Bicho geográfico nas praias

As férias de verão além da temperatura alta, sol, praia, pancadas de chuva, traz uma preocupação: o risco de ser contaminado pelo bicho geográfico

Como o próprio nome diz, o bicho geográfico Ancylostoma brasiliensis é um parasita que penetra na pele humana e, ao se locomover, deixa trajetos na pele semelhantes a um mapa. Normalmente o parasita se desenvolve no intestino de cachorros. Ele se prolifera principalmente na areia, por conta de animais que evacuam na terra úmida e quente, ambiente propício para o parasita.

Na areia, essas larvas se desenvolvem com facilidade e assim que a pessoa pisa eles penetram no corpo, não é necessário estar com algum corte nos pés, porque as larvas são microscópicas conseguindo atravessar a pele.

O primeiro sintoma da contaminação é uma forte coceira por causa de um processo inflamatório que ocorre na pele. Como o bicho geográfico não é um parasita humano, encontra dificuldades para sobreviver no organismo do homem, ele chega a percorrer cerca de 1 cm por dia e vai deixando sua marca por onde passa.

A única forma de prevenção, é evitar sentar direto na praia e sempre usar chinelos ao pisar na areia, além de campanhas educativas para que as pessoas não levem seus animais às praias.

O tratamento pode ser feito de duas formas: em casos mais simples, apenas com pomada nos locais. Em casos de infestação maciça (quando houver mais de uma lesão na pele), o tratamento é feito por meio de vermífugos e anti-inflamatório por via oral.

As pessoas além de ficar atentas ao risco de contrair bicho geográfico no verão, também devem se preocupar com insolação, micoses, queimaduras e acidentes envolvendo animais marinhos, como ouriço-do-mar, águas vivas, etc.

Comentários

REVISTA ESTILO FASHION

Edição 27

A Estilo Fashion é publicada semestral e contém assuntos váriados como moda, gastronomia, saúde, etc.

SAIBA MAIS

ANUNCIOS

  • Trajes á Rigor-Aluguel-Vendas

    Judy Noivas

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Pousadas

    Escuna Pousada Banzay

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Escola de Educação Infantil e Fundamental

    Colégio Vila Fátima

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Médicos - Neurocirurgião

    Instituto do Cérebro e Coluna

    Veja mais sobre esse anuncio