A incrível Índia

india

Sabores, aromas e uma explosão de cores. Essa é a Índia. É o segundo país mais populoso do mundo e o sétimo maior em área geográfica. Em 1947 a Índia se tornou independente do domínio britânico, e Nova Déli, nova cidade construída ao Sul da antiga cidade, foi declarada capital e sede administrativa do governo indiano. Os idiomas principais são o hindi, o urdu, o punjabi e o inglês, entre outros dialetos espalhados pelo país.

 Grande parte dos turistas chegam ao país pela capital. A cidade possui um aeroporto grande e moderno, e, ao deixá-lo em direção a cidade, o choque cultural é grande. Pessoas de todas as classes sociais, carros, motos, animais, templos; tudo em um só lugar. A Índia impressiona.

 Muitos, que decidem visitar o país, escolhem visitar o chamado triângulo dourado, que compreende as cidades de Déli, Agra e Jaipur, que apesar de serem relativamente próximas, pertencem a três estados diferentes, localizados no norte do país. A maioria das agências de turismo oferecem pacotes em que os transportes entre essas cidades já estão inclusos, mas no caso de uma viagem independente, o trajeto pode ser feito facilmente de trem ou ônibus. Caso o viajante decida realizar os percursos de trem, é importante ter um planejamento feito com antecedência, pois a burocracia por lá é grande até para a compra de passagens. A compra pode ser feita com antecedência pelo site do sistema ferroviário da Índia, desde que seja enviada uma cópia do passaporte do viajante via e-mail. A minha viagem pelo triângulo dourado foi de forma independente, portanto tenho dicas valiosas para quem se animar em fazer o mesmo!

 Se locomover por Déli é fácil, apesar de caótica e lotada em quase todos os cantos, a cidade oferece boas opções de transportes, como metrô, taxis, rickshaws e autorickshaws, que são mundialmente conhecidos como tuk-tuks – os rickshaws são com bicicletas e os auto rickshaws possuem motor. O preço é diferente para moradores locais e para turistas, e como tudo na Índia, deve ser negociado. Os preços inicialmente anunciados nunca permanecem os mesmos.

Independente do local onde se hospedar, a visita a Old Déli é obrigatória. Bagunçada, com lojas, bazares e importantes lugares turísticos interessantes a ser visitados, um passeio de auto rickshaw leva o turista a lugares incríveis. Monumentos religiosos e muita diversidade são encontrados por toda parte. Apesar do Hinduísmo ser a religião predominante, o país foi por muito tempo dominado pelo Império Mogol, que era muçulmano; então vários monumentos na cidade são de origem muçulmana.

Por volta de duas horas de viagem de trem partindo da estação de Nova Déli, está a cidade de Agra. Ela é sem dúvidas o ponto mais alto da viagem, pois é lá onde se encontra o incrível e imponente Taj Mahal! É de longe o monumento mais conhecido do país, foi classificado pela UNESCO, como patrimônio da humanidade e também considerado como uma das sete maravilhas do mundo. A mando do imperador Shah Jahan, o mausoléu foi construído em mármore branco sobre o túmulo da sua esposa favorita, e por isso é conhecido mundialmente como uma das maiores provas de amor que já existiram.

A cidade de Agra conta também com o Forte de Agra, que foi habitado por importantes personalidades, inclusive o imperador Shah Jahan.

 Encantadores de serpentes e elefantes pintados com as mais diversas cores dão as boas-vindas ao estado do Rajastão. A sua capital, Jaipur, é palco de fotos incríveis e construções exuberantes. No centro da cidade murada de Jaipur encontra-se o Palácio dos Ventos, uma belíssima construção com 953 janelas, formando um mosaico. Essas janelas foram construídas para que as mulheres do harém do marajá Sawai Patrap Singh pudessem ver a rua sem serem vistas. Ainda no centro, está localizado o Palácio da Cidade, que abrigou os governos desde a primeira metade do século XVIII.

Percorrendo um trecho de apenas 11 km partindo de Jaipur, está o Forte de Amber – parada obrigatória! O lugar mostra a imponência dos marajás em todos os seus detalhes. A subida para o Forte pode ser feita a pé ou de elefante. Com relevos de mármore maciço e pedras semipreciosas vistos nas paredes, o interior pode ser visitado por horas e horas, e ainda assim, os detalhes continuam a impressionar.

Jaipur é um paraíso para quem deseja comprar tapetes e lenços. E lembre-se: praticamente todos os preços de produtos na Índia são negociáveis!

Para que a sua visita à Índia seja tranquila e muito bem aproveitada, cuidados são essenciais. Por conta da comida ser muito apimentada, alguns turistas acabam tendo dores de estômago e queimação. Portanto, leve remédios que ajudem no alívio desses sintomas, caso necessário. Devido a água no país não receber o mesmo tipo de tratamento que estamos acostumados no Brasil, não beba água da torneira e escove os dentes também com água mineral, comprada em mercados e com o lacre conferido.
 A viagem partindo do Brasil é longa. Companhias aéreas do Oriente Médio oferecem boas opções de vôos com conexões curtas em Doha, Dubai ou Abu Dhabi, é possível, inclusive, fazer uma parada por um dia ou uma noite para um descanso. Para brasileiros, o visto para a Índia deve ser emitido no Brasil. Planeje-se com antecedência!

Com disposição para uma imersão nessa cultura incrível, você estará pronto para uma viagem à Índia!

Tags:

Comentários

REVISTA ESTILO FASHION

Edição 27

A Estilo Fashion é publicada semestral e contém assuntos váriados como moda, gastronomia, saúde, etc.

SAIBA MAIS

ANUNCIOS

  • Galeterias

    Piccola Cucina

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Assessoria -Imobiliária

    Mariah Cortes Assessoria Imobiliária

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Estética - Podologia

    Spaço Estética e Podologia

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Auto Center

    Speedy Racer

    Veja mais sobre esse anuncio