Acabe com os Pensamentos Chiclete

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Acabe com os PENSAMENTOS CHICLETES e seja o dono de sua vida Por Júlia Blanque

Não é raro constatar que, ao indagar – “Você tem tranquilidade? Consegue escutar sua voz interior? Está feliz? Sente-se em paz?”- a devolutiva é do tipo: “Não se pode confiar em ninguém! Pensam que vou sustentá-los para o resto da vida! A vida é uma luta! A nossa relação poderia estar melhor!”. A esfera mais afetada é, sem dúvida, a dos relacionamentos afetivos. O ser humano lida melhor com máquinas, finanças e coisas que envolvem o uso maior da razão; contudo, quando o assunto é relacionamento afetivo, poucas pessoas se esforçam para superar um problema entre as partes. A maioria prefere “ter a razão”, do que encontrar uma solução mediadora, distanciando-se do amor ao próximo por empobrecimento da autoestima, que advém a partir do amor próprio. Quando um indivíduo encontra-se em desequilíbrio biopsíquico, perturbações mentais como o “medo” e a intranquilidade, enfraquecem ainda mais um Ego querendo demasiadamente estar no controle. Neste estado, deseja-se estabilidade e segurança absoluta, soluções imediatas, exatas e perfeitas, e todos os demais pensamentos envolvendo a “frustração” e a “raiva”. Em desequilíbrio, surgem ideias fixas, pensamentos obsessivos, que paralizam e distanciam do viver a vida de forma leve e tranquila, ou seja, da paz.

Levar a vida demasiadamente a sério é criar grandes problemas

Um erro comum que se comete é deixar de viver o presente esquecendo-se de extrair a felicidade, que só existe neste momento. Saber viver é manter o foco e concentração no aqui e agora. Todos os dias são oportunidades únicas, para escolher e encontrar uma infinidade de afazeres e coisas, a fim de ocupar melhor o seu valioso tempo de vida.

Se não é possível mudar de emprego agora, reencontre prazer em seu trabalho. Esvazie a mente e recicle o lixo mental, concentre-se ao ler um livro, reveja os amigos, crie um novo projeto, programe sua agenda hoje e ganhe tempo amanhã, invista energia no aprimoramento de sua carreira e, dedique-se a momentos de descontração e lazer, evitando o estresse.

Aproveite o pouco tempo que tem ao ficar com seus pais e filhos, qualidade é melhor que quantidade e nunca responsabilize “o outro” (ou o sistema) pela sua infelicidade. Quando se está sendo muito crítico e perfeccionista, é sinal de que alguma esfera está precisando de cuidados. Fortaleça a autoestima e trabalhe o amor próprio não jogando o seu poder pessoal na vida do outro, evitando tornar-se dependente  deste para decidir ou fazer escolhas. Nesta condição, pode-se chegar ao desequilíbrio de não conseguir se concentrar em nada, pois a mente fica fixa com “pensamentos-chicletes” levando à ansiedade e à depressão. “A regra é parar de viver no idealismo do futuro ou na saudade do passado”.

Se você não está se sentindo plenamente realizado na sua relação afetiva, observe se não está repetindo padrões negativos, agindo como vítima de seu passado, autosabotando o seu relacionamento. Muitas vezes, além de carregar uma pesada bagagem de traumas e medos, o relacionamento atual é visto sob as lentes do relacionamento passado, distorcendo a realidade em busca de um romance-hollywoodiano. Quando não se consegue desprender-se dos pensamentos negativos, as chances de ser feliz é mínima.

