Alexandra Richter: ela brilha

Com um ar de leveza e muito, mas muito brilho próprio, Alexandra Richter conquista a todos com o olhar. Linda, engraçada e decidida ela mostra que tem talento e vocação para ser atriz, mãe e mulher.

Quando conheci Alexandra Richter, ela estava sentada no palco do Teatro Gazeta sendo maquiada pela filha Gabriela, de nove anos. Era apenas uma brincadeira de mãe e filha, mas a cumplicidade e o amor contagiaram qualquer um que assistiu a cena, mesmo que por alguns segundos. Aí ficou claro que, assim como sua personagem nos palcos, Alexandra é uma mulher moderna, três em uma. Mas tudo isso sem perder a alegria e o prazer de ser cada uma. “Eu sou hiperativa, trabalho bastante, mas dou muita atenção para minha família. Faço teatro e televisão, vou à feira, levo minha filha para a escola, para a natação e olho a agenda dela todos os dias. Não abro mão
dessas tarefas”.

“Eu sou hiperativa, trabalho bastante, mas dou muita atenção para minha família. Faço teatro e televisão, vou à feira, levo minha filha para a escola, para a natação e olho a agenda dela todos os dias. Não abro mão dessas tarefas”.

Após dois anos e meio no Rio de Janeiro, Alexandra está em cartaz em São Paulo com a comédia romântica A História de Nós 2, indicada ao Prêmio Shell de Teatro como melhor texto, em 2009. A peça, escrita por Lícia Manzo e dirigida por Ernesto Piccolo, é resultado da parceria entre ela e o ator Marcelo Valle — eles são também os produtores — com quem contracenou na peça Divã. “Eu e Marcelo somos sócios, parceiros de cena e muito amigos. A gente dá muita sorte um para o outro”. Com essa equação, o resultado não poderia ser melhor. Sucesso absoluto, a história contada por eles já tem viagem marcada por todo o Brasil, incluindo Belo Horizonte, Salvador e Recife, e um projeto para o cinema. “A nossa história é universal. A gente fala de relacionamento e as pessoas se identificam. Não importa se é aqui, no Rio ou no Nordeste”.

Os dois interpretam um casal, Edu e Lena, que se descobre multiplicado em seis personagens.“Ela é dividida em três facetas e ele também. Estão se separando não porque o amor acabou, mas porque essas facetas não se encontram. É uma realidade moderna”. Assim como os espectadores, a atriz também se identifica “O que eu mais contribuí para o personagem foi essa divisão da mulher, que também sou eu”.

A carioca não esconde sua religiosidade. No camarim, roupas e maquiagem para o espetáculo, muitos santinhos, uma bíblia e um terço “Eu tenho muita fé. Rezo muito”.


Alexandra Richter e Marcello Valle em duas cenas da peça A História de Nós 2.

Deu certo. Com mais de 20 anos de carreira, Alexandra está no auge. Depois do monólogo Uma loira na lua, em 2004, ela traçou um caminho ascendente que não para de subir. “Foi o divisor de águas na minha carreira, a partir dele fui para a Rede Globo e aí veio o reconhecimento do público, de fato”. Depois, vieram os quadros de Zorra Total, programa humorístico da emissora e a divertida Jaqueline, vilã atrapalhada de Passione que conquistou o Brasil. “O humor me escolheu, eu sempre fui engraçada e é o que eu mais gosto”. A História de nós 2 veio para consolidar a carreira. Perguntada se não se importa com rótulos, é firme: “Nunca perdi um minuto da minha vida pensando nisso. O público que vem aqui quer rir. Ninguém sai de casa com vontade de chorar”.

“É necessário cuidar das suas escolhas. Minha mãe dizia que felicidade é estar feliz com as suas escolhas. Esse
é o segredo””.

A atriz está no ar com Os Caras de Pau, programa dominical também da Globo, e ficará até o fim do ano, junto com os amigos de mais de uma década Leandro Hassum e Marcius Melhem. No teatro vai estrear em janeiro, no Rio, o monólogo Mini manual de qualidade de vida total. “Faço uma palestrante que fala sobre como dividir o tempo para dar conta todas as tarefas, mas ela mesma não consegue. É uma brincadeira muito divertida para pessoas que vivem no mundo moderno”. E ainda sobra tempo para o maridão. Casada há 14 anos com o engenheiro Ronaldo Braga, Alexandra fala do companheiro com intenso brilho nos olhos. “Ele é um gênio. Aprendo muito com ele, é uma relação muito rica”.

Se existe uma fórmula mágica para dar conta de tudo?“É necessário cuidar das suas escolhas. Minha mãe dizia que felicidade é estar feliz com as suas escolhas. Esse é o segredo”.

Mais um pouquinho de Alexandra

Ritual

Antes de subir no palco gosto sempre de fazer uma oração. Rezo o Pai Nosso e a Ave Maria no camarim.

Saúde

Malho algumas vezes por semana com um personal trainer, mas sem exageros. Em casa, administro pessoalmente a alimentação. Faço a minha feira e não como carne vermelha, mas não sou radical! Vivo no equilíbrio. Acredito que nada pode ficar parado, nem a mente, nem o corpo, nem o espírito.

Vaidade

Sou vaidosa sim, mas com limites. Eu tenho muita consciência do tempo e do que ele faz com a gente. Tem o lado ruim do envelhecimento, como as mudanças no corpo, por exemplo. Mas o lado bom é maravilhoso, ele traz sabedoria para lidar com a vida, com as pessoas e capacidade para enfrentar os problemas. Nos tornamos pessoas melhores. Gosto de me cuidar, mas sou muito feliz com o que tenho hoje.

Fama

Os paparazzi incomodam um pouco porque às vezes queremos estar à vontade. Meu trabalho é público, minha vida não. Eu não mudei meus hábitos, continuo com a mesma rotina. Não tenho esse glamour. Sou a mesma pessoa, mas mais realizada. Acho que esse é o grande barato da vida: conseguir manter a sua essência.

Tags:

Comentários

REVISTA ESTILO FASHION

Edição 27

A Estilo Fashion é publicada semestral e contém assuntos váriados como moda, gastronomia, saúde, etc.

SAIBA MAIS

ANUNCIOS

  • Buffet em Domicilio

    Mirandella Buffet

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Contabilidade - Escritório

    Dataccount

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Dedetizadora

    Imunizar Dedetizadora

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Pizzaria

    Di São Paulo - Forneira

    Veja mais sobre esse anuncio