Feng Shui: decoração e filosofia

A tradução da palavra Feng Shui é Feng (vento) Shui (água) e simboliza a manifestação da energia vital na Terra, assim como a respiração para os seres humanos.

Quarto decorado a partir dos princípios do Feng Shui

Através do estudo e das condições do espaço em que vivemos, o Feng Shui nos orienta mostrando se o chi (energia) é positivo ou negativo, baseado na idéia de que o ambiente em que vivemos pode influenciar nossa personalidade e nosso destino.

O Feng Shui equilibra harmoniosamente os ambientes, podendo mudar nossa história e melhorar nosso futuro. Através da harmonização dos ambientes, podemos obter ambientes equilibrados e sem poluição visual, atraindo boas vibrações.

Para aplicar a técnica utilizamos alguns objetos para equilibrar e atrair o chi (boa energia). Os instrumentos utilizados depende de qual escola o estudo será aplicado. Escola da Bússola, Escola do Chapéu Negro, Estrela Voadora e Cinco Animais são exemplos de escolas. No Brasil, uma das escolas mais aplicadas é a do Chapéu Negro, utilizando como instrumento um baguá para análise. O baguá representa trabalho, espiritualidade, família, prosperidade, sucesso, relacionamento, saúde, criatividade e amigos. Podemos aplicar o Feng Shui em qualquer ambiente: casas, escritórios, apartamentos, e outros.

No caso da Escola do Chapéu Negro, aplicamos o baguá na planta baixa do local onde será feito o estudo, com a finalidade de promover plena circulação do chi. Através da aplicação do baguá na planta baixa, é feita a análise dos elementos e de cada guá, a partir disso é feito o projeto com base no estudo da técnica oriental Feng Shui. Por exemplo, sempre que possível é usada uma fonte no guá da prosperidade para atrair fortuna e fartura para os moradores.

Com certeza o Feng Shui é um instrumento importantíssimo para decoradores, designers de interiores, arquitetos e profissionais da área, pois cada guá está relacionado com cores, elementos e formas específicas, que aplicadas corretamente, vão deixar os ambientes agradáveis e com decoração adequada. Antes de colocar móveis, cores e objetos decorativos é feito estudo para ativar de maneira adequada cada guá.

No Feng Shui existem cinco elementos:

Água
Representa a energia de repouso ligada a comunicação. Suas virtudes são a sabedoria e a inteligência. A energia da água se manifesta através do uso de fontes, aquários, espelhos, cristais, vidros, lustres e quadros com motivos marinhos. Formas: desenhos irregulares, ondulações e assimétricas. Madeira: é a energia em expansão e crescimento. Está ligada ao trabalho e novas idéias. Tem como virtudes a benevolência e o amor. Sua energia fortalece a autoconfiança, compreensão e solidariedade. Se manifesta com o uso de plantas e flores (inclusive artificiais), móveis, acessórios e pisos de madeira, tecidos com estampas florais e quadros com motivos de plantas e flores. Formas: cilíndricas e retangulares.
Fogo
Representa a energia em ascensão estimulando a ação e desenvolvimento, com as virtudes da humildade, ensinamento e etiqueta. Podemos harmonizar nosso ambiente com a energia do fogo através da instalação de lareiras, o uso de luzes, velas e objetos de origem animal, quadros que representem o sol, luz e o próprio fogo. Formas: triangulares e torres de ângulos agudos.
Metal
Armazena energias positivas e se usado com cautela, pode interromper vibrações negativas. Propicia poder, abundância e sucesso financeiro. Suas virtudes são a integridade, justiça e racionalidade. A energia do metal manifesta-se através do uso de objetos de aço, cobre, estanho, latão, ferro, alumínio, prata, ouro, cristais naturais e pedras preciosas. Formas: circulares, ovais e arcos.
Terra
Representa o equilíbrio entre os cinco elementos e está ligada a simpatia, confiança e fé, suas principais virtudes. Positiva para os lugares de negócios e escritórios, a energia do elemento terra se manifesta com o uso de vasos e objetos de cerâmica, pedras e quadros que representem paisagens e campos. Formas: plana, quadrada, retangular e longa.

Muitas vezes basta mudar um móvel ou reorganizar objetos decorativos do local para atrair bom Feng Shui. Algumas vezes há necessidade de abrir uma janela ou retirar determinada parede para melhorar o fluxo de energia e as vibrações do ambiente, mas quando implica em transtorno para os moradores, podemos utilizar alguns objetos de cura como espelhos, sinos, fontes entre outros.

Existem alguns objetos que ativam os guás e melhoram o fluxo das energias, objetos decorativos que as pessoas tem na própria casa, que colocados nos guás corretos atraem harmonia e bem estar, ou seja, bom Feng Shui, como exemplo:

imagem de um Ba-Gua, gráfico com os elementos do Feng Shui

  • Guá trabalho – fontes
  • Guá espiritualidade – altar
  • Guá família – plantas
  • Guá prosperidade – quadro com peixes, aquários
  • Guá sucesso – velas
  • Guá relacionamento – dois objetos iguais (duas almofadas por exemplo)
  • Guá saúde – vaso de cerâmica
  • Guá criatividade – trabalhos manuais feitos por alguma pessoa da família
  • Guá amigos – porta retratos

Os guás da família e prosperidade representam a madeira, que está associada com o crescimento. Para o guá da família, uma dica para o bom Feng Shui é colocar móveis de madeira, plantas ou pintar uma parede na cor verde. Coloque no guá da prosperidade aquários, fontes, telas de peixes ou girassol, que servem como talismã. O Feng Shui pode ser aplicado no ambiente através da iluminação, nas paredes, cortinas, toalhas, quadros, mobílias, entre outros. Deve ser respeitada a relação das cores com os cinco elementos e observada a relação de cada uma com as áreas do baguá, além de sua característica Ying ou Yang.

As cores podem influenciar em nossos desejos e emoções. Cada guá tem uma cor que estimula e ativa o chi:

  • Guá saúde: amarelo – está relacionado ao nosso desejo interior
  • Guá sucesso: vermelho e dourado – a fama, destino e virtudes
  • Guá trabalho: preto – força de vontade e comunicação
  • Guá família: verde – crescimento
  • Guá prosperidade: lilás, púrpura – supera desafios
  • Guá relacionamento: rosa – amor
  • Guá criatividade: branco e tons pastéis – talento
  • Guá amigos: prata – justiça

Para fazer o estudo através da técnica do Feng Shui, é necessário um consultor com experiência, bom senso e muita responsabilidade, pois o Feng Shui influencia na vida e destino das pessoas, sendo assim, temos que respeitar e fazer análise minuciosa do local e das pessoas que ali residem, assim como a localização de todos os guás antes de aplicar a técnica.

Fones: (11) 2972.1420 / (11) 2977.3023

Comentários

REVISTA ESTILO FASHION

Edição 26

A Estilo Fashion é publicada trimestralmente e contém assuntos váriados como moda, gastronomia, saúde, etc.

SAIBA MAIS

ANUNCIOS

  • Sex Shop

    Joana''s Sex Shop

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Padaria e Confeitaria

    Padaria Paraty

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Seguros - Corretores

    Racso Seguros

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Decoração - Móveis

    Bontempo Móveis

    Veja mais sobre esse anuncio