Cranberry: combate às infecções urinárias

Necessidade frequente de ir ao banheiro e dor aguda na parte inferior do abdômen. Esses são alguns dos sintomas da cistite – inflamação na bexiga – doença causada, em 90% dos casos, pela bactéria Escherichia coli. O tratamento requer uso de antibióticos. No entanto, muitos médicos brasileiros indicam o suco de cranberry como auxiliar no tratamento das infecções urinárias, entre elas a cistite.

Nos Estados Unidos, as americanas sempre tomaram o suco de cranberry (cujo nome brasileiro é Oxicoco) para prevenir e tratar problemas urinários. A U.S. Farmacopeia, “bíblia” americana dos medicamentos, traz, entre as principais indicações para o tratamento das infecções urinárias, o suco da frutinha. Conforme pesquisa publicada no Journal of the American Medical Association (junho 2002), descobriu-se que a proantocianidina (PAC), composto encontrado na fruta, atua de forma a evitar que as bactérias ganhem aderência na parede do aparelho urinário. Esse efeito dura cerca de dez horas. O estudo sugere, que sejam consumidos dois copos do suco ao dia, em intervalos apropriados, para que surta o efeito desejado.

As propriedades antissépticas do cranberry fazem com que a urina tenha sua acidez aumentada, dificultando a proliferação bacteriana – a “vilã” das infecções urinárias. A substância que se chama proantocianidina é quem impede que esses bichinhos se fixem nas paredes da bexiga e da uretra, afastando a possibilidade de eles se multiplicarem.

O cranberry não é cultivado no Brasil, mas está disponível em forma de suco, na versão normal e light. Hoje uma única empresa disponibiliza o produto ao mercado brasileiro, a Juxx, que produz o suco no Estado de São Paulo com concentrado importado dos EUA, Canadá e Chile. A bebida ganhou o reconhecimento da Sociedade Brasileira de Urologia e é recomendada por médicos pelos benefícios que oferece. A versão light traz o selo da Associação Nacional de Assistência ao Diabético (Anad).

Comentários

REVISTA ESTILO FASHION

Edição 27

A Estilo Fashion é publicada semestral e contém assuntos váriados como moda, gastronomia, saúde, etc.

SAIBA MAIS

ANUNCIOS

  • Estética - Fisioterapia

    Physio Esthétique Draª Shayenne Pires

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Estética e Beleza

    Beleza Fashion

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Advogado

    Vieira e Vieira Advogados

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Escuna - Passeio

    Escuna e Pousada Banzay

    Veja mais sobre esse anuncio