Falar em público:

VOCÊ TAMBÉM PODE

Muitas pessoas me procuram extremamente frustradas com suas performances ao falar em público. A sensação de fracasso nessas apresentações é tão presente que quase chegam a me convencer! Isso mesmo, quase chegam. E sabe por quê? Porque não acredito em fracasso ao falar em público. Acredito em falta de autoconhecimento e autoestima, falta de preparo, treinamento e organização.

O que essas pessoas chamam de “sensação de fracasso”, eu chamo de falta de autoconfiança. Quando questionadas sobre o que as faz acreditar que não têm competência para apresentar-se em público, a resposta, em inúmeras vezes é “minha timidez”. “Mas será que é timidez mesmo?”, devolvo a pergunta. E a resposta vem na hora: “Ah! Sim! A timidez me impede de ficar em pé, falando para outras pessoas, sinto meu corpo tremer, fico suando, esqueço praticamente tudo o que tenho que falar, meu rosto fica vermelho e meu coração – ah! Esse parece que vai sair pela boca de tanto que fica acelerado”.

Esse diálogo surge constantemente com aquelas pessoas que vêm me procurar. Se você, neste momento, identificou-se com essa situação, saiba que não está sozinho. Falar em público é, infelizmente, um dos maiores medos dos profissionais atuais. Digo infelizmente, pois sei, com propriedade, que todos nós podemos transformar esse medo em alta performance e realizar excelentes apresentações. Prova viva é o resultado que vejo em meus alunos quando descobrem seu próprio estilo, sua marca individual e dão asas ao poder da comunicação.

Uma dica muito importante para uma excelente apresentação em público é aprender a lidar com as nossas emoções. Pense agora: quando você recebe uma crítica, qual a sua primeira reação? Será raiva? Pode apostar que sim. Ora, ninguém gosta de ver suas ideias contrariadas. E nessa hora você deve controlar sua reação emocional e o mais importante: aprender a ouvir. Isso mesmo! Ouvir, mas com atenção para entender a “intenção” daquele questionamento. Isso lhe dará tempo hábil para responder com equilíbrio e segurança.

Vamos praticar. Sua apresentação está caminhando bem, quando de repente, a crítica chega! Neste momento sua expressão facial muda, vem um certo rubor em sua face e eis que ela surge: a raiva!

Não! Para tudo! Vamos voltar o filme e fazer diferente.

Vamos lá: sua apresentação está caminhando bem, quando de repente, a crítica chega! Neste momento sua expressão facial mostra interesse e eis que ele surge: o equilíbrio! Aí você pensa: “Essa pessoa deve ter suas razões para não concordar comigo, afinal, todos temos convicções diferentes.” Ah, que bela sensação de paz!

Este é apenas um dos passos para falar em público com desenvoltura. Existem outros a estudarmos. Mas posso lhe garantir que com treinamento, prática e técnicas adequadas, é totalmente possível criar asas e voar rumo ao sucesso na comunicação. Comece a se descobrir e conheça o orador maravilhoso que existe em você.

Tags:

Comentários

REVISTA ESTILO FASHION

Edição 27

A Estilo Fashion é publicada semestral e contém assuntos váriados como moda, gastronomia, saúde, etc.

SAIBA MAIS

ANUNCIOS

  • Pet-Shop

    Animal Care Spa - Bem-estar e Reabilitação

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Psicólogo

    Juliana de Oliveira Barbosa Arruda - Psicóloga

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Oficina Mecânica

    Auto Mecanica Wilson

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Imobiliária

    Famma Imóveis e Assessoria

    Veja mais sobre esse anuncio