Blue Light: a fotografia na luta contra as drogas

Conheça esse espetacular e original trabalho do fotógrafo suiço Dominik von Schultess

Locais urbanos à noite, desertos; preenchidos pelo brilho obscuro de luzes azuis. Atrás de suas fachadas trancadas, essas terras de ninguém estão muito longe da agitação das ruas e parecem pacatas e intrigantes ao mesmo tempo. A cena de um crime cuja única testemunha foi uma luz azul? As fotos não dão soluções às questões que elas próprias levantam, mas mesmo assim insistem na existência de uma resposta. O aspecto enigmático da série “Blue Light” revela – enquanto esconde – o problema por trás da imagem fotografada. A luz sublimada de um quintal banal, que cobre, como uma cortina, a realidade desse local.

O texto acima é o release do projeto Blue Light, do fotógrafo suíço Dominik von Schulthess, que vai muito além além do que um primeiro olhar imagina. Cansados de ver sua vizinhança transformada em ponto de encontro de viciados em heroína, os moradores de um bairro de Zurique, Suíça, encontraram uma maneira original e bonita de trazer a tranqüilidade de volta às noites do lugar. A instalação de luzes azuis nas fachadas dos prédios afastou os viciados da área, já que a coloração das lâmpadas não permite que se enxergue as veias sob a pele. O resultado foi a criação de uma atmosfera onírica e, principalmente, a volta da paz à vizinhança.

Dominik von Schultess

Formado em Direito em Lausanne, Suíça, começou a trabalhar como fotógrafo independente, clicando retratos e fotojornalismo.

Em 2001 iniciou o projeto Passants (Pedestres), onde fotografa pessoas ao redor do mundo, em situações do dia-a-dia. Em 2005 faz a série EuroDisney, que mostra um outro lado do parque, seus frequentadores exóticos. Além disso, fotografa para a revista francesa Têtu, uma publicação cult voltada ao público GLS.

Dominik é neto de Claus Schenk Graf von Stauffenberg, o oficial nazista que liderou um frustrado atentado para matar Adolf Hitler e cuja história foi contada no filme “Operação Valquíria”, com Tom Cruise no papel principal.

O atentado ocorreu no dia 20 de julho de 1944, quando Stauffenberg colocou uma mala com explosivos junto à cadeira onde Hitler se sentaria, mas que foi retirada do local minutos antes da explosão, e resultou apenas em ferimentos leves no Führer.

Stauffenberg e os vários outros foram executados no dia seguinte no edifício que agora é a sede do Ministério da Defesa em Berlim.

Site: schulthessphoto.com

Comentários

REVISTA ESTILO FASHION

Edição 27

A Estilo Fashion é publicada semestral e contém assuntos váriados como moda, gastronomia, saúde, etc.

SAIBA MAIS

ANUNCIOS

  • Plano Funeral para Pet

    Garden Pax Assistência Funeral Pet Ltda

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Serralheria - Construção - Arquitetura

    Analogy Arquitetura e Construção

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Locação de Brinquedos

    Pula Pula Festas

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Restaurante

    Caverna Bugre

    Veja mais sobre esse anuncio