Faa Morena: a melhor anfitriã da TV

Ela é considerada a melhor anfitriã da televisão brasileira. E não é por acaso! Faa Morena é uma mulher forte e decidida, que encara apaixonadamente tudo o que faz. O resultado? Muita alegria e carisma que conquistam à primeira vista!

imagem de Faa Morena

Paulistana da gema, Faa Morena tem suas raízes em Portugal. Conhecida em todo o país por apresentar o programa Ritmo Brasil, pela Rede TV!, ela sempre teve a música em sua vida.

“Desde pequena, adorava cantar e, somente ao quarenta anos, descobri que meu pai e avô tinham uma ligação musical muito forte na terra onde viviam, em Portugal. Meu avô era maestro da banda de Ilha de São Miguel, em Açores. Esse amor deve ter vindo deles.”

Faa chegou a seguir a carreira de cantora e até gravou um disco, mas antes de entrar para o meio artístico, exerceu por nove anos a profissão de psicóloga e foi sócia de uma empresa de distribuição de alimentos onde fazia um pouco de tudo, até dirigia caminhões!

“Dirigir caminhão, na época em que comecei, era um ato inédito. Cheguei a ser aplaudida por homens na garagem de um ‘atacadão’, por ter feito manobras corretas! Era bom! Gostava da aventura! Comecei este empreendimento com uma amiga, para ter um trabalho fora de casa. Meus filhos estavam crescendo e o menor tinha por volta de seis anos. Mas, quando vi que ficaria muito tempo longe deles, fechei a empresa e continuei na carreira de mãe. Esperei crescerem mais um pouquinho para sair de casa novamente.”

A carreira de cantora veio mais tarde, quando os filhos já eram crescidos.

“Fui cantora da noite e o convite de gravar um disco veio de um amigo, Jamil. Ele dizia: Vamos deixar uma história para nossos filhos! Fiz um CD profissional, voltado para a Música Popular Brasileira, cantada do meu jeito. No CD, é possível ouvir desde pop até canções românticas. Em um segundo projeto, que não cheguei a lançar, também cantava sertanejo, bossa nova, um ‘sambinha’… O importante era me convencer visceralmente!”

Faa é assim mesmo, vive tudo com intensidade. Perguntada como define a si mesma, ela usa adjetivos como simpática, justa, humana, perfeccionista, ‘ligada no 220W’, organizada e madura. E essas características se refletem em tudo o que faz. Desde sempre, faz questão de estar presente na vida dos filhos. Mãe de Andrea, de 23 anos, Amilcare, de 20 e Alexandre, de 18 anos ela conta: “Nunca deixei babás tomarem conta dos meus filhos. Hoje temos uma relação familiar de cumplicidade e nos ajudamos mutuamente como seres humanos. Eles são os recheios de minha vida!”

A Anfitriã

Faa diz que o título de melhor anfitriã da televisão brasileira vem da generosidade das pessoas com quem convive e, quando questionada sobre o porque dele, devolve a gentileza:

“De uma coisa eu sei. Adoro receber as pessoas e deixá-las à vontade. Tenho um jeito muito simples de ser e sou cativada com os detalhes de cada um.”

Para ela, ao entrevistar um convidado, é essencial estar em contato com quem se está entrevistando.

“Vejo muita gente mais preocupada com o assunto do que com a pessoa que está ali na sua frente. Ou mais preocupada em aparecer mais que o entrevistado. Sem críticas, mas isso ocorre bastante. Muitas vezes, o entrevistador é mais um ‘show man’ do que um entrevistador.”

Sinto um interesse profundo pelos artistas que recebo ou entrevisto. Minhas entrevistas são cercadas de respeito e crédito pelo entrevistado. A partir disso, muitas coisas surgem, desde risadas até lágrimas. Muitos saem dizendo o quanto gostaram da experiência de poderem se mostrar de uma forma saudável, tanto profissionalmente quanto pessoalmente. E isso porque ficamos pouquíssimo tempo juntos!”.

Equipe e Bastidores

foto de Faa Morena

Quando há sintonia entre quem produz um programa, o resultado é percebido por quem o assiste. Faa conta que a relação com a equipe é de muito respeito e cumplicidade. “Todos estão envolvidos em fazer do Ritmo Brasil um programa de qualidade e entretenimento. Um cartão postal da TV aberta.”

Uma característica interessante do programa é sair do estúdio e viajar pelo país. Além de trazer belas paisagens para a telinha, a experiência também produz situações inusitadas. “Fomos à Nova Iorque, Manaus, Salvador, Porto Alegre, São Luís e outros lugares para visitar a cultura e os artistas de lá. E as pautas surgem dessas situações.

Certa vez, em Salvador, fomos levados de surpresa, por nosso anfitrião, o radialista Walter Júnior, para gravar em um show de Ângela Ro Ro com Ivete Sangalo. E tinha ainda a Margareth Menezes! Foi uma experiência sensacional!”

Os Livros

Nas horas de lazer, Faa Morena gosta mesmo é de ler. “Adoro um bom livro. O bom livro é aquele que me atrai, desde o começo da leitura. Às vezes dou uma chance para o livro ficar bom depois do primeiro capítulo, mas se isso não acontecer eu o fecho e parto para outro. Estou terminando de ler “O Idiota”, de Fiódor Dostoiévski.”

E quando gostamos de algo, é natural querer repartir. Para comemorar seu aniversário, a apresentadora promoveu uma entrega de livros à Sociedade Pestalozzi.

“Queria uma festa beneficente, angariando donativos para uma entidade séria. Quando fui conhecer a Pestalozzi, amei o trabalho realizado e a seriedade com a qual o executam. Por isso a festa aconteceu lá!”

Com tanta história de vida e uma carreira cheia de curiosidades, nada mais natural que surgisse idéia de escrever um livro. E é exatamente isso que Faa está fazendo! O projeto já está em andamento e há planos de que o lançamento aconteça ainda este ano. Mas ela não pára por aí!

“Depois do livro sobre o Ritmo Brasil, devo lançar um livro de poemas ‘a la Faa’!”

Filosofia de Vida

Faa Morena é assim: forte, intensa, dedicada, consciente e transparente! Mas qual será sua filosofia de vida?

“Seguir a minha verdade! E nunca esquecer da força que existe na lei da ação e reação. Se movemos uma pedra aqui, claro que todo o universo é mobilizado. Daí, nossos movimentos ficam mais responsáveis!”

Comentários

REVISTA ESTILO FASHION

Edição 27

A Estilo Fashion é publicada semestral e contém assuntos váriados como moda, gastronomia, saúde, etc.

SAIBA MAIS

ANUNCIOS

  • Advogado

    Luiz Claudio Nunes dos Santos - Advogado

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Locação de Vestuários

    Blossom Bridal

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Clínica Médica - Fisioterapeuta

    Instituto Biodelta

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Psicologia Clinica

    Dra.Patricia de Almeida

    Veja mais sobre esse anuncio