Música para o Corpo

Com mais de 60 anos de pesquisas, a musicoterapia auxilia na recuperação de doenças como depressão e stress. Leia mais e entenda como a técnica pode ajudar a equilibrar a saúde

A musicoterapia adquiriu status de cientificidade a partir da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), nos Estados Unidos, com a finalidade de trabalhar a reabilitação do elevado número de soldados feridos de guerra. O primeiro plano de estudos, que teve por objetivo investigar os efeitos clínicos e terapêuticos do som e da música, foi elaborado em 1944 no estado norte-americano de Michigan.

A partir dessas primeiras experiências e dados médicos obtidos com o trabalho, foram desenvolvidos diversos planos de estudo e esquemas de organização e investigação na área. Equipes formadas por músicos, médicos, psicólogos e pedagogos contribuíram para a fundamentação e sistematização da musicoterapia e os procedimentos de trabalho e métodos de atuação. Atualmente, a técnica possui um corpo teórico e metodológico próprio que continua a se evoluir através da clínica e pesquisa na área.

Para se tornar um musicoterapeuta é preciso ter formação musical e concluir os quatro anos do curso de nível superior. A profissão é reconhecida pelo Conselho Federal de Educação desde 1978 e conta com o apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS). A definição, segundo a Federação Mundial de Musicoterapia, “é a utilização da música e/ou dos seus elementos musicais (som, ritmo, melodia e harmonia) pelo musicoterapeuta e pelo cliente ou grupo, em um processo estruturado para facilitar e promover a comunicação, o relacionamento, a aprendizagem, a mobilização, a expressão e a organização (física, emocional, mental, social e cognitiva) para desenvolver potenciais ou recuperar funções do indivíduo de forma que ele possa alcançar melhor integração intra e interpessoal e consequentemente uma melhor qualidade de vida” (RUUD,1998:53)

Áreas de atuação

O profissional de musicoterapia pode exercer a técnica em consultórios especializados, clínicas multidisciplinares, escolas regulares e especiais, instituições sociais e públicas, hospitais e empresas.

Pode ser desenvolvido também um trabalho clínico ou investigativo voltado a um único cliente ou grupo, na prevenção ou tratamento de pessoas com necessidades e problemas diversos nas áreas da saúde física, mental, emocional e social.

Mesa Lira

Inventado por Joachim Marz, musicoterapeuta clínico suíço e idealizado por Fabien Maman, músico e compositor americano, a Mesa Lira é um instrumento de madeira em forma de mesa que carrega embaixo um total de 42 cordas de aço, afinadas no mesmo tom: em ré. Todo o ser do paciente é tocado e elevado a vibrar pela ação do musicoterapeuta através da mesa.

Por meio da sua grande caixa de ressonância, um poderoso espectro de harmônicos irradia ao paciente e emana ondas de vibração terapêutica, como uma “massagem sonora”, com poderes de proporcionar rapidamente um estado de relaxamento profundo. As vibrações sonoras irão atingir a pele, o primeiro passo para estimular os sistemas nervoso, muscular, circulatório, respiratório e todas as células e órgãos sensíveis. O tratamento possibilita ao paciente reencontrar seu estado original de saúde, estabelecer o equilíbrio e também o ajuda a entrar em contato consigo mesmo, com suas dificuldades, emoções internas e com seu corpo.

Comentários

  • Daniela Dias

    Nada como uma matéria repleta de conteúdo técnico para nos dar o prazer da leitura. Obrigada por compartilhar destes conhecimentos com os leitores de forma objetiva, sem perder a profundidade técnica. Parabéns! Bacana a iniciativa de publicar algo assim.

REVISTA ESTILO FASHION

Edição 27

A Estilo Fashion é publicada semestral e contém assuntos váriados como moda, gastronomia, saúde, etc.

SAIBA MAIS

ANUNCIOS

  • Imobiliária

    Orquidea Imóveis

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Madeiras - Madeireira

    EBM Madeiras

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Doces Finos - Salões

    Mais Doçura - Sonia Doces Finos

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Bolos e Doces Finos

    Sabor Divino Doces

    Veja mais sobre esse anuncio