A minha Paris

A Cidade Luz é muitas em uma só. Descubra a sua!

Paris é mais que uma cidade para ser visitada, é uma cidade para ser saboreada. Em minha primeira visita à capital francesa entendi porque a Cidade Luz desperta tantas paixões. Paris é poesia pura!
Esqueça as histórias sobre a arrogância dos franceses, não importa. Chego a pensar que diante de tanta beleza há que ser arrogante mesmo. Não é para qualquer um viver na cidade mais poética do planeta e ter que dividi-la com o restante do mundo.
Conhecer Paris é muito mais que visitar a famosa Torre Eiffel ou o Museu do Louvre. É caminhar a pé sem destino certo e, a cada esquina, descobrir um bulevar, um charmoso café ou um prédio antigo de arquitetura sofisticada…

Não posso destacar um roteiro para Paris, acredito que cada visitante constrói o seu. A minha Paris teve o cheiro e as cores da primavera, com um calor tímido e muito sol para iluminar as paisagens. Paris aconteceu para mim no charmoso e tradicional bairro de Saint-Germain e eu confesso: poderia ficar ali por toda minha vida!
Meu aconchegante hotel ficava em uma pequena travessa do Boulevard Saint-Michel, a poucas quadras do deslumbrante Jardin du Luxembourg, onde fui caminhar em uma manhã de sol.

Os jardins são recortados por alamedas floridas, decoradas por belíssimas estátuas. Uma grande lagoa divide espaço com o Palais de Luxembourg, onde atualmente fica o Senado. Tanto os jardins como o Palais foram feitos sob encomenda para Marie de Médicis, esposa de Henrique IV, em 1615, para lembrar sua infância em seu lar florentino. Para as crianças, o parque oferece balanços e brinquedos; para os amantes da música, apresentações no coreto; para os que preferem a leitura, tranquilidade na sombra ou no sol e para os corredores, muito espaço e belas paisagens.
Ao sair dos jardins, basta atravessar a rua para chegar à lendária universidade Sorbonne e um pouco mais à frente fica o belo Pantheón.

Seguindo pelo Boulevard Saint-Michel se chega ao rio Sena. Ele é ponto de partida para passeios panorâmicos de barco, lindos, tanto durante o dia quanto à noite. Em pouco mais de uma hora é possível ver atrações como o Museu do Louvre, Musée d’Orsay, Palais Bourbon, Place de La Concorde, Grand Palais, Petit Palais, Les Invalides e La Tour Eiffel. O barco sai da praça Du Vert-Galant em diversos horários, diariamente.
Também fica logo ali, atravessando o Sena, a Catedral de Notre-Dame, aquela conhecida pelo famoso Corcunda e suas gárgulas exuberantes. Considerada um dos monumentos mais extraordinários da cidade, a catedral começou a ser construída em 1163, mas só ficou pronta em 1345. Seu interior de pedra, levemente iluminado, abriga capelas, túmulos e estátuas. Também guarda manuscritos medievais e relíquias religiosas, como a Coroa de Espinhos. Quem tiver ânimo para subir os 386 degraus das torres poderá apreciar, além de uma bela paisagem, as sinistras estátuas bem de pertinho.

Em St-Germain também não faltam cafés, lojas interessantíssimas para todos os gostos, e muita cultura: museus, cinemas e livrarias. Meu hotel tinha um café da manhã divino, digno de Paris – muitos queijos, geleias, chás e croissants. Mas o ponto alto do meu dia era voltar dos passeios pela cidade e entrar em um dos mercadinhos do Boulevard Saint-Michel e escolher uma refeição para saborear no meu quarto. Caviar, salmão defumado, espumante geladinho, tudo, custava menos de 15 euros, maravilha das maravilhas!
Claro que eu também visitei outros bairros, subi na Torre Eiffel, comprei na galeria Lafayette, andei de ônibus turístico e até tomei champanhe na loja da grife Louis Vuitton, localizada na fabulosa Avenida Champs Elysée, mas a vida em St-Germain foi o que marcou Paris para mim. E sinto que a cada volta à cidade poderei me apaixonar por um novo bairro, descobrir um novo refúgio, me apaixonar por uma nova Paris. Mal posso esperar para descobrir tudo novo, de novo!

Tags:

Comentários

REVISTA ESTILO FASHION

Edição 27

A Estilo Fashion é publicada semestral e contém assuntos váriados como moda, gastronomia, saúde, etc.

SAIBA MAIS

ANUNCIOS

  • Planos de Saúde

    RDM Corretora de Saúde e Seguros

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Advogado

    Scheibmayr Advogados Associados

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Restaurante - Japones

    Maky Sushi

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Automóveis - Funilaria e Pintura

    SK - Funilaria Express

    Veja mais sobre esse anuncio