Noites Quentes

Especialista em medicina do sono dá dicas para aproveitar a melhor época do ano sem sofrer as consequências das noites mal dormidas

AH o calor! Uma época do ano tão aguardada por grande parte da população. As pessoas ficam mais felizes, saem mais às ruas, os barzinhos, academias e parques vivem cheios. É um momento onde parece que tudo rende mais, principalmente com a adoção do horário de verão, já que o dia fica mais longo. 

Mas já reparou que com tantos aspectos positivos, a sensação de cansaço, vira e mexe nos assola? Acordamos com o corpo pesado, dor de cabeça, ficamos o dia todo sonolentos e parece que as atividades rotineiras não rendem. E mais do que uma sensação, todos os sintomas mencionados são realidade, e um dos causadores desse mal-estar é o sono, ou a má qualidade dele.

Segundo a Dra. Ângela Beatriz Lana, especialista em medicina do sono, a hora de dormir, do descanso é fundamental e reflete diretamente no nosso estado físico e mental. “A qualidade do sono influencia toda a nossa vida. Geralmente, a sonolência excessiva que é sentida durante o dia é o reflexo de uma noite mal dormida ou mesmo de algum distúrbio do sono desconhecido pela pessoa. Por esse motivo, a importância em observar melhor esse aspecto diário”, completa Beatriz.

A questão principal é saber dosar o aproveitamento diário com uma noite de sono bem dormida. Não é preciso deixar de aproveitar os happy hours com os amigos, fazer exercícios ao ar livre e desenvolver todas as atividades que só o calor proporciona.  O importante é tomar alguns cuidados.

Para isso, a Dra. Ângela Beatriz dá algumas dicas que podem reduzir ou amenizar os efeitos das horas a menos de sono:

• A temperatura exerce uma importante influência na manutenção do sono, e no calor, as altas temperaturas à noite são um fator determinante na qualidade do sono. Normalmente, as elevações térmicas provocam uma maior movimentação do corpo e a sensação de sono não reparador, por isso, a temperatura do quarto deve ser amena. Ventiladores e aparelhos de ar-condicionado são uma boa pedida.

• O consumo de bebidas alcoólicas também pode fazer a pessoa não dormir bem, ela pode ajudar a pessoa a iniciar o sono, mas geralmente leva a um sono fragmentado, com muitos despertares, e quando acorda, o indivíduo tem a sensação de estar ainda cansado. Por isso, o ideal é diminuir as doses no barzinho evitando as bebidas alcoólicas perto do horário de dormir.

• Muitas pessoas optam por praticar exercícios à noite nessa época do ano, porém, quando eles são muito intensos não devem ser praticados logo antes de dormir, pois diminuem o sono, já que o corpo leva mais tempo para desacelerar. “Já a prática de atividades físicas de moderada intensidade e com regularidade ajuda a pessoa a ter um sono mais profundo”, explica a especialista.

Saiba mais através do site Beatriz Lana

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