Leishmaniose: proteja seu melhor amigo

Eficaz método de controle da leishmaniose utiliza Tecnologia Recombinante. A Hertape Calier Saúde Animal S/A, maior indústria de produtos veterinários da América Latina, acaba de lançar a Leish-Tec®, uma vacina revolucionária e inovadora, que garante a proteção eficaz contra a Leishmaniose Canina. A vacina, que já está disponível para comercialização em São Paulo, é produzida na única planta exclusiva para a produção de vacinas recombinantes do país e uma das maiores do mundo, localizada no município de Juatuba, a 45 km de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Cão da raça Beagle brincando em jardim

Resultado de uma parceria de mais de 15 anos da UFMG com a indústria veterinária Hertape Calier, a Leish-Tec foi desenvolvida com o apoio do conceituado pesquisador Ricardo Gazzinelli e é fruto do investimento de R$ 20 milhões em pesquisas científicas. A vacina alia o uso de biotecnologia, resultando em um produto recombinante agregado às vantagens que este processo oferece à vacina.

A Leish-Tec entra no mercado como o mais novo e eficaz método auxiliar no controle da Leishmaniose nos cães. Ela tem o objetivo de imunizar o animal e impedir que ele se torne um reservatório de parasita. “A vacina protege os animais e impede que eles se tornem um reservatório do parasita, diminuindo a incidência de Leishmaniose nos seres humanos”, explica o veterinário e gerente de produtos da Hertape Calier, Vinícius Hermont.

De acordo com Hermont, a vacina é um marco na história da saúde pública por se tratar de um método de controle eficaz contra a quinta maior endemia mundial.“A vacina significa a redução dos reservatórios da Leishmania, que atua como fonte de infecção para os seres humanos. É um método de controle contra uma doença que, apesar de alta incidência, não tem cura (o tratamento para os animais não é recomendado, segundo o Ministério da Saúde e da Agricultura). Mais que isso, a Leish-Tec vai evitar o sacrifício de milhares de cães, diariamente”, ressalta ele.

Entre os principais diferenciais da vacina, estão a tecnologia empregada na sua produção, baseada na moderna técnica de Biotecnologia Molecular; a sua composição, formada pela proteína A2 – eleita como um dos melhores antígenos capazes de induzir resposta imune protetora contra Leishmaniose Visceral Canina; a resposta imune induzida, que faz com que o animal, mesmo depois de vacinado, continue negativo nos exames sorológicos utilizados para diagnóstico da doença, não interferindo nos inquéritos epidemiológicos realizados, e o fato dela não oferecer reações adversas de nenhuma natureza (dor, queda de pêlo no local, prostação), etc.

É importante ressaltar que para a produção da vacina também foi criado um canil biosseguro para testes de fases iniciais; estruturado o laboratório para produção de testes pilotos, toxidade, fase II e realizados testes de campo.

A Leish-Tec será comercializada exclusivamente para médicos veterinários, sendo encontrada somente nas clínicas.

Comentários

REVISTA ESTILO FASHION

Edição 27

A Estilo Fashion é publicada semestral e contém assuntos váriados como moda, gastronomia, saúde, etc.

SAIBA MAIS

ANUNCIOS

  • Clínica Médica - Fisioterapeuta

    Instituto Biodelta

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Confeitarias

    Panificação Governador

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Papel de Parede

    Wall Design

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Orquestra e Coral

    Master Orquestra e Coral

    Veja mais sobre esse anuncio