Festa cheia de história

Quem não gosta de “pular Carnaval”? Saiba mais sobre uma das comemorações mais antigas do mundo

É comum pensar que o Carnaval é uma festa típica do Brasil. O que pouca gente sabe é que toda essa farra existe desde a Antiguidade, aproximadamente 500 anos antes de Cristo. Depois, a tradição da festa se espalhou pela Grécia e também por Roma. Isso porque o povo vivia com uma grande diferença de classes sociais e as autoridades da época entenderam a festa como uma válvula de escape para a opressão que o povo vivia, já que os excessos eram permitidos, sejam quais fossem.
Mas foi em Veneza que o Carnaval se tornou mais conhecido. Foi lá que tiveram origem as tradicionais máscaras, fantasias e desfiles, bem semelhantes como conhecemos hoje.

Em Roma, a festa se chamava Saturnália, que vem do planeta Saturno. Um planeta que rege: proibições; frustrações; negação das fantasias, das ilusões e dos sonhos; os bloqueios e as obrigações; a culpa e a demora. A Saturnália deu origem  ao Carnaval, dia em que prazeres como bebida, comida e sexualidade, eram permitidos. Depois, todos retornavam às obrigações e aos deveres. Era caracterizada pelo uso das máscaras  e disfarces simbolizando a inexistência de classes sociais.

Mais tarde, com a intervenção da Igreja Católica, a festa romana dedicada ao deus Saturno foi adiada. As festividades começaram a ser cultuadas depois das festas cristãs, nos meses de fevereiro ou março, de acordo com o calendário cristão. A Igreja não concordava com as festas pagãs, mas como não teve sucesso em proibi-las, no ano de 590 foi permitido oficialmente a comemoração, com a ressalva de que todos confessassem os pecados cometidos.
No período, a hierarquia social era quebrada e invertida. A nobreza se misturava com as classes mais baixas e aproveitavam o anonimato. Os pobres se fantasiavam de reis e rainhas. Alguns dias de ilusão, fantasia, liberdade e libertinagem era o que precisavam para prosseguir.

Pelo mundo

Nem a censura religiosa e nem os pecados fizeram com que o homem abrisse mão de comemorar o Carnaval e atravessar séculos e oceanos com
a tradição.
Na Europa, as festas carnavalescas mais célebres ainda são as de Veneza e Florença, em que as damas da corte podiam expressar a sedução e se protegerem atrás das máscaras.
No continente americano, além do Brasil, o Carnaval de Nova Orleans, nos Estados Unidos, conhecido como Mardi Gras, é um dos mais famosos no mundo.

No Brasil

No Brasil o Carnaval veio com os portugueses, com o nome de Entrudo, que significa início. Começaram com batalhas de farinha e água que depois foram substituídas (por haver abusos e serem atirados toda espécie de lixo) por  confetes e serpentinas.
Somente no século XX o Carnaval no Brasil recebeu a influência, os costumes e a tradição dos escravos, dando origem a uma música com um ritmo ímpar, reconhecido por todo o mundo. A festa também possui uma figura marcante: o Rei Momo, personagem inspirado nos bobos e bufos da corte,  atores que divertiam os nobres, imitando-os.
A divulgação das festas foi crescendo e surgiram os grupos ou blocos, que se fantasiavam e desfilavam pelas ruas em carros abertos. Mais tarde vieram os carros alegóricos. Muitas foram as mudanças para se chegar ao Carnaval que temos hoje, uma festa popular que atrai turistas de todas as partes do mundo, mas a essência continua a mesma.

Astrologia

Na Astrologia a casa da festa é a casa 5. No Carnaval, o signo que nela se encontra em nosso Mapa Natal, indica qual o estilo de roupa (fantasia) que podemos usar e os excessos que não podem
ser cometidos!
Onde temos o planeta Saturno em nosso Mapa é onde podemos fazer nossa Saturnália. Entender isso é aprender a se permitir desligar-se dos deveres e limites impostos no dia a dia.

Tags:

Comentários

REVISTA ESTILO FASHION

Edição 27

A Estilo Fashion é publicada semestral e contém assuntos váriados como moda, gastronomia, saúde, etc.

SAIBA MAIS

ANUNCIOS

  • Moda e Acessórios

    ALL Mix Outlet

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Construção - Máq. e Equip. - Aluguel

    LEC Locação de Equipamentos para Construção Civiel

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Estética e Beleza

    Centro Estética Miriam

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Clínica Veterinária - Pet Shop

    Vet Clinique

    Veja mais sobre esse anuncio