100% elétrico, Nissan Leaf é eleito o Carro Europeu do Ano

O modelo foi o primeiro veículo de emissão zero a vencer a premiação, que ocorre há 47 anos

São José dos Pinhais (Brasil), Yokohama (Japão) – 29 de novembro de 2010 – Um momento histórico para a Nissan Co. Ltd. e veículos de emissão zero, o 100% elétrico Nissan Leaf foi eleito o carro europeu do ano – 2011.

O primeiro veículo de emissão zero produzido em larga escala no mundo desbancou 40 competidores ao vencer a mais importante premiação automotiva da Europa. Essa é a primeira vez na história de 47 anos da competição anual que o prêmio foi dado a um veículo elétrico. Os rivais do Nissan Leaf eram veículos como Alfa Romeo, Citroën, Dacia, Ford, Opel/Vauxhall e Volvo. O júri foi composto por 57 jornalistas automotivos de 23 países europeus.

“O júri reconheceu hoje que Nissan Leaf é uma descoberta para carros elétricos. O Nissan Leaf é o primeiro carro elétrico que pode competir com carros convencionais em vários aspectos,” disse Hakan Matson, presidente do júri da Competição Carro do Ano.

O presidente e diretor geral da Nissan Motors Co. Ltd. Carlos Ghosn disse que “esta premiação reconhece o pioneirismo do Nissan Leaf e seu conceito de emissão zero, que compete com carros convencionais em termos de segurança, desempenho, tamanho e condução. A premiação reflete também a posição de Nissan como uma marca inovadora e entusiasmada com uma visão clara do futuro do transporte, que nós chamamos mobilidade sustentável. O Leaf representa o primeiro passo significativo para um futuro de emissões zero”, complementa Ghosn.

O Nissan Leaf é alimentado com baterias laminadas de íon-lítio e tem um motor que oferece 80 kW/280 Nm. Isso garante uma direção com boas respostas, mantendo o que os consumidores esperam de automóveis tradicionais movidos a gasolina. Com uma aceleração vigorosa e atingindo 145 quilômetros por hora, o Nissan Leaf tem autonomia de 160 quilômetros com uma única carga. Pesquisas revelam que esta autonomia é adequada às necessidades diárias da maioria dos motoristas.

As entregas no Japão e nos Estados Unidos começam em dezembro deste ano. Na Europa, ocorrem em princípios de 2011 para Portugal, Irlanda, Reino Unido e Holanda. O carro com zero de emissão está sendo fabricado atualmente no Japão, mas será produzido também nos Estados Unidos e na Europa, com a abertura de novas fábricas entre o final de 2012 e início de 2013.

Sobre a Nissan do Brasil

Presente no Brasil há dez anos, a Nissan mantém um parque fabril em São José dos Pinhais (PR), onde produz atualmente a picape Frontier e os modelos da família do monovolume Livina – Livina, Grand Livina e X-Gear. Conta ainda com uma rede de 91 concessionárias presentes nos 26 Estados brasileiros e no Distrito Federal. A marca ainda oferece para o mercado brasileiro o Tiida hatch, Tiida Sedan e o Sentra.

Comentários

REVISTA ESTILO FASHION

Edição 27

A Estilo Fashion é publicada semestral e contém assuntos váriados como moda, gastronomia, saúde, etc.

SAIBA MAIS

ANUNCIOS

  • Escola de Cabeleireiros

    L''RO Cabelo & Estética

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Automóveis

    Aero Point Centro Automotivo

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Clínica - Psiquiatria - Psicologia

    Clínica Sintropia Saúde Mental

    Veja mais sobre esse anuncio

  • Vassouras - Indústria

    Fabrica de Vassouras a Favorita

    Veja mais sobre esse anuncio