Comprometimento na Empresa

No mundo atual, onde as transformações econômicas, sociais e tecnológicas são cada vez mais frequentes, o comprometimento na empresa apresenta-se como uma vantagem competitiva, pois na busca permanente por qualidade e eficiência, as organizações necessitam do investimento das pessoas no trabalho.

Um grupo comprometido é um recurso disponível para levar adiante os objetivos da empresa, porém o comprometimento é uma disposição a agir, uma vez que ele subentende uma forte identificação da pessoa aos valores da organização, a vontade de exercer esforços consideráveis e de permanecer nela como um colaborador imprescindível.

Na realidade, o comprometimento está muito ligado à eficácia e ao amor com que as pessoas executam uma tarefa. O eficaz faz mais, em menor tempo e com menos custos. E, adicionado um pouco de paixão no que se realiza se completam os ingredientes para o comprometimento. Quando fazemos por paixão, não temos trabalho, apenas estamos nos divertindo.

Dependendo da circunstância e do contexto que estamos vivendo, podemos dizer que o comprometimento é uma qualidade que o ser humano pode ou não ter, ou seja, as pessoas são ou não são comprometidas. Pessoas comprometidas são capazes de exercer esforços consideráveis para ajudar a organização a alcançar seus objetivos.

O comprometimento vem de uma série de fatores. Entre eles, o ambiente de trabalho, a motivação atual, e estar encaixado no lugar certo na função. Pessoas felizes com a organização naturalmente dão mais o sangue. O comportamento nato também ajuda. Há pessoas que por natureza já são comprometidas, mas não é somente ele que traz o compromisso maior.

Estamos vivendo num mundo muito mais rápido. As mudanças acontecem com mais velocidade, e por isso as pessoas são mais ágeis nas tomadas de decisão. Isso colabora para que a eternidade de um relacionamento social, profissional, familiar e afetivo já não seja mais tão frequente.

Percebemos, em muitas situações, que as expectativas da empresa se chocam com as do empregado em virtude das diferenças entre o que a empresa espera do comprometimento de um colaborador e como esse se vê comprometido à organização em que atua. A base de tudo é a cultura da empresa, que nada mais é como seus donos pensam.

A organização é quem deve dar o primeiro passo. Se ela for comprometida com o colaborador, a reciprocidade será a mesma. Dizem que grandes empresas atraem grandes colaboradores, enquanto empresas medíocres têm colaboradores à sua altura também. É a lei da atração.

Vivemos num mercado altamente competitivo, e o grande desafio das empresas é “descobrir e formar talentos para o sucesso profissional”. Tudo que fazemos é baseado nessa frase.

Quando iniciamos um processo na busca do aperfeiçoamento contínuo da gestão empresarial tudo pode ser treinado, desde que as pessoas queiram, e que os gestores da empresa queiram.

Não adianta treinar atendimento excelente aos clientes se os gestores não atendem bem aos seus colaboradores. Isso é um paradoxo. Gestão de pessoas é efeito cascata.

No mundo corporativo de hoje, é comum encontrar profissionais que se dedicam muito ao trabalho e acabam negligenciando sua saúde e seus relacionamentos pessoais. Mais é possível equilibrar o comprometimento à empresa sem prejudicar a vida pessoal.

O profissional completo é composto de 4 cernes: físico, social/emocional, mental e espiritual. Quando preenchemos todos esses 4 itens, alcançamos o equilíbrio. Esse é o desafio.

Nós temos vários papéis dentro da sociedade, somente para citar alguns: papel de pai, filho, marido, amigo, empresário ou colaborador, etc. O mais importante, é termos tempo para todos esses papéis que mais impactam a nossa vida e das outras pessoas.

Dessa forma, para se obter vantagens competitivas e atingir suas metas, as organizações necessitam de pessoas comprometidas que se identifiquem com elas, e para que isso aconteça se faz necessário que a empresa possibilite condições para que seus colaboradores alcancem seus objetivos pessoais.

Comentários

REVISTA ESTILO FASHION

Edição 27

A Estilo Fashion é publicada semestral e contém assuntos váriados como moda, gastronomia, saúde, etc.

SAIBA MAIS

ANUNCIOS

  • Estética e Beleza

    La Sophie

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Buffet - Salão de Festa

    Yumi Jun Festas

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Refrigeração

    Bom Clima Resende Refrigeração

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Bem Estar - Beleza

    Espaço Flores de Lavanda

    Veja mais sobre esse anuncio