Cátia Fonseca: a mulher por trás da apresentadora

Ela entra em milhares de casas em todo o Brasil, quatro horas por dia, cinco dias por semana. Com seu jeito alegre e espontâneo de conduzir o programa Mulheres da Tv Gazeta, fica fácil para o telespectador imaginá-la como alguém de casa, da família.

Há 14 anos Cátia Fonseca é conhecida do público. Apresentou programas na Rede Mulher, Tv Manchete, Record e Gazeta, e muito já foi dito sobre sua trajetória.

Mas, para entender o sucesso de Cátia, é preciso olhar para a mulher por trás da apresentadora. Casada e mãe de dois rapazes, de 21 e 16 anos, ela divide seu tempo entre cuidar da família, preparar-se e apresentar o programa, e ainda encontra espaço na agenda para fazer artesanato!

Cátia Fonseca apresentando o Mulheres

O primeiro contato com as artes manuais veio no trabalho. E, para que seu público pudesse entender as aulas dadas pelas artesãs, Cátia concentrava-se em pensar quais seriam suas dúvidas. A vivência diária criou o hobbie, que logo tornou-se uma paixão.

Hoje, Cátia faz um pouco de tudo. Ela conta: “eu conheci o artesanato quando apresentava o programa Pra Você. E nós tínhamos muito tempo para fazer, então dava para aprender e fui pegando gosto. Hoje adoro! Eu sempre gostei de fazer as coisas em casa, pintar um armário… Eu faço patchwork, pintura em madeira, bijuterias… Faço para mim e dou de presente também. Um dia, fui na casa da Vilma (Coordenadora de Moda e Beleza da Tv Gazeta). Ela comentou que queria fazer uma parede lilás e eu falei: vamos fazer! Comprei as tintas e fiz uma textura na parede dela! Teve também o Serginho da maquiagem. Ele estava triste, porque tinha terminando um relacionamento, aí eu disse – Vamos mudar a cor da sua casa! Também fiz uma textura! Eu gosto destas coisas, é uma espécie de terapia! E também me ajuda no trabalho porque tenho que interagir muito no programa e a minha dificuldade é a dificuldade de quem está em casa.” Cátia é assim, simples, intensa e muito dedicada em tudo o que faz.

Bastidores do Trabalho

A preparação para apresentar as quatro horas do Mulheres começa no dia anterior, logo após o programa terminar. A produção envia as pré-pautas, uma espécie de roteiro explicando como vai funcionar a atração que virá no programa no dia seguinte e ela estuda em casa. Caso tenha alguma dúvida, Cátia liga para o produtor e tenta entender o que ele quis passar ao público quando pensou na atração. “Nós temos um trabalho muito legal com a equipe aqui. Há uma sintonia entre nós e um respeito muito grande. Eu não faço o que eu quero e nem a produção faz o que ela quer, nós fazemos o que o público quer assistir. Não é simplesmente chegar lá, no ar, e fazer. Tem que haver respeito. Trabalhar em equipe é isso. Quando o produtor monta a pauta, ele já imagina como ela vai funcionar e eu não tenho o direito de jogar o trabalho dele fora. Eu gosto de entender o que ele pensou para conseguir executar no programa.”

Cátia Fonseca e a fofoqueira Mamma Bruschetta

O trabalho continua na manhã do dia seguinte. Ela acorda bem cedo, entre cinco e meia e seis horas. Enquanto a família se prepara para mais um dia de atividades, Cátia pesquisa informações a respeito dos convidados que terá no programa que começa às 14h. Depois de levar o filho à escola, ainda encontra tempo para fazer um pouco de artesanato, antes de seguir para a Gazeta. Lá, reúne-se com a diretora, para acertar os últimos detalhes do programa.

Viagens e lazer

Cátia Fonseca

A rotina é intensa, mas também há espaço para o lazer. Quando está com a família, ela gosta de passar tempo em sua chácara. Mas quem pensa que Cátia fica deitada na rede se engana! “Eu gosto de limpar cocheira, dar banho no cavalo, no cachorro… Nós ficamos inventando coisas para fazer como, por exemplo, renovar o canil, pegar a enxada e cavar, pintar as portas das cocheiras…”.

Quando o assunto é viagem, descobrimos uma paixão: Fernando de Noronha. Ela já visitou o arquipélago oito vezes! “Eu sou enlouquecida por aquele lugar! O Brasil tem muitos lugares lindos, mas não sabe valorizar essa riqueza. E Fernando de Noronha tem uma estrutura que é muito importante e deveria ser seguida pelos outros lugares do país, porque é própria para o turismo”.

Cátia acaba de voltar de férias. Desta vez o destino foi diferente, mas não menos exótico – Moçambique, na África. “Eu cheguei lá e fiquei abismada em ver como eles recebem bem, o quanto são solícitos, sorridentes… Como é linda aquela terra e pouco utilizada para o turismo. Também fiz algo que queria muito – um safári na África! Na verdade não fiz um, mas três! Foi muito legal!”

Estilo

Por ser tão eclética, Cátia diz que não tem um estilo definido! “Meu estilo é o do momento! Teve fase em que eu só usava jeans, em outra, só gostava de tailleur. Tem fases em que eu gosto só de verde, em outras, só de amarelo… Meu estilo, na forma de se vestir, tem muito a ver com meu estado de espírito na fase. E o meu estilo de vida é você aproveitar o hoje. O amanhã será importante, o passado foi importante, mas o hoje é essencial! Às vezes queremos ‘abraçar o mundo com as mãos’ e acabamos perdendo o hoje. Você acaba perdendo tantas coisas legais que poderia aproveitar, porque está sempre pensando no amanhã. E você nunca vai ter o futuro se não viver o presente, por isso o hoje para mim é o momento mais importante!”.

