Escritório em casa

Hoje, no Brasil, quase 5.000.000 de pessoas, quando o dia amanhece, não têm que dizer a frase: VOU SAIR PARA TRABALHAR!!!

Nem enfrentam o stress de levantar correndo, se arrumar e pegar um trânsito danado para chegar ao trabalho. O espaço para executar tarefas profissionais perto da família ganha cada vez mais adeptos.

Até quem só trabalha fora se vê compelido a manter uma espécie de posto avançado da atividade profissional em casa. A parafernália tecnológica é imprescindível no lar, sim, mas não pode tomar conta de todos os espaços e invadir territórios de outras atividades. O seu escritório pode ser montado num canto da casa. Se for bem organizado, terá o melhor de dois mundos: a funcionalidade e organização de um escritório de empresa e a suavidade e personalidade de uma casa: paredes coloridas, álbuns de fotos floridos, quadros e outros objetos pessoais.

1) Integração entre o Living e Escritório:

(Para garantir o convívio com a família ou por falta de um espaço próprio). Se for utilizar parte da sala como escritório, é importante escolher móveis bem planejados, que são fundamentais para deixar ocultos todos os seus acompanhantes: a papelada, os fios e os periféricos, como mouse e impressora. E deixar à vista somente o que vale a pena.

O ideal é concentrar tudo em uma parede só, com uma única estante que agregue todas as funções: área para trabalhar, para abrigar a TV e outros equipamentos e espaço para livros e objetos. As soluções de caixas, armários, gavetas e prateleiras servem para dar conta das miudezas que se multiplicam no espaço de trabalho. Cartuchos de impressora, colas e fitas adesivas são rapidamente achados nas caixas etiquetadas.

2) Espaço individualizado

Se você tiver espaço na sua casa, pode-se transformar em espaço para o home office as dependências de empregada, o quarto de hóspede, o home theater.

3) Total falta de espaço

Com as limitações dos espaços nos imóveis , temos vários arquitetos, designers e artistas com sugestões muito criativas para resolver nosso desejo de um cantinho para o escritório:

Escritório dentro do baú

Por fora, um enorme baú de madeira, revestido de couro. Por dentro, uma surpresa: a peça vira um escritório compacto, com gavetas, prateleiras, armários e uma mesa para o computador. A criação é do artesão e antiquário britânico Timothy Oulton. Com visual vintage, a peça é revestida com couro envelhecido marrom e finalizada com cerca de 3 mil tachas douradas. Tudo feito à mão. A peça pode ser comprada pela loja Restoration Hardware, na internet, e custa US$ 2.995. Por enquanto, a loja só faz entregas para os Estados Unidos e para o Canadá.

Escritório dentro do armário

Ao invés de varão para pendurar as roupas e gavetas, ele fica quase vazio, somente com algumas prateleiras mais estreitas e as portas. Dentro do ambiente principal que pode ser um quarto, ele vira um escritório camuflado. A escrivaninha tem que ser menor do que a normal, apenas do tamanho da profundidade do armário. A cadeira só vai para frente da mesa quando as portas se abrirem, quando não está sendo usada, faz parte da decoração do outro ambiente. Outra sacada dessa foto tirada do blog La Belle Vie (http://la-belle-vie.tumblr.com) é o aproveitamento das portas, que viram suporte para papéis, fitas, calendário entre outras.

Isso é que é aproveitar espaço!

Comentários

REVISTA ESTILO FASHION

Edição 27

A Estilo Fashion é publicada semestral e contém assuntos váriados como moda, gastronomia, saúde, etc.

SAIBA MAIS

ANUNCIOS

  • Chaveiro

    Chaveiro Nilo

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Tatuagens

    Roots Tattoo Shop

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Decoração - Presentes

    Azuerc Presentes Finos

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Persianas

    Lumiar Persianas

    Veja mais sobre esse anuncio