Autoconhecimento e o Autocontrole

Cada pessoa, de acordo com suas necessidades e valores, busca um caminho com o qual se identifica melhor. Assim, deve-se seguir o desejo da alma, vivendo com comprometimento, responsabilidade e alegria e, com uma pitada de desprendimento, pois nada é eterno e tudo se transforma. O apego demasiado sufoca, anula e bloqueia o livre fluxo do viver. Tentar deter este processo natural implicará em sofrimento. Trabalhar a favor destas mudanças de paradigmas, seja no que tange ao material, relacionamentos, o próprio corpo, autoaceitação e compreensão dos processos mentais, buscando um redirecionamento na forma de se relacionar com todos é o caminho para a cura, através do autoconhecimento. Uma forma de aumentar a percepção acerca dos pensamentos sabotadores e atitudes negativas, que distorcem a realidade é, ao sentir-se oprimido, contra-argumentar com pensamentos positivos, como se estivesse falando consigo mesmo. Por exemplo, ao pensar: “Por que ele não me liga” e surgir um padrão negativo como, “Ele não se importa comigo”, defenda-se do Ego sabotador com:  “Ele não pode ligar agora, tenho coisas importantes a fazer, não posso viver em função do outro”.  Talvez, num relacionamento em que existe amor, existam formas diferentes de perceber a vida entre ambas as partes; um pode ser muito racional, outro sentimental, gerando certas diferenças nas prioridades e necessidades.  De qualquer forma, adultos saudáveis devem saber perceber quais são as suas prioridades para saber administrar a própria vida, diante das necessidades atuais, sejam familiares, profissionais, financeiras ou sociais. Se precisar, procure ajuda profissional para se reencontrar e alinhar os processos mentais e emocionais.

Atitudes Libertadoras para equilibrar RAZÃO e EMOÇÃO

1. Pare de querer controlar o mundo e a outra pessoa, desta forma se tornará infeliz; pratique a flexibilidade e adapte-se conforme “a música” que a vida lhe presenteia,  aumentando a sua inteligência emocional. Seja positivo: Tudo é oportunidade de aprendizado, nada é ao acaso.

2. Cada um tem sua história e roteiro de vida, não se compare a ninguém, observe o quanto amadureceu e superou obstáculos chegando até aqui. Não inveje a vida do outro, alimentando a inferioridade e crença na limitação.

3. Quando um pensamento negativo surgir, rebata com outro melhor e positivo; o maior inimigo que você pode ter é a sua mente agindo contra você. Como diz o ditado, a esperança é a última que morre e enquanto há vida, há esperança.

4. A vida que você tem gira em torno do que pensa e acredita, seja positivo mantendo os pés no chão; não perca tempo com conjecturas pessimistas ou idealismos hollywoodianos. Faça sempre tudo o que puder e estiver ao seu alcance, o resto é com o divino.

5. A vida só existe no presente. Encontre a felicidade dentro de si mesmo, nunca fora. Esvazie a mente e aprenda a conectar-se com o amor e a sabedoria inesgotável, meditando em conexão com o divino para não sentir-se só. Sua jornada individual é única e de “aprendizado contínuo”.

6. Dependa mais de si mesmo e menos dos outros. Realize algo que goste e que o faça sentir-se útil, sempre tendo um objetivo na vida e, mantenha hábitos saudáveis.

7. Trate-se com respeito, fuja das autocríticas punitivas destrutivas, que lhe transformam em vítima ou vilão. A forma como você se trata e se valoriza permite que façam o mesmo com você.

Júlia responde

Olá, Júlia! Meu filho de 16 anos é muito estudioso, um amor de pessoa, mas passo pouco tempo com ele, trabalho muito e sou divorciada. Ele fica com o pai apenas uma ou duas vezes por mês, pois seu pai viaja e trabalha muito também. Como posso ajudá-lo a ser mais feliz nesta fase tão difícil da adolescência?

Tânia* / São Paulo-SP

Tânia, entendo sua preocupação, principalmente morando sozinha com ele e assumindo muitas responsabilidades. Acredito que diante de tanto trabalho e estudo haja pouco tempo para o lazer. Seja criativa, reserve momentos para a diversão. Descubra algo em comum e gostoso, como patinar, caminhar, ir ao cinema, jogar xadrez, comentar sobre leituras. Procurem jantar juntos e converse sobre o que ele gosta de estudar para encaminhá-lo numa carreira em que tenha afinidades. Agora é hora de você estar mais presente e delegar responsabilidades, gradativamente, para ajudá-lo na sua autoconfiança e  independência.

*Os nomes foram alterados para preservar a identidade das pessoas mencionadas
*Envie suas dúvidas sobre autoconhecimento para juliaresponde@terra.com.br
*Nos reservamos o direito de publicar sua resposta neste espaço como inspiração para outros leitores.

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