O Brincar

Brincar é o principal modo de expressão na infância. Brincando a criança aprende, cria, recria e repensa os acontecimentos, despertando para si um mundo repleto de sentimentos e afetividade.

Ao brincar, a criança se depara com um universo de descobertas que promove o desenvolvimento sensorial e das habilidades motoras, estimulando a cognição, a socialização e a comunicação.

Através do lúdico acontece a experiência prática, o faz de conta a transporta para um mundo imaginário e, neste momento, ela transforma a realidade interagindo com o meio, tornando-se mais habilidosa ao lidar com o real a partir do imaginário, traduz sua vivência em gestos, palavras e ações, imagina ser o que ainda não é e transborda de alegria ao fazer imitações e perceber que é notada por tudo que cria e fantasia. Criatividade não lhe falta, é capaz de dar vida a tudo com autenticidade e simplicidade, busca nos personagens ídolos que muitas vezes se tornam modelos para a própria vida.

Brincar é um direito na infância, uma ação fundamental no processo educativo, permite o exercício contínuo do conhecer, desenvolvendo competências amplas relativas ao mundo, estimulando o desenvolvimento da aprendizagem.

Na escola, a brincadeira desperta o interesse, ensina conceitos, valores, regras e promove o aprender de forma dinâmica.

O jogo dirigido ou a brincadeira espontânea tem um valor enorme no desenvolvimento e na aprendizagem, ajudam a criança a conhecer o mundo que a cerca através das interações e das descobertas, o brincar coletivo auxilia na concentração, na percepção e no levantamento de hipóteses. Num mundo onde predominam o individualismo e a competividade, um dos maiores desafios da educação consiste em ensinar a compartilhar, a viver junto e muitas vezes a escola é o único local onde ela pode realizar o seu brincar coletivo.

O papel da família é fundamental na hora do brincar. Quando os pais brincam com os filhos, estabelecem vínculos fazendo com que a criança sinta-se mais acolhida e segura, favorecendo as relações.

Brincar é muito importante, seja em casa, na escola, no parque ou em  qualquer outro local, enquanto a criança brinca troca experiências e ao trocar experiências cresce e se desenvolve.

Brincar com outras crianças, além de prazeroso conduz ao convívio social, aprimora as relações interpessoais, bem como a capacidade de agir com
autonomia.

Brincadeira para a criança tem sentido próprio, assim, deve ser repleta de divertimento e
muita alegria.

Brincar por brincar, brincar sozinha ou brincar em grupo, a criança transforma o mundo ao seu redor, aprende sobre si mesma reconhecendo-se como autora da própria criação.

Tags:

Comentários

REVISTA ESTILO FASHION

Edição 27

A Estilo Fashion é publicada semestral e contém assuntos váriados como moda, gastronomia, saúde, etc.

SAIBA MAIS

ANUNCIOS

  • Imobiliária

    Famma Imóveis e Assessoria

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Assistência Técnica - Informatica

    J.A Informatica

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Gastronomia

    Restaurante Dona Antonieta

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Informática

    Solution Informatica

    Veja mais sobre esse anuncio