Monte Verde: ar puro, frio e muito verde no inverno.

Verdadeiro paraíso ecológico, o vilarejo encravado na Serra da Mantiqueira agrada crianças, jovens e adultos em busca da natureza preservada, de turismo equilibrado e de muito sossego.

Casas de comércio em Monte Verde

Baixas temperaturas, clima romântico e natureza privilegiada são praticamente sinônimos de Monte Verde, distrito de Camanducaia, Cidade ao Sul de Minas Gerais. Cercada pelas montanhas da Serra da Mantiqueira, Monte Verde fica a mais de 1.500m de altitude e freqüentemente é chamada de Suíça brasileira. O charme da arquitetura local, a natureza, a estrutura turística e a gastronomia incentivam a comparação. Monte Verde tem belíssimas casas em estilo europeu, morros, pedras, picos, cerca de 120 hotéis e pousadas, e inúmeros bares e restaurantes que encantam tanto pela simplicidade da comida mineira como pelo sofisticado fondue ou pelos exóticos pratos com carne de javali criados na região.

Os costumes trazidos pelos primeiros moradores, o casal letão Verner Grinberd e Emilia Grinberd, e pelos letões, alemães, suíços e italianos que foram chegando depois, também colaboram para o ‘ar europeu’ que se respira em Monte Verde. Mas a vila tem personalidade e sotaque próprio. A hospitalidade, por exemplo, é típica do povo mineiro. Basta ir a uma das casas de chá ou entrar em um dos pontos de venda de queijos e vinhos, localizados na principal avenida da estância, para ter certeza que o clima pode ser suíço, mas o prazer em receber é do autêntico mineiro. Ninguém sai sem “provar um bocadinho”.

frente do hotel Bristol Golf Resort em Monte Verde

Acolhedora, Monte Verde recebe e agrada famílias com filhos pequenos, jovens em busca do ecoturismo e casais apaixonados. A geografia local colabora para essa união de interesses tão diferentes, pois atende tanto quem busca o turismo contemplativo como quem não se contenta apenas em apreciar belas paisagens e quer interagir, explorar e “viver” mais emoções do que cabem em um álbum de fotos da viagem. Ou seja, Monte Verde oferece prazeres para quem só quer fazer uma boa caminhada pela manhã, saborear um strudell numa charmosa casa de chá, namorar à beira da lareira, cavalgar com as crianças e também para os adeptos do montanhismo e dos esportes mais radicais como rappel, raftting e trecking. Tire o cachecol da gaveta e vá conferir! Por enquanto, saiba um pouco mais sobre Monte Verde: sua história, clima, atrações turísticas, como chegar, etc. E não deixe de consultar mais informações e ver o álbum de fotos disponível no site da Associação dos Hotéis e Pousadas de Monte Verde (AHPMV)

Geografia privilegiada de Monte Verde

Vista da natureza de Monte Verde

Localizada na porção sul da Serra da Mantiqueira, a 1.600m de altitude, Monte Verde é um paraíso ecológico protegido por lei. Parte de seus 650 hectares está incluído na APA (Área de Proteção Ambiental) Fernão Dias, que foi criada para preservar os mananciais da região. O rio mais importante é o Jaguari, considerado um dos cinco melhores rios para rafting do país.

A vegetação de Monte Verde faz parte dos últimos 7,5% restantes da Mata Atlântica. A flora é riquíssima: líquens, musgos e bromélias, entre outras plantas silvestres, são emoldurados pelas centenas de araucárias que marcam a região. Algumas são centenárias e há registros de árvores com mais de 300 anos. Além da mata nativa, há uma extensa área de reflorestamento, formada por pinheiros e eucaliptos. Caminhando pelas trilhas, o turista pode ser surpreendido por esquilos, veados, tucanos e beija-flores, entre outros animais silvestres.

Como se não bastassem as montanhas, os jardins da vila também são caprichados. A flor oficial de Monte Verde é a hortênsia, que dá um colorido todo especial à região com a chegada da primavera, principalmente a partir de novembro.

Para conhecer tudo isso, ninguém precisa suar a camisa. Com seu clima seco e frio, Monte Verde oferece dias ensolarados com temperatura agradável o ano todo. Já para as noites, é melhor levar agasalhos quentinhos e se preparar para degustar um bom fondue, namorar em frente à lareira e dormir aconchegado nos edredons. Mesmo no verão, depois do pôr-do-sol, a temperatura pode cair para os 14ºC. No inverno, o frio pode chegar a –8ºC, o que só reforça o clima europeu da região. Nessa época do ano, vale a pena fazer um esforço e pular da cama cedo só para apreciar o visual dos gramados embranquecidos pelas geadas.

Comentários

REVISTA ESTILO FASHION

Edição 27

A Estilo Fashion é publicada semestral e contém assuntos váriados como moda, gastronomia, saúde, etc.

SAIBA MAIS

ANUNCIOS

  • Móveis - Escritório

    Office Plus

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Imobiliária

    Linda Imoveis

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Vassouras - Indústria

    Fabrica de Vassouras a Favorita

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Estética e Beleza

    Estética Claudia Rossini

    Veja mais sobre esse anuncio