Entrevista com a cantora Tânia Mara

Quem se depara com a cantora Tânia Mara e a ouve cantar logo se impressiona com sua voz doce e beleza física inegável.

Natural do Planalto Central, Tânia começou cedo a carreira. Aos 13 anos já se apresentava para o grande público. A trajetória profissional nesses 16 anos incluiu muita luta, dedicação e uma paixão pela música que só tem aumentado com o tempo. Hoje, aos 27 anos, Tânia comemora a entrada de mais uma de suas músicas em trilhas sonoras de novela, com ‘Gostava Tanto de Você’ em Viver a Vida e se prepara para uma nova e importante fase.

A cantora escolheu 2010 para gerar seu primeiro filho do casamento com o diretor de teledramaturgia Jayme Monjardim. Nesta edição da Estilo Fashion você confere um pouco da trajetória de Tânia Mara. Aproveite!

Entrevista

Estilo Fashion: Quando você descobriu a vocação para cantar?

Tânia Mara: Desde bem pequena! Quando tinha mais ou menos uns 8 anos, a brincadeira que mais gostava era pegar alguma coisa parecida com microfone, tipo escova de cabelo ou vassoura cantar ou dublar alguma cantora da época. Meus pais falavam que eu seria cantora, e quanto mais eles repetiam isso, mais eu me animava a cantar com meus microfones improvisados!

Quando aconteceu a escolha pela carreira de cantora?

Eu tinha uns 13 anos quando participei do meu primeiro festival de música em Brasília cantando a música Romaria. Esse foi meu primeiro contato com o grande público. Eu venci o festival e, além dos prêmios, ganhei do meu pai um microfone profissional. A partir daí não faltava mais nada! Eu já gostava de cantar e, depois de todo aquele reconhecimento não foi difícil me decidir a continuar na carreira!

Está com quanto tempo de carreira?

Já são 16 anos, dedicados exclusivamente à música.

Quantos cd’s lançados?

São cinco cd’s e um dvd ao vivo que traz participações para lá de especiais: Elba Ramalho, Alexandre Pires, meu irmão Rafael Almeida, Banda Yahoo, Roberta Miranda e o queridíssimo Marcus Viana.

Apesar de muito nova, você já fez muita coisa em sua carreira. Conte um pouco de sua trajetória até chegar à carreira solo e à linha musical que segue agora.

O primeiro passo foi o festival de Brasília do qual falei, depois vieram outros e também várias apresentações em trios-elétricos, rádios e emissoras de televisão locais. chegou um momento em que já não havia mais o que se fazer em Brasília! Já tinha cantando em quase todos os locais possíveis! Foi quando minha família tomou a grande decisão de nos mudarmos para São Paulo em busca do sonho de todo artísta da música: gravar um cd e trabalhar para ter um trabalho reconhecido por todo o Brasil. Chegamos a São Paulo sem conhecer muita coisa e começamos a bater nas portas de estúdios, gravadoras e emissoras de televisão em busca de alguma oportunidade de mostrar o meu trabalho. A primeira chance que surgiu foi a participação como apresentadora no programa Fantasia no SBT. Não pensei duas vezes! Fiz os testes, passei e comecei a apresentar o programa junto outras meninas. Na época eu tinha uns 16 anos. Logo depois disso veio a grande realização de gravar o meu primeiro trabalho musical por uma gravadora.

Em sua opinião, quais são os pontos positivos da carreira de cantora? E os negativos?

Sinceramente, eu só vejo os positivos! Não consigo ver nada negativo por que até as dificuldades para se alcançar e realizar um sonho são consideradas positivas, pois não deixam ser experiências que um dia vão nos servir para sabermos agir em alguma situação. Mesmo porque tudo que acontece em qualquer carreira acaba fazendo parte do processo para se chegar ao sucesso.

Você também compõe? No que se inspira?

Atualmente não estou me dedicando tanto às composições por falta de tempo. Mas é uma das coisas das quais gosto muito de fazer e pretendo retomar com força para ter um material próprio no meu próximo disco. A inspiração vem do dia a dia, dos acontecimentos do mundo, da vida e de histórias dos seres humanos. Também das paixões, coisas que acontecem e mexem com o nosso sentimento…

Você já teve quantas músicas em trilhas de novelas? Quais? Qual a sensação de ter uma música sua ligada à história de um personagem?

Até o momento foram 5 músicas: ‘Louca Paixão’ em América, ‘Se Quiser’ em Páginas da Vida, ‘Tempo de Paixão’ em Malhação, ‘Sonho Lindo’, que foi tema de abertura da novela Desejo Proibido e, a mais recente, ‘Gostava Tanto de Você’, que está na trilha da novela Viver a Vida. Ter uma música em novela é o sonho de qualquer um e traz uma sensação de reconhecimento do seu trabalho, além de ser uma forma muito bonita de mostrar sua música para o público, porque com a música vem o trabalho dos atores e atrizes que passam a emoção para o público.

Você já ganhou alguns prêmios. Quais foram eles?

Foram vários, mas há dois prêmios que me marcaram, são inesquecíveis: O primeiro foi o festival de música em Brasília, que me deu forças para acreditar no sonho de gravar um disco e seguir a carreira de cantora. E o segundo foi o prêmio ‘Melhores do Ano de 2007’, no ‘Domingão do Faustão’, na categoria ‘Melhor Música de Novela’, coma música Se Quiser, (Versão brasileira da música Anytime de Kellu Clarkson na novela Páginas da Vida) foi realmente incrível, pois esta música marcou minha história como interprete.

Você apresentou, por um ano, o programa Fantasia no SBT. Como foi essa experiência? Gostaria de voltar à televisão?

Foi maravilhosa e confesso que tenho saudade de fazer TV, quem sabe um dia eu volte?!

Quais são seus próximos projetos ?

Os projetos são muitos, já estamos começando a pensar em um novo trabalho musical, que deveremos iniciar em meados de 2010. E também já estou me preparando para o meu maior projeto pessoal que é ter o meu primeiro baby!

Como você se define?

Uma pessoa normal, com qualidades e defeitos, mas sempre buscando melhorar como ser humano e também como profissional da arte. Também me considero muita sincera, às vezes até demais!

Comentários

REVISTA ESTILO FASHION

Edição 27

A Estilo Fashion é publicada semestral e contém assuntos váriados como moda, gastronomia, saúde, etc.

SAIBA MAIS

ANUNCIOS

  • Doçaria

    Senhor Pudim

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Contabilidade e Assessoria Jurídica

    Mairena Serviços Contábeis

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Clínica - Odontologia

    Alfa Consultorio Odontólogico

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Psicólogo

    Rafaella Santos Silveira

    Veja mais sobre esse anuncio