Cartagena de Índias

História e natureza na Colômbia que você precisa conhecer

Por muito tempo a Colômbia só foi citada nos noticiários internacionais pelas ações ousadas da FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) ou pelos grandes cartéis de drogas de Cáli e Medellin. Mas a Colômbia mudou, e mudou para melhor. Esqueça tudo o que você já ouviu falar do país. Hoje a Colômbia é um destino seguro para o turismo e com destinos paradisíacos, imperdíveis para quem ama viajar.
Nas próximas três edições da ESTILO FASHION você vai embarcar comigo nesta viagem para os encantos colombianos e descobrir ao menos três grandes motivos para colocá-los na sua lista para as próximas viagens.

Nesta edição, vamos começar pelo mais popular deles: Cartagena de Índias. A cidade ficou mais conhecida dos brasileiros após ser cenário paras as primeiras cenas da novela global Aquele Beijo, em 2011.

Histórica e muito charmosa, Cartagena encanta por unir o antigo e o novo, história e natureza exuberante, tudo em um único destino. É na cidade amuralhada que Cartagena leva o visitante de volta ao passado. Nela, prédios coloniais centenários são cortados por ruas de paralelepípedos que, além dos pedestres e dos poucos automóveis, dividem espaço com o principal veículo da cidade velha: as charretes.

Se em Veneza o turista não pode deixar de passear de gôndola, em Cartagena o passeio de charrete também é obrigatório. Em apenas 15 minutos é possível ter uma visão panorâmica de toda a parte interna da muralha e entender melhor porque a área é considerada um Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Escolha o passeio noturno, quando a iluminação deixa as ruelas ainda mais charmosas e românticas.

A melhor forma de entrar no clima da cidade é se hospedar na parte interna das Muralhas que, apesar de estar um pouco distante da praia, é o ponto alto da cidade. Lá, existem opções para todos os gostos, hotéis estrelados, pousadas charmosas e até
mesmo hostels.

Depois de um dia de caminhada nas ruas históricas, o ponto de parada oficial é o Café Del Mar. Estrategicamente localizado em cima das muralhas e com vista para o mar, abriga o pôr do sol mais disputado da cidade. Lá, turistas acomodados em mesinhas ou sofás assistem ao espetáculo da natureza ao som de um DJ e regado a champanhe.

A gastronomia é outro ponto forte de Cartagena. Inúmeros restaurantes recebem viajantes de todos os gostos e bolsos, sempre com atendimento de primeira e comida de qualidade. Na Enoteca, localizada na Calle San Juan de Dios Nº 3-39, é possível tomar um bom vinho acompanhado de massa, carne, peixe ou pizza. Tudo muito saboroso, bem servido e ao som de música ao vivo. Mas se você quer um jantar romântico inesquecível, o destino deve ser o El Santíssimo, na Calle Del Torno Nº 39- 62. Nele, o cardápio impecável não fica devendo nada a restaurantes conceituados de São Paulo ou Paris. Mas se resolver visitá-lo não esqueça que é imprescindível pedir que seu hotel ou pousada faça uma reserva.

Somente essas qualidades já seriam suficientes para uma viagem inesquecível, mas Cartagena tem muito mais a oferecer, agora fora das muralhas, por estar localizada às margens do mar do Caribe.

As melhores praias precisam ser visitadas em passeios de barco, mas todos valem o esforço. O mais concorrido é o que leva para as Ilhas do Rosário, paraíso de águas verdes, areia branca, peixes e corais. O arquipélago com 27 ilhas fica distante apenas uma hora da cidade. Ao contratar o passeio, não deixe de perguntar se ele inclui uma parada no aquário. Lá, além de assistir ao show dos golfinhos, você pode nadar com um deles e até alimentá-lo. A experiência é única!

O passeio, que dura um dia inteiro e inclui um almoço típico simples com pescado, arroz de coco e patacon (banana verde frita), sai por 45 pesos colombianos, mas mergulhos no percurso e a visita ao aquário são cobrados à parte, portanto, vá prevenido.

Quer mais praia? Então visite a Isla de Barú, uma grande ilha de praias de areias finas, brancas e jardins submarinos que pode ser visitada por via aquática, atravessando a Baía de Cartagena, ou em veículo, cruzando o Canal do Dique numa balsa ou ferryboat.

A Isla de San Bernardo também encanta por suas lindas praias, mas lá é preciso tomar precauções, pois há zonas e temporadas de intensas correntes marinhas.
Fora da cidade, também vale a visita ao Castillo de San Felipe de Barajas, a maior obra militar espanhola no Novo Mundo, com papel de destaque em várias guerras.

E se você ficou curioso para conhecer Cartagena de Índias, mas ainda não pode fazer as malas, comece com a leitura da obra do escritor Gabriel Garcia Márques, Amor nos tempos do Cólera, que se passa na cidade. Quer um pouco mais de realismo? Alugue o filme que leva o mesmo nome, com Javier Bardem no elenco. A história é sobre um homem que espera mais de 50 anos por seu verdadeiro amor. Romântico e intenso, como Cartagena!

Tags:

Comentários

REVISTA ESTILO FASHION

Edição 27

A Estilo Fashion é publicada semestral e contém assuntos váriados como moda, gastronomia, saúde, etc.

SAIBA MAIS

ANUNCIOS

  • Clínica - Veterinária

    Clínica Veterinária Pet Care

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Pet-Shop

    Pet Shop Lar Dog

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Clínica - Veterinária

    Bom Pastor - Clínica Veterinária

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Podólogo

    Podóloga - Claudineia Lanziloti

    Veja mais sobre esse anuncio