Começar com o pé direito

Chegou a hora da entrevista? A especialista em Recursos Humanos, Priscila Soares, explica que não há nada a temer na busca do primeiro emprego

Primeira entrevista de trabalho. Este é um dos momentos mais assustadores da vida de qualquer pessoa. Porém, não há o que temer. Hoje, temos recursos bem diferentes de antigamente e que podem auxiliar os jovens profissionais.

A busca pelo primeiro emprego já está começando mais tarde. De acordo com a pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nos últimos oito anos, caiu em 27% o número de jovens entre 15 e 17 anos que trabalham ou estão em busca. Pode-se notar que os jovens brasileiros já perceberam que precisam de mais escolaridade para conseguir um emprego melhor.

Entretanto, em qualquer idade, para não ter grandes problemas, o candidato pode preparar-se muito bem, mesmo sendo a primeira experiência. O primeiro passo é verificar com os familiares e amigos como foram as suas entrevistas, quais são as dicas que podem passar.

O uso da tecnologia também auxilia, o que, na época dos nossos pais, não existia. Hoje, há na internet vários consultores de Recursos Humanos que escrevem artigos, postam entrevistas sobre este tema. Tenha certeza que os conselhos destes profissionais podem trazer algumas mudanças de postura na hora da entrevista.

Desse ponto em diante é que há algumas alterações, dependendo do perfil de cada candidato. Se ele ainda estiver no Ensino Médio, deve procurar os professores e diretores da escola para verificar quais as diretrizes que eles podem passar. Já no caso do Ensino Superior, além de pedir ajuda aos professores e colegas de sala (neste período são comuns as entrevistas), há setores especializados, oferecidos pela própria instituição, que, além de ensinar a preparar um currículo, realizam “entrevistas testes”, que mostram ao participante como são essas entrevistas, quais os erros que cometeu, no que ele se destacou, e assim por diante…

Além de aprender sobre a postura ideal para a entrevista, ainda há dois pontos que não podemos deixar de lado: conhecimento da empresa e vestimenta. Os dois são muito simples de acertar.

Antes da entrevista, é importante que o candidato busque informações sobre a empresa. O mais prático e garantido é por meio do site oficial da organização. Fique atento a todas as informações – que segmento ela atua, quais serviços/produtos oferece, está situada apenas na cidade ou possui filiais. Isso mostrará que o candidato está interessado.

O visual é a parte mais simples. Para homens, traje completo: terno e gravata. Para mulheres, uma roupa social, que pode ser calça ou saia, com sapato de salto (de preferência). Evite usar cores muito vibrantes. Como dizem diversos estilistas, menos é mais. E para uma entrevista de emprego, isto também é válido.

Existem muitos mitos sobre as entrevistas de trabalho. O mais importante, não apenas na primeira, mas em todas, é sempre ir preparado. Seja você e não tenha medo – teremos que passar por isso por toda a nossa vida.

Comentários

REVISTA ESTILO FASHION

Edição 27

A Estilo Fashion é publicada semestral e contém assuntos váriados como moda, gastronomia, saúde, etc.

SAIBA MAIS

ANUNCIOS

  • Ótica

    Otica Luz e Otica Olhar de Luz

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Estética e Beleza

    Vila Algarve Estética e Beleza

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Contabilidade

    J.Moreira Contabilidade

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Gastronomia

    Pimentas Restaurante

    Veja mais sobre esse anuncio