Criatividade para reciclar e decorar: do lixo ao luxo

A imprensa divulga, o meio ambiente se recente, as cidades sofrem… O lixo é , hoje em dia, o recurso mais abundante fornecido pelas nossas cidades e o maior problema para seus habitantes e administradores

Muitos profissionais de design estão se voltando para a reutilização de objetos e embalagens, com a intenção de diminuir a quantidade de lixo gerada e, assim, contribuir para um planeta mais sustentável no presente e no futuro. É o que todo mundo quer, né? Mas no design, reciclar sem abalar o resultado estético é um desafio e tanto.

Mesmo assim, cabeças criativas fazem surgir ideias bacanas e transformam objetos descartados no nosso dia a dia em verdadeiras obras de arte, que podem ser utilizadas em qualquer ambiente ou casa.

Vamos a alguns exemplos:

Luminárias

Cabides e roda de bicicleta

Você tem alguma ideia do que alguns cabides de plástico ou madeira, um aro da roda de bicicleta e lacres de plástico poderiam se tonar? Eles sabem! Todos esses objetos, juntos, viram luminárias de estilo nas mãos dos designers Courtney Hunt e Alex Witko, do estúdio Organelle Design, com sede em Vancouver, Canadá.

Disquetes

A + Oyo, formada pelos designers poloneses Adam Groch e Olga Dabrowska, encontrou uma nova utilidade para essas peças. Em vez de ir para o lixo, os disquetes antigos foram transformados em um pendente moderno, com efeito industrial.

Olhando assim, nem parece que essa luminária de mesa foi feita apenas com dez garrafas PET e papelão reciclado. O trabalho é da designer britânica Sarah Turner. Ela recortou o fundo das embalagens e dobrou as tiras para trás, deixando o plástico em um formato parecido com o de uma flor. No centro, uma lâmpada ilumina a peça inteira. A parte interna da base foi construída com papelão.

Latas de Spray

Todos os anos, milhares de latas de sprays são jogadas no lixo, poluindo rios, mares e lagos, depois que seu conteúdo é consumido. Para diminuir o acúmulo desse material, a equipe do estúdio esloveno Zek criou as luminárias feitas de latas de spray vazias. A criação foi escolhida como uma das 25 melhores do festival de Lighting Guerilla, realizado nas cidades de Ljubljana e Kranj, na Eslovênia, no meio deste ano.

Comentários

REVISTA ESTILO FASHION

Edição 27

A Estilo Fashion é publicada semestral e contém assuntos váriados como moda, gastronomia, saúde, etc.

SAIBA MAIS

ANUNCIOS

  • Trajes á Rigor-Aluguel-Vendas

    Judy Noivas

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Estofaria

    Estofaria - Car-Moveis

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Confeitarias

    Confeitaria Monte Castelo

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Decoração - Forro

    Só Forros & Cia

    Veja mais sobre esse anuncio