Gostinho de infância

Lembra daquele café da tarde com um pãozinho bem fresquinho? É fácil de fazer! A chef Mônica Xavier conta sua história e ensina uma deliciosa receita de pão com sabor de casa da vovó

Desde muito jovem, tomei gosto pela cozinha. Primeiro foi ajudando minha mãe nos almoços de domingo e depois preparando bolos, tortas e doces para as pessoas que amo. Herdei de minha mãe o posto de “boleira da família”. Em pouco tempo, estava muito envolvida com receitas e panelas, mas a vida me levou para outros rumos.

Estudei arquitetura e trabalhei na empresa da família. No entanto sempre senti que faltava algo, até que percebi que cozinhar não era somente um hobby, era mais. Quase uma terapia.

Comecei a analisar os conselhos dos amigos que diziam: “você precisa trabalhar com gastronomia”. Amadureci a ideia e, como adoro desafios, resolvi me dedicar de corpo e alma, como tudo que faço. Com apoio de minha família e amigos mergulhei nesse universo de aromas e sabores. Voltei a estudar, pois precisava de uma formação acadêmica para atingir meus objetivos. Foi uma tarefa árdua, mas com muita determinação a concluí. Hoje, faço o que realmente gosto e me sinto privilegiada.

Ministro aulas, workshops, executo receitas na televisão, organizo eventos e assim posso mostrar minha paixão pela culinária.

A partir desta edição vocês irão se deliciar com receitas práticas e saborosas que permitem mesmo àquele que nunca entrou em uma cozinha, se aventurar neste mundo fantástico que é a gastronomia.

Pão nosso de cada dia

Para nosso primeiro contato escolhi uma receita de pão. E por que pão? É um dos alimentos mais antigos que existem na humanidade. Alguns historiadores afirmam que o primeiro pão surgiu pelo menos 3000 anos antes de Cristo, quando o homem, que era somente caçador até então, descobriu o trigo e resolveu cultivá-lo. Era costume mascar o trigo, por isso, a mistura da saliva com o cereal é a provável causa do surgimento do primeiro pão. Descobriu-se que ao misturar o trigo com água, o resultado era uma espécie de massa, ótima fonte de alimentação nos momentos de dificuldade com a caça. O pão foi evoluindo aos poucos e passou de seco, duro e normalmente em formato de bolachas para um dos alimentos preferidos no mundo todo.

Com sabores diversos, o pão é uma unanimidade e, além de tudo, símbolo religioso. Muito importante em várias culturas, pois representa a magia de transformar alguns poucos ingredientes em algo que alimenta o corpo e alma. Sem falar na simples função de reunir a família no café da manhã ou os amigos para degustá-lo com algumas delícias em um descontraído happy hour. Há uma infinidade de maneira para saboreá-lo a qualquer hora do dia. Qual é a sua favorita?

Pão Caseiro da Vovó

  • Ingredientes
  • 30 g de fermento fresco biológico (2 tabletes)
  • 500 ml de água (2 copos de 250 ml) em temperatura ambiente
  • 02 ovos médios
  • ½ copo de óleo (125 ml)
  • 1 colher (sobremesa) de sal
  • 2 colheres (sobremesa) de açúcar
  • 1 kg de Farinha de trigo (aproximadamente)

Modo de Fazer

Coloque no liquidificador o fermento, a água, os ovos, o óleo, o sal e o açúcar. Bata tudo e despeje em um recipiente.

Adicione a farinha de trigo, mas reserve uma porção. Misture bem os ingredientes, sovando a massa de maneira que fique totalmente uniforme. Se a massa estiver grudando, utilize o restante da farinha de trigo. Dependendo da farinha talvez seja necessária uma quantidade maior. Cubra a massa e deixe descansar até dobrar de volume. Em uma superfície, levemente enfarinhada, corte a massa em três partes e dê o formato de pão. Coloque-o já modelado em uma assadeira levemente enfarinhada, cubra novamente e deixe descansar até crescer pelo menos 50% do volume. Leve ao forno preaquecido a 180º e asse até que fique dourado.

Comentários

REVISTA ESTILO FASHION

Edição 27

A Estilo Fashion é publicada semestral e contém assuntos váriados como moda, gastronomia, saúde, etc.

SAIBA MAIS

ANUNCIOS

  • Veterinário - Pet Shop

    Veterinária Sulacap

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Revestimentos

    H & T Cerâmica

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Estética e Beleza

    Clínica Só Corpo

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Gráfica

    Assessoria Gráfica Expert

    Veja mais sobre esse anuncio