Cabelos: mitos e verdades

Acabe de vez com as dúvidas! O cabeleireiro Paulo Roth desvenda o que é real e o que é lenda quando o assunto são os preciosos fios.

O Cabelo porde acostumar com o xampu.

Isso não existe. O fato é que o produto normalmente é formulado para uma determinada ação e quando ele completa este processo o resultado pode ser alterado. Por isso, devemos trocar de xampu quando notamos alguma diferença e buscar um produto adequado à condição atual dos fios. Se depois de algum tempo houver necessidade, volte ao usado anteriormente.

Lavar os cabelos todos os dias danifica os fios

Quando os cabelos são longos, mais volumosos, ressecados ou quimicamente tratados, o ideal é dar um intervalo de dois dias, em média, entre as lavagens, para que a fibra capilar não se danifique e o couro cabeludo tenha tempo para secar. Se forem curtos, oleosos, finos ou em menos quantidade, é permitido lavar todos os dias.

Deixar o condicionador nos cabelos diminui o volume.

O condicionador é um produto ácido com a finalidade de fechar as escamas e equilibrar o pH dos cabelos. Deve ser aplicado após o xampu, do meio às pontas, mas sem atingir o couro cabeludo. Massageie por três minutos e enxágue totalmente. Após secar com a toalha aplique um hidratante sem enxágue e com muita massagem.

A Máscara hidratante deve ser usada para finalizar o tratamento, depois do condicionador.

É sempre preferível utilizar a máscara hidratante após o enxágue do xampu. Massageie bem e deixe agir por alguns minutos. Retire totalmente, aplique o condicionador e finalize com um hidratante sem enxágue.

Reparador de pontas trata os cabelos.

O reparador é um produto criado para controlar pontas duplas, proteger do sol, ventos e, atualmente, do calor de secadores e chapinhas. Pode ser utilizado também para finalizar penteados, dando acabamento e brilho, mas não é um tratamento.

O couro cabeludo demora a secar, por isso, o ideal é lavar os cabelos a cada 48 horas.

Sim, dependendo do volume dos cabelos e do excesso de oleosidade do couro cabeludo ele pode demorar, em média, de 24 a 48 horas para secar por completo.

Apenas algumas sessões de hidratação são suficientes para manter o cabelo bonito.

O próprio nome já diz: hidro, que quer dizer umidade. Nossa fibra capilar é constituída em grande parte de água, que perdemos com o uso do secador, chapinha, tratamentos químicos, sol e vento. Os cabelos ficam ressecados e precisam repor essa umidade. Como a perda é constante, a hidratação também deve ser, ou seja, não bastam algumas aplicações. O processo deve ser periódico e a necessidade depende diretamente do produto e das condições do cabelo.

Dormir sempre do mesmo lado diminui a quantidade de fios daquela região.

Isso é lenda. Acontece que a quantidade de fios não é uniforme em toda a cabeça, por isso, em algumas regiões, há maior concentração e uma diferença de textura, onde pode haver uma ondulação maior. Há também a questão da nascente dos fios, onde a pressão da raiz pode direcionar o cabelo mais para um lado do que para o outro.

Água quente estraga o Cabelo.

Quando muito quente, a água pode comprometer sim os cabelos, pois abrem demais as cutículas capilares danificando a fibra e causando a perda de escamas, que são a proteção do fio.

Xampu antiquedas resolve qualquer tipo de queda.

É preciso consultar um especialista e identificar a causa real da queda, para então solucionar o problema. Se o motivo for por fatores externos, provavelmente o xampu será indicado.

O uso da chapinha estraga os cabelos.

Quando utilizada de forma errada, com certeza. O excesso de calor e de aplicações, além de destruir e sensibilizar a fibra capilar, penetra no bulbo capilar enfraquecendo a raiz, impedindo o nascimento daquele fio, o que pode resultar em falhas irreparáveis de volume. O ideal é ser utilizada apenas por profissionais.

Atenção:

  • A alimentação pode interferir diretamente, pois toda força dos cabelos vem do organismo. As vitaminas e proteínas necessárias para o bom crescimento dos cabelos devem ser repostas constantemente.
  • Corte não tira volume. Esse resultado pode ser obtido por tratamentos químicos como hidratação, cauterização, relaxamento, alisamento e escova progressiva. O corte certo apenas controla o volume.
Tags:

Comentários

REVISTA ESTILO FASHION

Edição 27

A Estilo Fashion é publicada semestral e contém assuntos váriados como moda, gastronomia, saúde, etc.

SAIBA MAIS

ANUNCIOS

  • Estética e Beleza

    Cris Hair

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Chaveiro

    Chaveiro Nilo

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Contabilidade

    Máxima Contadores

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Imobiliária

    Squadros Imobiliária

    Veja mais sobre esse anuncio