Comentários

  • Marly

    Catia, tomara que eu esteja entrando no seu facebook correto, acompanho vc desde o início de sua carreira e vi com vc mudou, tenho algumas semelhanças com seus pensamentos/e ou atitudes, gosto muito de artesanato e gostaria que vc sugerisse à
    sua produção maaaaaaiiisss artesanato inclusive nas sextas-feiras, faco à mais de
    30 anos pintura em tecido, madeira, enfim tudo que aparece eu topo.
    bjs Marly – ve se dá para responder né….

  • Elizabeth

    Acreditem ….Eu reclamei que estou pagando e ainda não recebi o meu Kitty chopper, me ligaram e me deram tranquilidade dizendo que houve um problema, que iriam me mandar o de 17 peças até o final deste mês, sem nenhum acréssimo, ou taxa. Pois bem. Me senti desrespeitada quando recebi a fatura do cartão deste mês, e vi lançada uma nova compra da Kity chopper..que absurdo!!! Eu me senti roubada, usaram a minha confiança, para lançar sem minha autorização nova compra, sendo que eu estou já pagando por um produto q. não recebi, e ainda me lançam uma nova compra do mesmo produto!!! Oque está acontecendo.Poxa..eu tirei todas as más impressôes..quando me ligaram ..tô sentindo mal com isto.Não só pelo valor, mas pela falta de respeito, de usarem os numeros do meu cartão, pra lançarem nova compra..e eu nem recebi o produto. Meu marido Bloqueou meu cartão com medo!! Só me falatava essa.Deveria chamar KIT ENGANO!!

  • Solange

    Cátia sou sua fã.Olha! acho você muito talentosa;Asistia todos os dias seu programa na Rede Recor de Televisão.Tomara que vc volte,para que eu possa te assistir.
    Você é muito bonita e inteligente.Gosto muito do seu programa,porque tem artesanato,culinária etc.

    Um abraço.

    Te amo.

  • Silvana Cristina de O Silva

    Assisto todos os dias seu programa, te acho muito bonita e muiito alegre.Você trasmite muita trnquilidade.Que Deus continue te abençando e sua familia tambem.Que seu programa continue no ar por muitos anos.Me manda um abraço.Beijos da sua eterna fã. Silvana Cristina

  • magali

    Cátia acompanho seu programa desde o Pra Você, te admiro como pessoa e como profissional, nota-se que vc é uma pessoa muito simpática bjs

    Magali 23 07 2011

  • Wagnacarmem

    Cátia adoro o seu programa, uma di suas viagem foi em um cruzeiro e estou querendo fazer um para itajai, bariloche, buenos aires. O que você me diz e uma boa.
    Obrigada
    wagna

  • Tiaanginha

    Catia tenho uma admiração muito grande por voce até parece que voce joga no meu time sou dona de casa e amo fazer artesanato e pintura de telas, tenho um sonho de ti conhecer pessoalmenter. bjs.

  • Crnemeth

    Catia gosto mto do seu jeito agradavel de ser.
    Curto o seu programa,mto bom.
    Gosto do DR Emiliano ele é mto bom.
    bjos.

  • Rosana

    CATIA GOSTO MUITO DE VC ACOMPANHO VC A MUITO TEMPO ACHO VC UMA PESSOA PRA CIMA E DEDICADA EM TUDO QUE FAZ.

  • Dilma Martins Braga Lima

    posso dizer com toda verdade do meu coracao, o mulheres tem a melhor apresentadora ate hoje, eu acompanho o programa desde 1985, e na minha modestia opiniao igual ela nao teve outra. ela e simples e conversa com as pessoas de igual pra igual, e nao com arrogancia so porque e apresentadora. beijos Catita.

  • Adriana Fernandes

    catia você é de mais te curto de montão;-) :-)

  • Sonia Consolin

    Oi Catia, não perco seu programa, adoro também a mama, curto muito qdo vc faz alguns comentarios e dicas como maquiar-se, vestir-se, e também qdo vc fala como ser imparcial com as pessoas, sigo muito os seus conselhos acho bacana, sua sinceridade vc não consegue disfarçar qdo não gostou de algum prato péço para vc falar para sua equipe atualizar as receitas como bolo bombom, pão de batata do Jurandyar Afonso, ja pedi e eles não colocam, beijos fique com DEUS

  • http://www.facebook.com/people/Darci-Oliveira-Paula/100002425680030 Darci Oliveira Paula

    ADORO O SEU PROGRAMA BSJ FELIS DIAS DAS MAES BJSSS

  • patricia

    catia gosto muito do seu programa vc a mama o silvyio o riquinho fifio e outros que deve ficar atras das cameras e o estilo familia e e isso que o brasil precisa de familia para ter mais amor nos coracoes para para mais as violencia.bjos patricia e sua filha julia de 8 meses.

REVISTA ESTILO FASHION

Edição 26

A Estilo Fashion é publicada trimestralmente e contém assuntos váriados como moda, gastronomia, saúde, etc.

SAIBA MAIS

ANUNCIOS

  • Cabeleireiros - Estética

    P & P Cabeleireiro e Estética

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Buffet

    Buffet Dilma Carvalho

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Clínica Médica

    Clínica Nossa Senhora de Fátima

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Contabilidade - Escritório

    Contact Assessoria Contábil

    Veja mais sobre esse anuncio