A história de Holambra, a cidade das flores

Holambra tem uma população estimada em 10 mil habitantes, mas é considerada referência nacional de floricultura. Caracterizada pela grande concentração de propriedades rurais dedicadas ao cultivo de flores e plantas ornamentais, ela não é conhecida como a Cidade das Flores por acaso: o município ostenta atualmente o título de maior produtor e centro de comercialização de flores e plantas ornamentais do País, respondendo por aproximadamente de 35% dos dois setores.

Tulipas coloridas, marcas registradas de Holambra.

Localizada na saída 140 da Rodovia Campinas-Mogi-Mirim, interior de São Paulo, a antiga colônia holandesa é sede, anualmente, da Expoflora, maior evento de flores e plantas ornamentais da América Latina.

A Expoflora atrai, por ano, cerca de 300 mil turistas – 3.000% da população da cidade. Os turistas encantam-se com o colorido e a beleza das flores. A cidade mantém forte presença da cultura holandesa no incentivo aos grupos de danças típicas, que reúnem cerca de 300 integrantes, na culinária de seus restaurantes e confeitarias e na arquitetura dos imóveis.

O charme da festa é garantido pelas tradições holandesas mantidas pelos imigrantes e seus descendentes que incluem a arquitetura, culinária típica, danças e costumes. O evento ocupa uma área total de 250 mil metros quadrados e recebeu, esse ano, investimentos na ordem R$ 3,5 milhões.

O evento atrai 300 mil turistas ao ano.

Mostra de paisagismo minha casa & meu jardim

Também a Mostra de paisagismo Minha casa & meu jardim é considerada uma grande vitrine para o segmento de paisagismo e jardinagem. Na edição 2009, os 20 ambientes distribuídos em uma área de nove mil metros quadrados foram criados por paisagistas, arquitetos, decoradores e designers de interiores de várias cidades do interior de São Paulo (Americana, Artur Nogueira, Bragança Paulista, Campinas, Holambra, Indaiatuba, Itatiba, Mogi-Mirim, Piracicaba, Santo Antônio de Posse e Vinhedo), além de Londrina.

Orientados pelos organizadores da Mostra, Ana Rita Gimenes e Ralph Dekker, os profissionais apresentam sugestões, práticas e soluções que valorizam o contato do homem com a natureza nas áreas externas de convívio.

O portal que recebe os visitantes de Holambra

A maior parte dos ambientes apresenta propostas ecologicamente corretas, uma tendência que já está consolidada no setor de paisagismo, além do lançamento de dezenas de produtos para o mercado nacional.

Chuva de pétalas

Uma das mais concorridas atrações da Expoflora, a Chuva de Pétalas acontece diariamente às 17h, após a Parada das Flores, quando a magia toma conta do recinto.Para essa atração são utilizados aproximadamente 18 mil botões de rosas, despetalados um a um, resultando em 150 quilos de pétalas que proporcionam um dos mais esperados e emocionantes momentos da festa.

Diz a tradição que aqueles que pegam uma pétala ainda no ar, antes que ela toque o chão, têm seus desejos realizados. Para que esta chuva de magia caia sobre o público, a organização da Expoflora utiliza um equipamento especial que lança as pétalas a uma altura que varia de cinco a seis metros. Nos dias em que há vento, as pétalas parecem dançar no ar, provocando momentos de rara beleza e emoção. O aparelho é operado pelo Tulipo, personagem símbolo do evento, e as pétalas podem ser direcionadas num ângulo de 360 graus.

As casas coloridas de Holambra

Diariamente os visitantes reúnem-se na área ao lado do parque de diversões para assistir ao espetáculo.

Danças Holandesas

As danças são inspiradas na natureza (dança da chuva, do pica-pau e a polca no gelo, que lembra a patinação), nas profissões e ofícios (sapateiro, lavadeiras, marinheiro, do ato de bombear água, da preparação da cerveja), nas colheitas (carregador de feijão, cevada madura) ou mesmo em histórias sobre a origem e as tradições do povo holandês, representadas por meio de valsas, marchas, mazurcas e o schots (que virou xote).

Arranjos Florais

Carro chefe da Expoflora, a exposição de arranjos florais utiliza 250 mil hastes de flores de corte e 1.035 diferentes espécies de flores e plantas de vasos, incluindo as reposições semanais, nos 17 dias em que o evento foi aberto ao público. Realizada em uma área coberta de 750 metros quadrados, a exposição teve como tema, em 2009, “A viagem colorida das flores”.

Novidades Culinárias

Nas 16 lanchonetes, nos seis restaurantes e nas duas confeitarias holandesas instalados no recinto da Expoflora são oferecidas comidas típicas holandesa, tailandesa e brasileira, servidas à la carte ou no sistema fast-food. Como novidade em 2009, a Confeitaria Zoet en Zout apresentará em seu cardápio de doces inspirados nas flores, o Orange Bloem (flor de laranja), doce aromatizado com água de flor de laranjeira, e o Stroopwafel, bolacha com recheio de caramelo, com estampa quadriculada, encontrada nos supermercados e feiras livres realizadas nas praças de toda Holanda.

Lançamento 2009

As novidades apresentadas pelos produtores, como a orquídea chocolate (oncidium sharry baby), a exótica aphalandra tertragona; as alstroemérias shakira, amulet; fuji e audrey; os lírios rascal souvenir e angelique; o kalanchoe dobrado batizado de Evita e a violeta my love, com flores grandes em formato de estrela, podem ser encontradas entre as milhares de flores formam os arranjos florais.

Comentários

REVISTA ESTILO FASHION

Edição 27

A Estilo Fashion é publicada semestral e contém assuntos váriados como moda, gastronomia, saúde, etc.

SAIBA MAIS

ANUNCIOS

  • Estética e Beleza

    Vida Leve - Estética

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Locação de Brinquedos

    D'' Brincar Locação de Brinquedos

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Cabeleireiros - Estética

    Eliana''s Coiffeur

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Móveis - Decoração

    Mobiliária Real

    Veja mais sobre esse anuncio