Atividade Física

A importância de quebrar barreiras e praticar

Nos últimos anos, a prática de exercícios físicos tem sido enfatizada como um fator importante na busca pela manutenção da saúde e melhor qualidade de vida. Não poderia mesmo ser diferente, uma vez que vivemos diante das maravilhosas facilidades tecnológicas e, com isso, estamos cada vez mais sedentários, o que pode prejudicar a saúde e abreviar a vida.

Adotar uma vida fisicamente ativa melhora a condição do indivíduo como um todo, proporcionando boa saúde em diversos aspectos, tanto físico, como psicológico e social.

Um ponto importante a ser observado com a prática regular de exercícios físicos é a aquisição e manutenção do peso corporal compatível. A obesidade se apresenta como um fator de risco considerável, capaz de trazer diversos males como diabetes tipo 2, hipertensão arterial, doenças cardíacas, baixa autoestima (podendo desencadear um quadro de depressão), entre outros.

Quando falamos em uma busca pelo peso ideal, ou aquele corpo que a mídia diz ser perfeito, é comum as pessoas buscarem as “dietas milagrosas”,que prometem verdadeiras transformações. Um aalimentação adequada é de grande importância para um emagrecimento saudável, desde que seja devidamente prescrita por um nutricionista. Essa rotina,somada à atividade física, além de potencializar os resultados, produz diversos benefícios que vão muito além do corpo modelado, como melhora na condição cardíaca e respiratória, manutenção dos bonsíndices de glicemia, circulação sanguínea e também diminuição das taxas de colesterol, além de prevenir doenças nos ossos, como os teoporose.

Uma dúvida, que é bastante comum entre os que desejam aderir a um estilo de vida ativo e saudável, équal a modalidade escolher para trabalhar o corpo de forma completa. A resposta é bastante simples: não existe uma única modalidade de exercícios que seja capaz de ser considerada perfeita. O ideal é buscara atividade que mais agrade, seja caminhar, correr,nadar, pedalar, treinamento de força etc.

Uma dúvida, que é bastante comum entre os que desejam aderir a um estilo de vida ativo e saudável, équal a modalidade escolher para trabalhar o corpo deforma completa. A resposta é bastante simples: não existe uma única modalidade de exercícios que seja capaz de ser considerada perfeita. O ideal é buscara atividade que mais agrade, seja caminhar, correr,nadar, pedalar, treinamento de força etc.

Como cada tipo de exercício possui efeitos próprios,o que deve ser levado em consideração é o objetivo pelo qual se busca exercitar e também estar atento se determinada atividade física é prazerosa. Esse é um ponto fundamental, principalmente para o indivíduo que está saindo do sedentarismo.

O fato é que, quando alguém percebe que está fazendoalgo por obrigação, o abandono e retorno aos antigos hábitos é apenas uma questão de tempo. Sabem os muito bem o quanto é fácil encontrar alguma desculpa para não realizar uma atividade da qual não gostamos.

Um programa de exercício físico agradável possuiuma particularidade capaz de deixar o indivíduo até dependente, trata-se da endorfina (mediador neuoquímico),que produz a sensação de prazer e nos fazesperar ansiosamente o momento de realizar certaatividade física, sabendo que ela trará uma enorme sensação de recompensa.

Atualmente, a prática de exercício físico tem sido considerada uma espécie de remédio, uma vez que,além de ser efi ciente como fator de prevenção, também se apresenta capaz de tratar diversas doenças.No passado, não tão distante, muitos doentes eram proibidos de realizar qualquer tipo de exercício físico. Hoje, até mesmo o indivíduo que é portador de alguma doença cardíaca participa com programas específios como parte do tratamento. Combater males como depressão e transtornos de atenção, doenças que comprometem a saúde mental, também éum dos benefícios de quem vive fisicamente ativo.

Incorporar hábitos como esses é primordial paraa saúde como um todo, porém, é preciso ter responsabilidade ao adotar o exercício físico como estilo devida. Antes de iniciar uma rotina, visite um médico para a realização de exames específicos e, em seguida,com a liberação clínica, procure um profissional de Educação Física capacitado, devidamente registrado e que esteja em dia com o Conselho Regional de Educação Física (CREF), para a elaboração e acompanhamentode um programa de exercício físico adequadopara os seus objetivos. Agindo assim, além de potencializar os resultados, a prática de atividade física será segura e eficaz.

Tags:

Comentários

REVISTA ESTILO FASHION

Edição 27

A Estilo Fashion é publicada semestral e contém assuntos váriados como moda, gastronomia, saúde, etc.

SAIBA MAIS

ANUNCIOS

  • Estética - Fisioterapia

    Espaço Pro Saúde

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Buffet - Infantil

    Naniko''s Circus Eireli

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Decoração - Festas- Salão

    Flor do Campo Decoração

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Lavanderia

    Amélia Lavanderia

    Veja mais sobre esse anuncio