lugar nas rádios de todo o país, tanto a versão original quanto a versão remix. Agradeço a Deus e a todas as pessoas que me deram oportunidades, pois sei que muitos artistas talentosos gravam discos e as vezes não conseguem realizar os seus sonhos. Agradeço também, carinhosamente, a toda a imprensa que abriu as portas pra mim.

Quais são seus projetos atuais e futuros?

Lançar o DVD e CD. Trabalhei com muito carinho e amor para que esse projeto ficasse o melhor possível e espero do fundo do meu coração que vocês gostem de ver e ouvir. Espero que as pessoas comprem e, quando tiverem uma festa, coloquem pra assistir. Desejo poder fazer companhia e participar de momentos felizes da vida de vocês através da minha música. Quem quiser me levar pra viajar (risos) poderá comprar o cd também.

Como você se relaciona com seus fãs?

Da melhor forma possível! Adoro receber o carinho, as cartinhas, presentinhos…
É muito bom saber que pelo simples fato de eu tirar uma foto com um fã, dar atenção, um autógrafo ou um sorriso, posso deixá-lo feliz! É incrível! Uma troca de energia muito boa! Fico emocionada quando alguns fãs dizem que rezam por mim, acho tão lindo! Respeito muito meu público e por isso faço tudo com dedicação, sempre pensando nos meus fãs, que são exigentes. Sempre que posso, fico no camarim e falo com todas as pessoas que querem falar comigo depois dos meus shows. É gratificante! Me sinto bem ao ver os sorrisos, o brilho no olhar de cada um.

Já ganhou algum prêmio? Quais?

Desde que comecei a minha carreira já senti a emoção de subir ao palco para receber muitos prêmios. Fico feliz! Sinto que o meu trabalho está sendo reconhecido. Meu sonho é ganhar vários Grammys. Torçam por mim!

Qual você considera o momento mais marcante de sua carreira?

É difícil escolher um só. Sempre digo que foi a primeira vez que vi o meu primeiro cd em uma loja; quando ouvi a minha voz na Rede Globo, em uma novela; primeira vez que ouvi a minha voz no rádio; quando cantei nos programas de TV que eu sonhava em ir quando era criança; o dia em que ganhei o disco de ouro no Faustão… E por ai vai!

Já que nossa revista se chama Estilo Fashion, como define seu estilo?

Na minha opinião, tudo na vida deve combinar com o nosso jeito, com os nossos sentimentos e com o nosso humor. Sempre tive personalidade. Não sigo todas as tendências, nem uso uma roupa só porque está na moda. Tenho que me sentir bem, tem que combinar comigo. O que mais importa é se sentir a vontade, seja de salto alto ou tênis, seja de vestido longo ou jeans.

E tem uma coisa que acho muito séria, é preciso estar de bem consico mesmo. Não adianta colocar uma roupa linda, da moda, quando não se está feliz. Portanto, antes de tudo acho importante cuidar da mente, da saúde e do coração. Da mesma forma que no palco eu adoro glamour, em alguns momentos da vida eu adoro conforto. Tênis, camisetinha básica, chinelinho… Tudo tem sua hora, é necessário saber usar a roupa adequada para cada evento.

Só não abro mão da maquiagem e do cabelo. Não saio de casa sem maquiagem (o olho pintado de preto pra destacar as origens orientais- meu pai é árabe). O cabelo também tem que estar sempre arrumado.

Como você se define?

Sonhadora, persistente, do bem, carinhosa, musical, sensível, perfeccionista, alegre, otimista e determinada. Ah! Todos os meus amigos dizem que sou engraçada, eles não param de rir com o meu jeito e com as minhas brincadeiras.

Qual é seu maior sonho?

Ter saúde sempre. Continuar cantando e fazendo o bem, pra ter paz na vida, pra criar, pra levar alegria e energia positiva para as pessoas que fazem parte da minha vida, que vão fazer, ou que vão me ouvir em algum lugar do mundo.

Comentários

REVISTA ESTILO FASHION

Edição 27

A Estilo Fashion é publicada semestral e contém assuntos váriados como moda, gastronomia, saúde, etc.

SAIBA MAIS

ANUNCIOS

  • Contabilidade - Escritório

    Gehberr Contabilidade

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Escola Preparatória

    Kumon - Baeta Neves

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Cabeleireiros - Estética

    Yuri Pontes - Estúdio de Beleza

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Pilates - Estética

    Floriclínica Clinica Geral

    Veja mais sobre esse anuncio