A História de Itapecerica da Serra

Itapecerica era um aldeamento indígena, fundado no século XVII pelos padres da Companhia de Jesus, sob a proteção de Nossa Senhora dos Prazeres (hoje Padroeira da Cidade).

A igreja que leva o nome da santa foi erguida pelos Jesuítas com terra socada (taipa) e havia um prolongamento da construção que servia de convento e abrigo para os padres, sendo essa parte demolida a mais de meio século.

A aldeia foi crescendo ao redor da igreja. Em 1689, a capela de Itapecerica contava com mais de 900 almas sob a proteção espiritual do Diogo Machado, da Companhia de Jesus.

Com a vinda dos indios da aldeia de Carapicuíba, trazidos pelo Padre Afonso Sardinha e doutrinados pelo Padre Belchior de Pontes, a população indígena de Itapecerica aumentou consideravelmente.

Em 1827, com a imigração alemã para esta região, custeada pelo governo Brasileiro, o aldeamento indígena foi transformado em colônia, implantando assim o primeiro marco para o desenvolvimento da região.

Posteriormente os japoneses aqui chegados, a maioria se dedicando à lavoura, muito contribuiram para o progresso da região, assim como para seu crescimento demográfico.

Templo em Itapecerica

A cidade foi elevada à freguesia em 20 de fevereiro de 1841 e à categoria de vila no dia 8 de maio de 1877 por ocasião da criação do município de Itapecerica , com o mesmo território e divisas que possuia, desmembrando-se de Santo Amaro e conseguindo finalmente sua emancipação Político-Administrativa. A primeira Câmara Municipal foi instalada no dia 11 de novembro de 1877, tendo como primeiro secretário o sr. Francisco Moraes.

Em 19 de Dezembro de 1906, Itapecerica foi elevada à categoria de cidade. Pelo fato da existência de uma cidade com o mesmo nome em Minas Gerais e também pela razão de sua localização serrana, passou a denominar-se “Itapecerica da Serra” em 30 de novembro de 1944.

Cidade de Aventuras

Obs.: Ande sempre em grupos e na companhia de um guia especializado.

Depto. de Turismo e Lazer: (011) 4666.5966.

Off Road

Foto de um jipe nas trilhas de Itapecerica

Itapecerica da Serra possui em suas matas uma infinidade de trilhas que levam o amante da aventura ao delírio. Através do Off-Road é possível conhecer essas trilhas e toda a beleza natural que elas oferecem. O Departamento de Turismo e Lazer do município criou atividades que possibilitarão ao turista desfrutar da diversão do Off-Road. “JEEP NA TRILHA’ e STROLL OFF- ROAD” são dois eventos coordenados pelo Departamento que permitirão aos amantes da aventura desfrutarem do que há de melhor em trilhas. A cada ano um novo local é escolhido para que os participantes possam pernoitar pois os dois eventos são realizados em dois dias. (Verifique a data dos eventos) Mas para quem não quer esperar a realização dos eventos Itapecerica da Serra possui um Jeep Clube que mantém acesa a chama da aventura todos os dias. São os Jipeiros da Serra que estão à sua disposição para mostrar o que Itapecerica da Serra tem de melhor.

Jipeiros da Serra: (011) 9673.1533 (Osny) – (011) 8145.1113 (Wilson – Mineiro).

Moto Trail

Imagem de vários motoqueiros no evento Moto no Mato

As trilhas Itapecericanas também podem ser desbravadas por motos e para isso o Departamento de Turismo criou o Moto no Mato, um evento realizado duas vezes por ano e que permitem ao motoqueiro desfrutar das maravilhas naturais de nosso município através das duas rodas. (verifique a data dos eventos). Mas se o aventureiro não quiser esperar os eventos, a cidade possui vários grupos de motoqueiros que se reúnem em dias variados para curtirem as trilhas da cidade.

Mountain Bike

grupo de ciclistas em Itapecerica

Em Itapecerica da Serra as Bikes são unanimidades reunindo ciclistas de várias partes para umas pedaladas em meio à natureza. O Departamento de Turismo e Lazer mantém dois eventos oficiais anuais (verifique a data) para a prática do ciclismo: Família Bike e Estação Verão. Mas em nossa cidade também existem grupos de ciclistas que sempre se reúnem para pedalar, se você não quer aguardar os eventos ligue:

Vicente (Campeão): (011) 7144.3383.

Cavalgadas

Turistas cavalgando em Itapecerica

Itapecerica da Serra era tradicionalmente conhecida por seus tropeiros que enfrentavam os perigos das matas para levar seus produtos até a cidade. Hoje muitos dos donos de cavalos de nossa cidade são filhos ou netos dos antigos tropeiros e proporcionam aos visitantes uma bela cavalgada em meio às ricas paisagens Itapecericanas. Se você quer cavalgar, alugue um cavalo e desfrute dessa aventura sobre quatro patas. Aluguel de cavalos:

Rancho 3 Meninas: (011) 4666.3671 ou 9958.5766 (Olavo).
Rancho Emily: (011) 4775.1315.
Vale do Tropeiro: (011) 4666.2211 ou 7129.0120 (Adelino).

Trekking

Turista em trilha de Itapecerica

Para quem gosta de caminhar em meio à natureza para curtir melhor as paisagens, observar os pássaros, os animais, as árvores, as cachoeiras e ficar em paz consigo mesmo, Itapecerica da serra oferece inúmeras opções. Seja no Parque da Represinha, seja a trilha da onça,ou outras trilhas o amante dessa prática ficará satisfeito e maravilhado com nossas riquezas naturais. Venha caminhar conosco.Acompanhamento dos monitores do Programa de Jovens da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo. Davi “Monitor.

Comentários

REVISTA ESTILO FASHION

Edição 27

A Estilo Fashion é publicada semestral e contém assuntos váriados como moda, gastronomia, saúde, etc.

SAIBA MAIS

ANUNCIOS

  • Bebidas - Adegas

    Adega ACS

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Odontologia - Implantes

    Clínica Dentária Sul Mineira

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Psicologia - Parapsicologia

    Dra.Cida Santos

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Automóveis - Som - Acessórios

    Conexssa Estetic Car

    Veja mais sobre esse anuncio