NUTRICOSMÉTICOS

a beleza de dentro para fora.

Muitas pessoas não consomem a quantidade necessária de nutrientes e, sendo assim, a indústria da beleza criou alimentos e cápsulas
capazes de suprir a falta de alguma substância no organismo. Eles são ricos em vitaminas, minerais, antioxidantes e capazes de prevenir o envelhecimento das células através do combate à oxidação dos tecidos.

O colágeno e a elastina, por exemplo, são bonspara a firmeza da pele. Suas funções são as mais diversas:
atenuar rugas, dar maior sustentação e elasticidade da pele, reduzir a vermelhidão causada pela exposição solar, diminuir os sintomas da caspa, aliviar o aspecto da celulite, fortalecer unhas e cabelos e até amenizar os sintomas da TPM

Outros compostos também podem ser citados: As vitaminas A, C e E, o licopeno (presente no tomate em maior quantidade), os bioflavonoides (encontrados nas frutas cítricas e uvas escuras), as catequinas (presentes no chá-verde e em frutas como uvas e morango, entre outras), o ácido fenólico (está no brócolis, na cenoura e nos grãos integrais) e a quercetina (nas cascas das uvas e nos vinhos).

A diferença entre os suplementos vitamínicos é que os nutricosméticos oferecem minerais e vitaminas em uma forma química que permite a melhor absorção pelo organismo.

Embora os nutricosméticos tenham muitas vantagens é preciso ter cuidado. É importante lembrar que cada linha e categoria tem uma concentração maior de um determinado componente e isso pode causar efeitos colaterais. Pessoas alérgicas a algum elemento da fórmula não devem consumir.

Já os efeitos benéficos só começam a aparecer depois de, pelo menos, três meses de uso regular. Mas atenção: esses produtos só agem, de fato, se a pessoa apresentar uma deficiência nutricional.

Uma dieta saudável é suficiente para fornecer os ingredientes dos nutricosméticos. Por exemplo, duas laranjas por dia fornecem a necessidade diária de vitamina C; um filé de peixe, como atum, salmão ou sardinha, são ricos em ômega 3, um poderoso anti-inflamatório e protetor. As isoflavonas, encontradas na soja, auxiliam na prevenção de rugas. Monte um cardápio variado e colorido, assim você estará inserindo alimentos benéficos para saúde de dentro e fora do corpo.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) enquadra os nutricosméticos na categoria de alimentos funcionais, porque produzem efeitos metabólicos ou fisiológicos por meio da atuação de um nutriente na manutenção do organismo.

Tags:

Comentários

REVISTA ESTILO FASHION

Edição 27

A Estilo Fashion é publicada semestral e contém assuntos váriados como moda, gastronomia, saúde, etc.

SAIBA MAIS

ANUNCIOS

  • Alimentos Naturais

    Barraca do Zé

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Transporte de Carga - Coleta - Entrega

    Palma Log.

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Esmalteria - Cursos

    Miss Nails

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Automóveis - Funilaria e Pintura

    Fort Car Funilaria e Pintura

    Veja mais sobre esse anuncio