Elegância de Verão

Calor, viagens e descontração. O verão chegou, mas a atenção com o vestuário e boas maneiras não tira férias! Fábio Arruda explica como não descuidar da etiqueta mesmo nos dias mais quentes.

Verão… que deliciosa estação! Parece perfeito que em janeiro, o mês que abre o ano, o clima seja este, de mais pura exaltação tropical.
O calor faz com que nos entreguemos à malemolência nos momentos de prazer, à preguiça curtida sob os raios de sol.
Tudo muito propenso ao deleite e à descontração, mas isso não precisa e nem deve significar esculacho. Vestimo-nos com menos roupa e as cores explodem, ao contrário da sobriedade outono-invernal, mas observar algumas regrinhas é fundamental para que sejamos elegantes nos meses acalorados.

Minha mãe é pernambucana e em sua terra natal é verão durante praticamente os 365 dias do ano. Mesmo assim, sempre a vi bem-posta e colocada, independentemente da temperatura.
Não há elegância se não estivermos apropriados. A começar pelo traje adequado.
As roupas são mais leves, mais curtas e decotadas, mas nada de cair no exagero. Não vamos entrar na letra do Ultraje a Rigor, sucesso nos anos 1980: “Pelado, pelado, nu com a mão no bolso…” A sensualidade desmedida se transforma em vulgaridade. Maiôs, biquínis, sungas e demais trajes de banho (seja para o mar, piscina ou apenas para o sol) não são adequados para se sentar à mesa. Se não é permitido entrar em shoppings centers ou estabelecimentos comercias e em transportes públicos, por exemplo, é porque devemos respeitar os demais.
Se você está no relax total do clube ou à beira da praia, coloque uma saída ou canga.

Para os homens, camiseta — todo cuidado com as tais regatas, pois elas podem deixar à mostra fios ou pelos, o que causa má impressão — e todos com os cabelos penteados e sem uma película de areia ou cloro pelo corpo. Estar molhado pode estragar os estofados de sua casa ou, ainda pior, a dos amigos que lhe recebem. Que tragédia!
Depois de horas torrando ao sol ficamos mais cansados e amolecidos, mas nada justifica arrastar as chinelas como se não tivesse forças para caminhar. Mulheres que insistem no salto alto na areia, além de fora de contexto são fortes candidatas a uma torção no tornozelo. Chapéu ou boné são fundamentais para proteção, mas é de bom tom retirá-los para entrar em recintos fechados. Óculos escuros são acessórios campeões de charme, mas dispense-os para conversar (a não ser que esteja sob sol forte) ou em ambientes internos. É sinal de atenção e boa educação. Vale lembrar: nada de mergulhar na piscina todo besuntado de protetor ou loção bronzeadora. Além de contaminar a água, o que vai queimar é o seu filme.

Quanto à alimentação, comidas leves são mais indicadas, pois você não vai se sentir pesado nem sem disposição. Ingerir muito líquido é questão de saúde, mas por maior que seja a sua vontade, não se assemelhe a um camelo no deserto com aqueles ruídos de uma sede desesperada. Cuide de seus lanchinhos e principalmente do que restou deles.
Saquinhos, garrafas PET ou restos de frutas espalhados ou abandonados pela praia e piscina são a maior falta de respeito e de boas maneiras. Gente elegante cuida de seu lixo e não polui.
Curtir os bons momentos da vida, respeitando quem está à nossa volta é um delicioso exercício de convivência e quando lembramos que tudo pode ser feito com charme e respeito, nos faz sentir mais capazes para desfrutar muito mais de tudo o que a vida tem a oferecer.
Já ouvi que mulheres elegantes não sentem frio, calor e também não transpiram. Claro que não é verdade, mas que elas disfarçam como ninguém, não há a menor dúvida!

Tags:

Comentários

REVISTA ESTILO FASHION

Edição 27

A Estilo Fashion é publicada semestral e contém assuntos váriados como moda, gastronomia, saúde, etc.

SAIBA MAIS

ANUNCIOS

  • Clínica Especializada - Perucas e Mega Hair

    Karla Cia do Cabelo

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Lavanderia

    Lavancouro Lavanderia

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Investimentos

    MBM Investimentos

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Assistência Técnica - Informatica

    Bidotech Notebooks

    Veja mais sobre esse anuncio