Academias de Verão

A invasão nas academias nos últimos meses do ano!

É verão, o sol quente brilha, as praias ficam lotadas e os corpos estão à mostra e mais uma vez a cena se repete com a aproximação desta época do ano: as academias são invadidas por alunos e alunas em busca de um corpo em forma e de um bem-estar estético.

Se Vênus, a deusa romana da beleza e do amor, tivesse que escolher a estação perfeita do ano, com certeza elegeria o verão, época de corpos à mostra e gente disposta a fazer de tudo para melhorar a aparência. Mas afinal, o que essas pessoas vão conquistar começando a malhar em cima da hora?

Todos querem exibir corpos perfeitos durante essa temporada, mesmo quem não tem o hábito de praticar esportes regularmente. Só que a busca pelo corpo perfeito faz com que muitas pessoas cometam excessos e acabem adquirindo algum tipo de lesão, que pode ser desde uma simples distensão muscular até um rompimento de ligamento, assim consequentemente semanas de dores terríveis.

Por isso, é necessário iniciar uma avaliação física antes da atividade, para que o professor responsável possa planejar um programa adequado às suas condições clínicas e físicas evitando transtornos indesejáveis durante a atividade, mesmo que a ideia seja usar a academia para fazer musculação, jump, spinning, step ou apenas realizar uma caminhada na rua. Segundo informações, mais de 50% dos atendimentos em consultórios médicos são consequentes de exercícios mal realizados ou praticados em excesso. Sem contar que nos dias de hoje cuidados maiores devem ser tomados para o desenvolvimento de prática esportiva tudo porque, a tecnologia diminuiu parte da necessidade dos exercícios físicos no trabalho, lar e transporte, modificando algumas características do corpo humano.

Após esta avaliação, o ideal para as pessoas que querem se transformar em atletas de verão seria encontrar aulas divertidas e dinâmicas para não perderem a motivação logo no início. Os exercícios na água, como hidroginástica, natação e deep runner (corrida dentro d’água), além de serem refrescantes e prazerosos nestes tempos de calor, também são uma boa opção segundo o professor de Educação Física, que ministra aulas de natação, Fábio Rodrigues da Silva as atividades aquáticas além de darem um ganho de resistência cardiorrespiratória elas ainda trabalham o corpo de uma forma geral. Mas ele também alerta que o processo é mais lento, por exemplo, quem não sabe nadar, três meses são apenas para aprendizagem dos nados e adaptação ao meio líquido, ou seja, o emagrecimento e o fortalecimento serão insignificantes agora se você já nada e mantém uma frequência de pelo menos três vezes por semana, poderá conseguir uma melhora em seu condicionamento, mas para obter a forma física tão sonhada só com mais tempo.

Na hora de escolher o exercício físico, o importante é encontrar exatamente o seu objetivo. Isso porque a atividade para quem pretende emagrecer, nem sempre é a mais indicada para pessoas interessadas em aumentar a sua massa corporal.

“Nos últimos anos, temos presenciado muitas pessoas interessadas pela prática de exercícios físicos, seja ela por motivos estéticos, terapêuticos e até mesmo por modismo, e isso nos preocupa muito, pois há um crescimento desordenado e sem orientação profissional e assim a atividade poderá trazer mais prejuízo do que beneficio. Uma alimentação equilibrada e saudável aliada a bons professores sempre são uma motivação extra para traçar metas plausíveis e elaborar uma estratégia que possibilite atingir seus objetivos, disciplina é a grande chave. Procure também atividades que te dão prazer. Para pessoas que não gostam de se exercitar entre quatro paredes, uma boa opção seria correr, caminhar, pedalar. Minha recomendação seria também o jump e o step. Sem esquecer de se hidratar e se alongar antes, durante e depois independente da atividade escolhida.” explica Jaqueline da Silva, Professora de Educação Física que ministra aulas de Jump, Bike Indoor e Step.

Quanto ao resultado oferecido pela musculação, fatores como predisposição genética, alimentação e tipo de treinamento são fortes aliados, que possibilitam emagrecer e enrijecer o corpo, mas ficar em forma mesmo, só com mais tempo de treinamento.

“É possível até conseguir algum objetivo em três meses desde que você tenha uma boa dieta, uma genética adequada e um metabolismo acelerado e nenhum problema de ordem hormonal, assim com um bom treino aeróbico e musculação focada é possível eliminar até 1 quilo por semana, mas lembre-se, procure treinar sempre com um professor seguindo todas as suas orientações. Faça uma dieta e seja paciente porque o treino é como um ritual sagrado tem que ultrapassar várias etapas para conquistar nossos objetivos. Nestes meses próximos ao verão, desde que a pessoa não tenha nenhuma patologia, recomendo muito exercício aeróbico de autoimpacto como step, jump e spinner além da musculação. Para enrijecer a musculatura, faça tudo de forma correta e sem muita pressa que você chega lá.”, diz Marcio Rogério da Silva, Personal Trainer e Residente da Academia Dandy.

Aí foram algumas dicas de academias para você que não quer perde tempo, pois está chegando a hora do paletó dar lugar à bermuda, e a saia comprida ser trocada pelo biquíni. Que venha o verão, época de ser feliz e se amar do jeito e da forma que você quiser. Dicas algumas academias:

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Edição 27

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