Na onda do papel

A nova febre que conquistou os consumidores veio para ficar. Papel de parede é a primeira opção para quem quer dar um toque de charme ao ambiente

Os papéis de parede estão em alta. Além de serem ótimos para renovar o ambiente em pouco tempo, são extremamente decorativos, ao mesmo tempo em que protegem e revestem as paredes interiores. É possível encontrar no mercado uma variedade de tramas, texturas e estampas que agradam qualquer gosto. Indiscutível também é a sua importância para o meio ambiente. O produto é totalmente ecológico, pois sua matéria-prima é 100% reciclável, sem prejuízos para a natureza.

Quem pretende fazer uma decoração utilizando papel de parede tem a possibilidade de mudar a cara de quartos infantis, quartos de adolescentes, salas de jantar ou de estar. O papel de parede é, sem dúvidas, um recurso decorativo com resultado rápido e sem sujeira. Ele é capaz de transformar completamente um ambiente, deixando o espaço com ar sofisticado e alegre. Tudo depende da intenção e da escolha do modelo correto.

A composição básica do revestimento é substrato de papel que, após passar por tratamentos específicos, possibilita a limpeza e resistência à luz. Os papéis podem variar muito de preço pela diferença da gramatura e manutenção dos mesmos, mas há dois tipos no mercado: o vinílico — geralmente importados — e o vinilizado.

O primeiro é formado por duas capas protetoras. A de PVC, no acabamento final, aumenta a resistência e facilita na manutenção, já que é impermeável. Alguns fabricantes sugerem que sejam lavados na hora da manutenção e limpeza. É recomendado para cozinha, banheiro e quarto das crianças pela sua dureza e durabilidade, que costuma ser de oito a dez anos.

Os vinilizados, que normalmente apresentam um custo menor por serem nacionais, não podem ser lavados, pois a umidade danifica o produto. Possuem uma gramatura mais fina o que leva a durabilidade para em média 2 a 5 anos. Para limpá-lo, utilize um pano branco úmido muito bem torcido e passe suavemente sobre o local, mesmo em limpezas mais pesadas, como manchas de caneta, por exemplo.

Dicas de aplicação

A parede em que o papel de parede será aplicado deverá estar bem seca e limpa. Em caso de imperfeições, utilize massa de aparelhar antes da colocação. A parede precisa estar completamente lisa, pronta para receber o papel.

Alguns cuidados são imprescindíveis no momento de escolher os papéis e os locais em que se pretende aplicá-los. Em lavabos ou lugares estreitos, a melhor opção é escolher uma ou duas paredes para aplicá–lo e dar preferência a uma estampa pequena e repetida para não provocar a sensação de diminuição do espaço. Em banheiros o ideal é usar o papel vinílico, pois o vapor ou a água podem danificar o revestimento.

Uma dica para quartos é colocá-lo na parede de cabeceira da cama, como um painel. Ao optar pela estampa, o melhor é escolher uma combinação de cores neutras para não ser cansativo. Estampas listradas são tendência e podem dar uma ilusão óptica de aumento para o seu espaço, ou seja, listras na vertical alongam o pé direito do seu ambiente e listras na horizontal aumentam a largura da sua parede.

Outro detalhe importante é a aplicação, que deverá ser feita por um prestador de serviço qualificado, caso contrário, a parede pode acabar com falhas. No caso de vinílicos pode-se usar água, sabão detergente, escova, esponja, e pano seco numa fricção menos delicada.

Após a colocação total do papel de parede recomenda-se retirar possíveis manchas de cola, que podem se formar com o excesso. Não deixe que permaneçam por muito tempo na parede, pois podem se tornar danos permanentes.

Comentários

REVISTA ESTILO FASHION

Edição 27

A Estilo Fashion é publicada semestral e contém assuntos váriados como moda, gastronomia, saúde, etc.

SAIBA MAIS

ANUNCIOS

  • Automóveis - Peças e Acessórios

    Grupo Aupecar

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Advocacia

    Tiburcio Advogados

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Clínica Médica - Fisioterapeuta

    Instituto Biodelta

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Informática

    Cia dos Cartuchos

    Veja mais sobre esse anuncio