O Esmalte dos dentes – mitos e verdades da saúde bucal

Responsável pela dureza e cor dos dentes, o esmalte representa a estrutura mais resistente do nosso organismo. Composto por prismas de substâncias minerais, é a barreira principal ao ataque das bactérias que provocam cáries. Cuidar bem do esmalte dentário, além de garantir um belo sorriso, vai ajudar na prevenção das cáries

MITO – Os dentes ficam mais brancos se escovados com bicarbonato.

O bicarbonato de sódio tem um efeito abrasivo sobre o esmalte. É como usar sapólio sobre uma pedra de mármore. A aparente limpeza que promovem é conseguida através da remoção da camada superficial da pedra, bem como do esmalte, deixando exposta uma camada mais abaixo e que ainda não sofreu pigmentação, causada pelo uso e exposição a substâncias que o escurecem como o café, vinho ou chá. Quanto maiores as partículas do bicarbonato, maior o dano por abrasão que promovem.

No caso dos cremes dentais, a indústria utiliza o bicarbonato em partículas muito menores e, por isso, causam menos abrasão. Portanto, se os dentes, aparentemente, ficam mais brancos com o uso do bicarbonato, é bom saber que isso decorre do desgaste superficial do esmalte e não de um branqueamento em sua estrutura.

Os ácidos, de forma geral, atacam o esmalte porque promovem a sua descalcificação. Ao tomarmos um suco de laranja, abacaxi ou qualquer outro alimento ácido como o limão ou vinagre, haverá uma descalcificação na superfície do esmalte dos dentes. De forma natural depois de, aproximadamente, 15 minutos, a saliva terá neutralizado esta acidez e o esmalte voltará à sua condição normal. Se, antes disso, efetuarmos a escovação iremos escovar sobre um esmalte que estará mais frágil e, por isso, passível de ser removido com maior facilidade. A frequência do mau hábito acabará causando perdas significativas do esmalte.

VERDADE – Não devemos escovar os dentes imediatamente depois da ingestão de alimentos ácidos

MITO – Escovar muito os dentes desgasta o esmalte.

O que prejudica o esmalte durante a escovação são escovas de dente com cerdas duras e a força com que as utilizamos. Escovas macias, com cerdas arredondadas e pouca força aplicada sobre elas, além de preservarem mais o esmalte também são melhores para as gengivas.

VERDADE – O esmalte perdido não se recupera.

Diferente dos ossos, o esmalte não se recupera depois de desgastado ou fraturado, pois é 97% composto por minerais, e por isso, não apresenta capacidade de regeneração. Seria como esperar que uma pedra possa voltar à sua forma original depois de lascada ou quebrada. Os ossos, por outro lado, apresentam grande capacidade de regeneração por conterem células vivas em sua estrutura.

VERDADE – O refluxo gástrico prejudica o esmalte.

Pela mesma razão que alimentos ácidos fazem mal ao esmalte, o refluxo gástrico do processo digestivo do estômago também faz. Há ácido no estômago, muito forte por sinal. Pessoas que sofrem de refluxo ou o provocam por meio da bulimia apresentam grandes perdas generalizadas do esmalte. Este é inclusive um sinal bucal de problemas digestivos. É caso médico!

MITO – A cor dos dentes não influi na sua resistência.

O cristal é uma substância naturalmente translúcida. O esmalte é formado por cristais e quanto mais mineralizado for, mais cristais ele terá. Isso equivale
a dizer que dentes mais mineralizados são mais translúcidos porque têm mais cristais. Essa translucidez fará com que a dentina, que é amarela, e que está abaixo da camada de esmalte possa ter sua cor melhor visualizada. Por este motivo, dentes mais mineralizados são mais amarelos e apresentam esmalte mais resistente, mais duro.

É comum as mães comentarem que os dentes de leite de seus filhos eram mais brancos, comparados aos dentes permanentes que os substituíram. Os dentes decíduos são mais brancos, justamente, por serem menos mineralizados que os permanentes. Estes, por sua vez, como são mais mineralizados, possuem mais cristais e apresentam, por isso, uma coloração mais amarela.

Portanto, considerando as características do esmalte dentário, os dentes amarelos são mais resistentes que os brancos.

Tags:

Comentários

REVISTA ESTILO FASHION

Edição 27

A Estilo Fashion é publicada semestral e contém assuntos váriados como moda, gastronomia, saúde, etc.

SAIBA MAIS

ANUNCIOS

  • Cirurgião - Dentista

    Eduardo Bolivar do Prado Tenório

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Imobiliária

    Imobiliaria Absoluta

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Consertos - Relógios - Celulares

    Rapha Celulares

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Cuidadores de Pessoas

    Duana Cuidadoras

    Veja mais sobre esse anuncio