Especial Páscoa: os mistérios do chocolate

Ele não é tão mau assim. Além de delicioso, é uma excelente fonte alimentar, possui nutrientes essenciais para a saúde dos ossos e dentes, para a função normal dos nervos, músculos e do sistema imunológico. Pena que engorda…

A Páscoa é a época de pensar em se esbaldar com as diversas opções de ovos de chocolate que estão colorindo as prateleiras dos supermercados e as vitrines de docerias e confeitarias. Hoje, eles podem ser encontrados em vários sabores e formas. Sem contar que estão cada vez mais irresitíveis. É possível saboreá-los nas versões light, diet, com baixo teor de gordura e etc.

O que pouca gente sabe é que, apesar de haver controvérsias, quando o assunto é saúde, o chocolate tem substâncias que são antioxidantes, que ajudam a prevenir doenças e o envelhecimento. Isto justifica o surgimento de tratamentos estéticos à base de cacau e chocolate, com banhos, sabonetes, cremes, loções e barras de massagem.

O problema é que o chocolate, como qualquer alimento calórico, engorda sim. Por ser rico em calorias, ele é composto por carboidratos, gorduras e uma pequena porção de proteínas. Além disso, estudos demonstram que o cacau possui substâncias químicas que podem causar o mesmo tipo de sensação percebida em pessoas viciadas em álcool ou drogas.

Uma delas é a anandamina, um tipo de gordura que ativa os receptores químicos cerebrais. Diversas pesquisas concluíram que uma barra de chocolate pode produzir uma sensação leve de bem estar, o suficiente para viciar mesmo.

Uma barra de chocolate possui aproximadamente dez miligramas de cafeína, que ajudam a elevar o estado de excitabilidade. Além disso, o chocolate tem efeitos sobre a serotonina e a dopamina cerebrais, substâncias presentes na regulação do humor e nos comportamentos compulsivos. A serotonina, por exemplo, causa aquela sensação de bem estar quando estamos felizes.

Por outro lado, o chocolate também contém um tipo especial de gordura, o ácido esteárico que, ao contrário da maioria das gorduras saturadas, não eleva o colesterol.

Agora, o melhor é pensar nos prós e contras, que envolvem este delicioso alimento, e não errar a medida nesta páscoa!

Mas afinal, porque a páscoa acontece?

Segundo o que prescreve o livro do Êxodo, no capítulo 12, os judeus celebravam a Páscoa no dia 14 do mês de Nissan. Era a celebração da libertação da escravidão do Egito para a liberdade da Terra Prometida por Deus a Abraão. A Igreja católica celebra a Páscoa cristã, Ressurreição de Cristo, acompanhando de certa forma a data da Páscoa judáica.

O professor e Teólogo, Felipe Aquino, diz que como o calendário judeu era baseado na Lua, então a data da Páscoa cristã passou a ser móvel no calendário cristão, assim como as demais datas referentes à Páscoa. Tanto na Igreja Católica, como nas Igrejas Protestantes e Ortodoxas. “O primeiro Concílio Geral da Igreja (Nicéia, 325dC) determinou que a Páscoa cristã fosse celebrada no domingo seguinte à primeira Lua cheia, após o equinócio da primavera do hemisfério Norte (21 de março), podendo ocorrer entre 22 de março e 25 de abril”, explica ele. Em astronomia, equinócio é definido como um dos dois momentos em que o Sol cruza o plano do equador celeste. Os equinócios acontecem em março e setembro, e são as duas ocasiões em que o dia e a noite têm duração igual.

Neste ano de 2010, a lua cheia acontece no dia 30 de março. Assim, a Páscoa será no dia 4 de abril, que é o primeiro domingo após a lua cheia. No ano que vem, a Páscoa será em 23 de abril. As datas móveis que dependem da Páscoa são: Terça-feira de Carnaval (quarenta e sete dias antes da Páscoa), Quaresma (tem início na Quarta-feira de cinzas e termina no Domingo de Ramos, uma semana antes da Páscoa), Sexta-feira Santa (a sexta-feira imediatamente anterior), Sábado da Solene Vigília Pascal (o “sábado de aleluia”, na véspera), Pentecostes (o oitavo domingo após a Páscoa) e Corpus Christi (a quinta-feira imediatamente após o Pentecostes).

Prof. Felipe Aquino é apresentador dos programas ‘Escola da Fé’ e ‘Trocando idéias’, na TV Canção Nova.

Comentários

REVISTA ESTILO FASHION

Edição 27

A Estilo Fashion é publicada semestral e contém assuntos váriados como moda, gastronomia, saúde, etc.

SAIBA MAIS

ANUNCIOS

  • Sex Shop

    A Toca da Loba

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Advogado

    Mangueira Advocacia

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Despachante

    Despachante Divino

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Odontologia

    Adriano da Silva Pochettini

    Veja mais sobre esse anuncio